Cidade de Juranda é nova patrocinadora da Expo Turismo Paraná

Continua depois da publicidade

Próxima a Campo Mourão, Cascavel, Maringá, Umuarama e Foz do Iguaçu, Juranda está se destacando no Turismo

Juranda é um grande destino do turismo sustentável no Paraná e a Expo Turismo Paraná faz parte de seu projeto de aceleração de desenvolvimento do município por meio do Turismo.

Afinal, estar no principal evento B2B do segmento da região sul do país faz com que Juranda ganhe mais visibilidade e se torne conhecida por sua vocação.

Veja também as mais lidas do DT

Foi após as orientações da Paraná Turismo, hoje incorporada à Secretaria de Estado de Turismo do Paraná, e do Sebrae Paraná que o investimento no setor começou.

Prefeitura de Jurandá (foto: divulgaçao)

“A equipe técnica, coordenada pelo especialista em Turismo, Luiz Fernando Neves, verificou que o Milagre foi o ativo principal a ser desenvolvido. O primeiro passo foi a ativação imediata deste ativo, tornando-o uma experiência turística guiada disponível no mercado, chamada de A Jornada do Milagre, com visitação guiada por um anfitrião treinado e a visitação à Exposição Documental.”

“O segundo passo foi a geração de um mapeamento da possível oferta complementar local, com outros segmentos de turismo, com destaque para o turismo rural e ecoturismo, incluindo trilhas e passeios na natureza, visitas aos pesqueiros e cafés rurais em propriedade”, conta a prefeita de Juranda, Leila Amadei

O milagre mencionado é a história do menino Lucas, que foi desenganado após cair da janela de um prédio e salvo pela fé da família e pela união da cidade, que se mobilizou em oração.

Prefeitura de Juranda – Marco Zero, local onde o menino Lucas caiu. A foto é do dia do lançamento do monumento. A Jornada do Milagre começa neste ponto. (foto: divulgaçao)

Assim, em Juranda, destaca-se o turismo religioso, com a celebração dos Santos Pastorinhos, a vivência guiada da Jornada do Milagre e toda produção artesanal.

Em breve, outros atrativos e experiências serão incorporados nesta temática, com destaque ao Memorial do Milagre que será uma experiência sensorial.

Mobilização para o Turismo

A prefeitura da cidade começou a incentivar e apoiar a comunidade local com a valorização de todas as potencialidades turísticas, oferecendo cursos de capacitação direcionados a proprietários rurais e artesãos, cursos de boas práticas na produção de alimentos, entre outros.

Desde 2018, mais de 50 empreendedores de produtos artesanais passaram por capacitações e estão em atividade, tendo uma nova fonte de renda.

Exposição Documental localizada no Centro Cultural de Juranda, que reúne documentos usados no processo de canonização e objetos da família de Lucas (foto: divulgaçao)
A Cidade do Milagre

Jurandá foi o nome de uma índia que foi aprisionada por desbravadores, que morreu de saudades de sua tribo e familiares. Ela virou ponto de referência e, assim, a localidade passou a chamar-se Juranda. A cidade é nova, de 1945, tem cerca de 7.700 habitantes e sua economia é basicamente agrícola – café, soja, milho e trigo. Povos indígenas e migrantes nordestinos, europeus e japoneses dão o tom da herança cultural da cidade.

Sua vocação é o Turismo religioso, devido ao milagre com o menino Lucas. Ele caiu da janela do seu apartamento, de uma altura de 6 metros, e sobreviveu sem sequelas. Esse acontecimento foi considerado um milagre e foi o responsável pela canonização dos Santos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta. Por isso, Juranda é conhecida também como “Cidade do Milagre”.

Expo Turismo Paraná 2023

Data: 15 e 16 de junho de 2023

Local: Viasoft Experience – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Campo Comprido – Curitiba – PR]


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade