Contador alerta que terceirizar setor financeiro de empresa é temerário

Continua depois da publicidade

Com a pandemia o trabalho em home office ganhou corpo e agora em março de 2021 completa um ano. Muitas empresas, principalmente as micro e pequenas, têm procurado escritórios de controladoria e finanças para fazer a terceirização das atividades-meio, entre elas o setor financeiro.

REDAÇÃO DO DIÁRIO


Como se sabe, esse setor precisa ter uma boa organização na parte operacional, já que trabalha com contas a pagar e receber, emissão de notas fiscais, informações à contabilidade, controle de gestão do fluxo de caixa, controle da necessidade de capital de giro entre outras funções importantes, que muitas vezes o dono do negócio não executa bem. Conversamos com o contador João Batista da JB Contabilidade a respeito do assunto. confira:

DIÁRIO – Se antes a maioria das empresas queria ter o departamento financeiro dentro de sua estrutura, com o teletrabalho essa realidade vem mudando. Muitos clientes estão fazendo essa terceirização. João, como o senhor avalia essa tendência?

JB Contabilidade – Infelizmente esta é a realidade atual, porém, ainda não é o meio mais adequado visando uma eficiente gestão financeira. Tomadas de decisões claras, precisas, transparentes, requer contato presencial dos gestores com toda documentação a serem analisadas, como os relatórios, notas fiscais. O contato presencial entre diretores e gestores ainda é insubstituível para melhor resultados analíticos em todos os aspectos. Os serviços prestados na modalidade teletrabalho ainda que a principio pensamos em celeridade e economia, porem limita-se a capacidade, eficiência e por consequência podendo haver alteração no resultado. Por outro lado, ainda que a tendÊncia de teletrabalho seja uma realidade a consolidar mesmo após Pandemia-Covid-19, há absoluta necessidade de os departamentos financeiros das empresas se ajustarem e se aprimorarem, adequando-se a nova realidade sem prejuízo da eficiência e qualidade nos serviços prestados.

Tomadas de decisões claras, precisas, transparentes, requer contato presencial dos gestores com toda documentação a serem analisadas, como os relatórios, notas fiscais.

Veja também as mais lidas do DT

DIÁRIO – Muitas empresas medem o sucesso pelo faturamento, mas esquecem de olhar para os custos e despesas. Você acha que terceirizar essa atividade para um escritório de contabilidade é viável em um momento que muitas empresas optam para o modelo de home-office e teletrabalho?

JB Contabilidade – O controle financeiro é tudo em uma empresa, é com este controle eficiente que se evita a falência. É fundamental saber o que pode, onde e como efetuar os gastos baseado no faturamento. Existem custos fixos e custos oriundos do faturamento, portanto, muito cuidado para que não haja um descontrole financeiro, principalmente se for uma pequena empresa. Esta visão somente é possível aferir melhor controle, mediante contato físico com os respectivos operadores responsáveis pelo controle financeiro.

A terceirização desta atividade é temerária, não é viável a principal atividade de controle não esteja próxima a empresa e dos olhos de seus sócios diretores.

DIÁRIO – João, foi dada a largada para a temporada de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) neste ano, referente ao ano-base de 2020. O que tem mudado este ano, considerando a pandemia?

JB Contabilidade – Realmente, dia 1º de março foi dada a largada para a declaração do Imposto de Renda 2021. A expectativa é de 32 milhões de contribuintes entregarem suas declarações. As principais mudanças para este ano em relação ao ano anterior foram a deduções de INSS de doméstico, ou seja,  não será possível abater a parte do INSS pago para empregados domésticos e outra mudança recai naqueles que receberam o auxílio emergencial, tendo a obrigação de informar na declaração de ajuste deste ano.

DIÁRIO – Qual a dica (ou conselho) que o contador dá aos empresários sobre a importância da Declaração do IR?

JB Contabilidade – A importância de fazer a declaração, primeiro diz respeito ao cumprimento da legislação. Segundo, efetuar a declaração de forma correta permite ao contribuinte evitar problemas e dissabores futuros com a Receita Federal, tais como suspensão do CPF e ou geração de multas e impostos inesperados. Para empresários especificamente, além de obrigatório para aqueles que recebem pró-labore e distribuição de lucros é  muito útil na  pronta obtenção de certidão negativa de débito, a qual muito  irá auxiliar na  busca de eventuais empréstimos bancários,  bem como, auxilia no tocante as solicitações de vistos para outros países e   talvez a mais importante é para a finalidade de   comprovação de renda. Minha dica aos empresários é que faça sua declaração com profissional capacitado, de preferência contador, o qual permitirá que o mesmo esclareça todas as suas dúvidas e dificuldades, proporcionando tranquilidade com o fisco e com o seu dever legal.


JB Contabilidade

 Telefones
11 3781-2387
11 2387-1500
Endereço
Rua Joana Vicente De Jesus, 209
Jardim Ester – São Paulo – SP CEP:05373020
clique aqui para ver o mapa

 jb@jbcontabilidade.com.br
 http://www.jbcontabilidade.com.br/

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade