De Caburaí ao Chuí – por Patrícia de Campos*

Se aprendemos que os dois pontos extremos do país de norte a sul eram Oiapoque e Chuí, vamos ter que rever nosso aprendizado. Caburaí, que pouca gente já ouviu falar, é na verdade o ponto mais extremo do norte do Brasil.

Quem fez a descoberta foi o Capitão Brás Aguiar, chefe da Comissão Brasileira Demarcadora de Limites, em 1931 e pode ser confirmada com uma simples visualização cartográfica da região que evidencia a localização mais setentrional do monte Caburaí em relação ao Oiapoque. O porquê de nunca isso ser corrigido não se sabe.

O Monte Caburaí, com 1 465 metros de altitude, localiza-se na serra do Caburaí, em Roraima, e consiste na borda de um imenso planalto com mais de mil metros de altitude, que delimita a fronteira norte do Brasil com a Guiana, situado no município de Uiramatuã, dentro do Parque Nacional do Monte Roraima.

Nas proximidades encontra-se a comunidade indígena dos Ingaarikó, guerreiros natos, mantendo um forte sentimento de companheirismo. Alimentados por suas crenças verdejantes, devotos do deus Makunaima (Monte Roraima), que enaltecem a inocência do ambiente que vem purificar o ar que ali se respira. Na comunidade e possível avistar ao longe o paredão do lado brasileiro do Monte Roraima. Habitantes da mata, rodeados por outras comunidades, os Ingarikó conjugam quatro variantes linguísticas, que os diferenciam do restante das outras etnias. Separados em onze comunidades vizinhas, contam com uma população aproximada de mais de 1.500 pessoas.

O destino, quase desconhecido entre os aventureiros, desperta o espírito dos desbravadores, que encontram uma região onde poucos homens pisaram em meio a uma selva nativa que guarda ainda segredos e desafios. Chegar ao topo do Monte Caburaí exige condicionamento físico e coragem.

A expedição dura em média dez dias, com caminhadas de seis horas por dia em terrenos acidentados de grandes desníveis. Durante o dia forte calor e à noite temperaturas amenas que trazem como presente uma agradável friagem. Os longos percursos pela vegetação nativa, ainda poderão conduzir ao esgotamento psicológico e físico. As possibilidades de chuvas são constantes, independente do período do ano.

Eio Ailã, o ponto extremo setentrional do Brasil, banha o Estado de Roraima (Crédito: Roraima Adventures)

Para chegar ao destino é necessário atravessar o rio Panari várias vezes, em algumas o nível das águas é raso, em outras só é possível sobre troncos que cruzam o rio. No caminho cachoeiras e pássaros raros e na chegada ao topo as boas vindas da nascente do rio Ailã, que representa o ponto extremo setentrional do Brasil e banha o Estado de Roraima e uma paisagem vista por pouquíssimas pessoas no mundo.
A aventura começa e termina em terras indígenas Raposa Serra do Sol, no município de Uiramutã, localizado no alto da Cordilheira de Paracaima e que possui paisagens de rara beleza.


Como chegar:
A Roraima Adventures faz expedições a partir de Boa Vista (Roraima)
Fones: (95) 3624-9611 e WhatsApp  (95) 99115-1514          
https://roraimaadventures.com.br/


*Patricia é formada em Comunicação Social (Rádio e TV) pela FAAP, com pós graduação em Marketing pela ESPM. Neta do imortal escritor parnasiano Humberto de Campos, Patrícia é diretora da Gentileza R.P., empresa de representação de hotéis e destinos diferenciados do Brasil.

3 COMENTÁRIOS

  1. Oi Patrícia, tudo bem.
    Vc sabia que quem abriu a trilha da aldeia Manalai ao Ponto Extremo Norte (marco B/BG 11A de 2007) foi o explorador multi atleta Leonardo Meirelles, o qual foi o guia que levou a Roraima Adventures e que é o único homem a atravessar todo o Brasil na vertical e na horizontal à força humana e entre os pontos extremos?
    Pois é, depois dele o programa Terra da Gente da rede Globo esteve no local também com os índios ingarikós que Leonardo levou, mas falou besteira ao dizer que quem abriu aquela trilha foi o Marechal Rondon. Rondon nunca esteve por ali.

  2. Outra coisa também, o explorador multi atleta Leonardo Meirelles na época também achou o perdido marco B/BG 11A de 1933 e nem se quer foi homenageado no dia 8 de setembro quando é celebrado o Dia Estadual do Caburaí.

  3. Oi Patrícia. Sabia que o Extremo Sul do Brasil não e o Chuí (que é um munícipio ) e sim a praia da Barra do Chuí que pertence ao município de Santa Vitória do Palmar??? Se o Oiapoque não é o norte o Chuí também não é o Sul.
    A cidade do Chuí fica 8 km antes do da praia da Brarra que é o extremo Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Patrícia de Campos
Patrícia de Campos
*Patricia é formada em Comunicação Social (Rádio e TV) pela FAAP, com pós graduação em Marketing pela ESPM. Neta do imortal escritor parnasiano Humberto de Campos, Patrícia é diretora da Gentileza R.P., empresa de representação de hotéis e destinos diferenciados do Brasil.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    Mais recentes

    FBHA aponta urgência na aprovação da PEC Emergencial

    A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), junto com a coalizão de entidades que representa hotéis, resorts, parques e atrações, feiras e eventos,...

    RS em bandeira preta: veja o que muda em todas as regiões a partir de sábado, dia 27

    Diante do crescimento exponencial de contágio de coronavírus e do pico de internações em leitos hospitalares desde o início da pandemia, o que já...

    Iphan e Arquidiocese do Rio vão implementar Via-Sacra no Cristo Redentor

    O ano de 2021 marca os 90 anos do Cristo Redentor. Ao longo de nove décadas, o monumento se consolidou como um dos maiores...

    I Mostra Internacional de Economia Criativa acontece de 13 de março a 11 de abril

    A ideia é democratizar e valorizar a Economia Criativa.  A I Mostra Internacional de Economia Criativa apresentará profissionais, iniciativas e oficinas de diversos segmentos da área,...

    Endurecimento da quarentena: quais as alternativas de empregadores e empregados?

    O aumento expressivo de casos de Covid-19 nos últimos dias está resultando novas medidas drásticas de endurecimento da quarentena, mas a vida de empregadores...

    DIÁRIO adianta novo vídeo da Air France que entra no ar dia 1º de março

    A Air France apresenta nesta quarta-feira (24) seu novo vídeo de segurança em voo - uma vitrine elegante, viva e dinâmica da cultura francesa....

    Relacionadas

    Open chat