Como trazer o poder público para o lado do Turismo? (1)

Continua depois da publicidade

Quando um Secretário assume não demorará muito tempo para se dar conta que o Orçamento Anual da pasta terminará, logo após a leitura deste texto

por Eduardo Mielke*
Turismo se faz em rede. O real entendimento do quanto o conceito de LOCALIDADE é importante, está na mesma proporção da relação de dependência que há entre o Poder Público, a Cidade e seus Cidadãos. Olhar de verdade para este tripé é a fórmula de trazer Poder Público Municipal para o Turismo e vice e versa. Nele está o sucesso da gestão do Secretário. O resto é resto. Agora vejamos o cenário … (Ah! Sugiro ler o texto anterior no Blog, é introdutório a este tema. E se está gostando desse, peço a gentileza de compartilha-lo com seus contatos.)
Quando um Secretário assume não demorará muito tempo para se dar conta que o Orçamento Anual da pasta terminará, logo após a leitura deste texto. O passo seguinte é perceber que não terá prestígio, além daquele discurso do Prefeito que o “Turismo está na base do nosso Governo”. Puro Blábláblá. Com raras exceções não se iluda. Não transforme sua Secretaria numa Gincana. Assim tem sido…mas, não precisa ser sempre, não é mesmo? Então, o que fazer? Depende de que lado você está…

Se você que me lê é do Terceiro Setor ou Empresário, mostre a força do empresariado. Não há outro caminho. Faça isso através de um COMTUR forte.

Se você que me lê é do Terceiro Setor ou Empresário, mostre a força do empresariado. Não há outro caminho. Faça isso através de um COMTUR forte. Lembre-se que o Prefeito pode até dizer não para o seu Secretário, nas nunca dirá não para 40-50 empresários unidos. Porém, se este grupo não está unido, não espere que o Secretário se posicione. É dever do empresariado sair do marasmo, achando que a Prefeitura é a única responsável pela vinda do Turista…Há muito já se foi este pensamento, viu?
Se você é o Secretário, busque aquele apoio que não tem no COMTUR. Divida as soluções e problemas. Peça ajuda ao empresariado e às entidades. Eles também são parte da solução. Mostre que você está disposto a construir uma relação ganha-ganha-ganha. Porém, certifique-se que o Conselho não é uma extensão da sua Secretaria e nunca você deve ser o Presidente. Garanta por Lei a legitimidade das deliberações. Faça do COMTUR  sua bandeira operacional, e sobretudo política. Lembre-se: Confiança se faz com ações que geram confiança #semBlábláblá.
O COMTUR é um espaço de entendimento de duas coisas essenciais a qualquer Política de Turismo: como funciona a Adm. Pública e o Mercado Turístico. Não pense que as pessoas só porque tem anos de comércio, entendem de fato como funciona uma Prefeitura ou uma Câmara de Vereadores. E da mesma forma também, como você pode não conhecer em profundidade o funcionamento do mercado turístico como um todo.
Turismo é uma rede que se constrói a várias mãos. No próximo texto você irá ver quais ações você (como Secretário ou Empresário) deve fazer na prática, para que o Turismo comece a ser percebido pela Sociedade de onde você mora, como ele agrega valor e poderá gerar emprego e renda de verdade. Até lá!
Dúvidas e esclarecimento? Pergunte. O Blog Política de Turismo está aqui para isso.
Abraços
Eduardo Mielke, é Dr. em Turismo e escreve toda semana sobre Gestão e Política de Turismo no Município.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade