Cuba reabre fronteiras para turistas estrangeiros

Continua depois da publicidade

Os dez aeroportos nacionais do país estarão abertos, assim como 4 mil novos quartos de hotéis foram habilitados para receber os turistas

Edição DIÁRIO com agências

Nesta segunda-feira (15), Cuba reabriu as fronteiras para turistas estrangeiros após um ano e meio de restrições impostas pela pandemia de covid-19.

O turismo é a principal atividade econômica da ilha caribenha, que sofreu uma retração de 11% do Produto Interno Bruto (PIB) durante 2020.

Veja também as mais lidas do DT

A reabertura, que era para ser um dia de celebração em Cuba, revestiu-se também de certa apreensão diante de uma nova convocatória de protestos opositores.

“Estamos fazendo um esforço enorme para sair dela e agora é um bom momento. Justamente por isso houve uma aumento exponencial das ações dos EUA contra Cuba”, comenta o cônsul cubano em São Paulo, Pedro Monsón.

Com o desenvolvimento de cinco fórmulas próprias, Cuba conseguiu vacinar 70% da população, equivalente a 7,8 milhões de pessoas incluindo crianças e adolescentes, segundo dados do Ministério de Saúde Pública. Com a imunização, o Executivo assegura que conseguiu controlar a pandemia na ilha.

Agora, os turistas podem entrar no país sem restrições. O governo estabeleceu acordos com 300 linhas aéreas para aumentar a oferta de voos. O Estado ainda oferecerá teste PCR para certificar que os visitantes não estão infectados e irá proporcionar uma dose de reforço com a vacina Soberana Plus para aqueles que desejam ser vacinados.

Os dez aeroportos nacionais do país estarão abertos, assim como 4 mil novos quartos de hotéis foram habilitados para receber os turistas. Em todos os hotéis e pousadas também haverá uma equipe médica para atender os visitantes.

A oposição, no entanto, não questiona as medidas de biossegurança para a retomada do turismo. Desde setembro, as mesmas ONGs que organizaram as manifestações do dia 11 de julho deste ano, voltaram a convocar protestos. As principais bandeiras são o direito à “liberdade” e liberação de supostos “presos políticos”.

PC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade