Em 39ª edição, Congresso Brasileiro de Guias de Turismo celebra Etnias Brasileiras

Continua depois da publicidade

Entrevista Por Paulo Atzingen (De Salvador)

Texto por Zaqueu Rodrigues

Sob o tema Guias de Turismo Valorizando Etnias Brasileiras, o 39º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo (CBGTUR), promovido pela Federação Nacional dos Guias de Turismo do Brasil (FENAGTUR), teve início nesta quarta (22) com um passeio pelo centro histórico de Salvador.

Veja também as mais lidas do DT

Esta edição celebra a diversidade, afirma o presidente da Federação Nacional de Guias de Tursimo – FENAGTUR Henrique Dantas. “O tema foi pensando estrategicamente para a cidade de Salvador, que congrega Etnias do mundo todo. A essência religiosa é muito forte nesta cidade que é um espelho para pensarmos a religião no país”. São esperados 600 profissionais que desempenham a profissão de guia de turismo.

O presidente explica que a construção do tema começou a ser trabalhado desde 2017. “De lá para cá construímos muitas parcerias com os governos estadual e municipal e a iniciativa privada para que esta edição acontecesse”.

A definição do tema, prossegue Dantas, é fundamental para iluminar os caminhos percorridos pelo Congresso. “A escolha do tema é muito importante, pois nos possibilita pensar a cultura e a história do lugar e dá um norte para que os congressistas do país inteiro se sintam envolvidos”.

A conexão com a cidade é um elemento forte nesta edição. A igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo, construída no século XVII em estilo neoclássico, receberá a maior parte da programação.

“Ela é um patrimônio que nos ajudará a pensar a história e a cultura religiosa de Salvador. A cidade tem um encantamento natural”, define Dantas.

Ouça a entrevista do Presidente da FENAGTUR, Henrique Dantas:

Presidente da FENAGTUR Henrique Dantas. “O tema foi pensando estrategicamente para a cidade de Salvador, que congrega Etnias do mundo todo

20 mil guias

O Congresso reunirá guias de turismo de todo o país. Hoje, reconhecido pelo Ministério do Turismo, o país tem cerca de 20 mil guias. “O Congresso é uma oportunidade para que os guias busquem conhecimento e, ao mesmo tempo, façam negócios”, destaca Dantas.

A abertura oficial do 39º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo acontecerá às 20h desta quarta (22) com um coquetel de boas-vindas.

Na quinta (23), das 8h às 17h30, o evento apresentará uma programação ampla que pensará o turismo sob diferentes perspectivas.

As palestras do congresso acontecerão na Nave da igreja do Carmo (Crédito: Paulo Atzingen)

Nave da Igreja do Carmo

Após a inauguração da mostra de turismo, a igreja do Carmo receberá uma série de palestras. A primeira, às 9h, será a palestra turismo transformador, que debaterá o eixo de desenvolvimento econômico da Bahia.

Às 10h20 é a vez de conhecer melhor as influências das comunidades Afro Indígenas na formação da gastronomia brasileira.

Às 13h15, a profissão de guia de turismo será esmiuçada na palestra Paixão e Realidade formam a paisagem do Guia de Turismo.

Em seguida, às 14h30, acontece a palestra Pedra de Xangô: um lugar sagrado afro-brasileiro na cidade de Salvador.

Às 15h30 será debatido o papel do Guia de Turismo no mercado de trabalho e como a reforma trabalhista pode afetar a profissão.

Às 16h30 será colocado em pauta o trabalho de guia de turismo e como ele pode valorizar as etnias brasileiras.

A programação desta quinta (23) chega ao fim às 17h30 com o encontro A Hora do Guia, que apresentará um panorama do trabalho.

Maiores informações baixe o aplicativo: APLICATIVO CONGRESSO

Ou entre no site: https://www.cbgtur2019.com.br/

*O jornalista viajou a convite do Sindicato de Guias de Turismo da Bahia e da Federação Nacional de Guias de Tursimo – FENAGTUR

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade