Cripta da Sé recebe novamente Série de Concertos

Continua depois da publicidade

Apresentações gratuitas na Cripta e na Nave da Catedral da Sé acontecerão em sábados de outubro e novembro com público limita

Edição DIÁRIO com agências 

Seis novas apresentações da Série Concertos Cripta foram confirmadas para os próximos sábados, na Catedral da Sé, às 16 horas. As atrações na Cripta terão 50% do público – com 35 lugares distribuídos gratuitamente uma hora antes dos espetáculos. Com patrocínio do Tecnobank, a série musical é realizada a partir da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Veja também as mais lidas do DT

A primeira atração da retomada será no ´próximo sábado (23), com o madrigal Le Nuove Musiche apresentará um repertório exclusivamente composto por peças de Bach. “Será um concerto marcante não apenas pelo talento dos integrantes do conjunto, como também pelo conteúdo das obras, que de alguma – ao tratar do tema redenção na obra de Bach – dialogarão com o momento que estamos vivendo ao poder retomar, com todas as precauções, às atividades de nossas vidas, incluindo a possibilidade de assistir uma apresentação musical pessoalmente”, afirma Camilo Cassoli, diretor responsável pela Série Concertos Cripta.

No sábado seguinte, dia 30, será a vez do quarteto de violões Coletivo Contratempo (formado por Rodrigo Procknov, Thiago Barone, Felipe Ramos e Piero Quirino) se apresentar na Cripta. O grupo levará ao público, clássicos do instrumento, com obras de mestres como João Pernambuco. Destaque para a peça “Viola Quebrada”, de autoria de Mário de Andrade.

Série de concertos dá acesso inédito e gratuito a espaços pouco conhecidos da Catedral da Sé. (Crédito: divulgação)

Sobre a diversidade de estilos e grupos, Camilo Cassoli destaca: “No recorte para esses 6 novos concertos, buscamos manter uma variedade de estilos, gêneros e idades dos intérpretes. Como fizemos nas nossas 30 primeiras apresentações, nas quais tivemos (por exemplo) um jovem musicista de 12 anos (Gabriel Ribeiro) tocando semanas antes dos consagrados pianistas Clara Sverner (83 anos) e Laércio de Freitas (80 anos)”.

Em 6 de novembro se apresentarão grupos oriundos do Núcleo de Desenvolvimento de Carreira da EMESP (Escola Municipal de Música). Composto por duas sopranos (Line Souza e Joyce Bastos) e um cravista (Bruno Tadeu), o Trio Allium executará obras Monteverdi, Purcell, Handel e outros do período Barroco. Na sequência, o Trio Lazúli, formado por Giulia Moura (soprano), Luiza Girnos (mezzo-soprano) e Emily Alberto (pianista) apresentará peças de Offenbach, Massenet, Brahms e outros.

O Quarteto Ziggy se apresentará no sábado seguinte, dia 13 de novembro. O grupo é composto por Lucas Alvares (viola), Ana Carolina Rebouças (violino), Breno Barone (violoncelo) e Lucas Martins (flauta). Martins atualmente cursa o Mestrado em Performance na Universidade de Artes de Zurique (Suíça), com os professores Philippe Racine e Haika Lübcke, a partir de bolsa do Cultura Artística. No repertório, obras de Debussy, Mozart e Dvořák.

Em 20 de novembro será a vez da São Paulo Schola Cantorum se apresentar na Série, que será encerrada em 27 de novembro com apresentação do Duo Siqueira Lima. Ganhador do Prêmio Profissionais da Música 2015 no Brasil e do International Press Award 2014 nos Estados Unidos, o duo de violões é um dos grupos de música de câmara de maior prestígio da atualidade. Formado por Cecilia Siqueira e Fernando de Lima, seu trabalho apresenta músicas do repertório clássico ao popular da América Latina. Reconhecidos mundialmente pelo virtuosismo técnico, carisma, perfeito entrosamento, já tocou em algumas das principais salas de concerto do mundo como como Concertgebouw (Amsterdam) e o Lincoln Center (Nova York).

Série Concertos Cripta

Inicialmente concebido como parte das comemorações dos 100 anos da Cripta da Catedral da Sé, os Concertos Cripta já apresentou 30 apresentações. Espaços da Catedral que nunca tinham sido abertos ao grande público receberam as atrações, todas com acesso gratuito e transmissão ao vivo por canais do projeto na internet – www.concertoscripta.com.br

PC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade