Congresso Mundial de Turismo Social acontece em São Paulo

Continua depois da publicidade

Com o tema “Turismo de Desenvolvimento: Unidade na Diversidade”, o Congresso Mundial de Turismo Social terá como sede o Sesc Consolação, em São Paulo. O evento acontece entre quinta e sexta-feira (9 e 10) e é organizado pelo Sesc – Serviço Social do Comércio. É a primeira vez que o congresso acontece na América do Sul.

A solenidade de abertura aconteceu nesta quinta-feira (9), a partir das 10h30, no Teatro Anchieta, com Jean Marc Mignon representando a OITS (Organização Internacional do Turismo Social), Luiz Deoclécio representando o Sesc no estado de São Paulo, Marcio Favilla, da Organização Mundial do Turismo (OMT), Vinicius Lages, Ministro do Turismo, e Orlando de Souza, da Secretária de Turismo do estado de São Paulo.

Com o tema "Unidade na Diversidade", o Congresso procura, além de estreitar vínculos e aproximar pessoas da área, soluções para a democratização do direito de viajar. “O Turismo Social passou a ser um direito do trabalhador, funciona como uma extensão dos direitos trabalhistas já conquistados”, explicou Luiz Deoclécio.

Veja também as mais lidas do DT

Desenvolvimento do Turismo no Brasil

Os representantes que discursaram na solenidade de abertura do evento falaram sobre temas como a importância do turismo para o Brasil, levando-se em consideração as belezas naturais que o país proporciona, o momento de transformação que o turismo brasileiro passa, o destaque que o segmento vem ganhando, fazendo com que torne-se fundamental para a economia brasileira e mundial, entre outros assuntos.

Projetos de mobilização para grupos específicos, como o Viaja Mais Melhor Idade, a importância da acessibilidade, projetos de profissionalização e o mérito dos programas sociais do governo para a inclusão social foram temas abordados pelo Ministro do Turismo, Vinicius Lages. “O turismo não é mais uma atividade exclusiva das elites”, comentou. “Essa atividade pode fazer com que um país continental como o Brasil torne-se pequeno e conhecido”, completou, falando sobre a relevância social, cultural e econômica do turismo.

O representante da OMT discursou sobre o momento de destaque que o turismo internacional passa, já que continua crescendo acima da média esperada pela Organização, apesar da situação econômica mundial. “Para 2020, esperamos cerca de 1 bilhão de chegadas internacionais”, prevê Marcio Favilla.

OITS

“O congresso em São Paulo pretende discutir como o turismo pode ser um fator de desenvolvimento, contando com o olhar particular de seus atores”, declara Jean-Marc Mignon, presidente da OITS.

A Organização Internacional de Turismo Social (OITS) foi criada em 1963 e tem como missão promover o acesso ao lazer, férias e turismo para todos, contando com membros de organizações públicas e privadas. Atualmente, a OITS possui 170 membros em 35 países.

O Congresso ainda contará com diversas apresentações, palestras e oficinas distribuídas nos dois dias (9 e 10). A programação completa pode ser conferida no site do Sesc São Paulo.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade