Diretor geral dos Hotéis-Escola Senac SP: “só reabriremos com segurança total”

Continua depois da publicidade

Seguir como sempre priorizando o bem-estar de funcionários, clientes e fornecedores,  adotando uma abordagem prudente para retomada das nossas atividades com total segurança”. Assim, Marcelo Picka Van Roey diretor geral dos Hotéis-Escola Senac SP (Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão) finalizou sua entrevista (por whatsapp) exclusiva ao DIÁRIO.

Segundo o hoteleiro, foi criado um plano de ação adaptado à situação atual de crise. “Estamos seguindo à risca as recomendações das autoridades nacionais e internacionais de saúde e melhores práticas voltadas ao setor de turismo e hotelaria”, disse acrescentando ainda que todos os padrões e processos serão revistos constantemente, inclusive ao longo da estada dos hóspedes. “Nos adaptaremos sempre que necessário, a fim de eliminar ou minimizar qualquer risco à saúde. Podemos afirmar que neste momento estamos preparados para receber a todos com muita segurança e a habitual hospitalidade”, afirmou. A data definida para a reabertura dos dois resorts já está definida: 31 de julho. Confira a entrevista completa:

REDAÇÃO DO DIÁRIO
————————————

DIÁRIO: Na Austrália e na Europa alguns hotéis ficaram taxados de vetores de re-contaminação pois reabriram de forma precoce.  Vocês demoraram para anunciar a reabertura justamente por evitar esse problema?

Veja também as mais lidas do DT

MARCELO: Não. Apesar de utilizarmos esses casos como referência para análise e implantação de melhores práticas, cada região apresenta cenários próprios neste momento de pandemia. Nossa reabertura se dará no período mais adequado à segurança e ao bem-estar de hóspedes, funcionários, alunos e fornecedores de acordo com os órgãos governamentais e do setor. Para isso adotamos protocolos de atuação, tendo em vista o contexto da crise gerada pela Covid-19 na área de turismo e hospitalidade, com procedimentos que dialogam com as recomendações das instituições competentes e as principais legislações sanitárias divulgadas pelos governos federal, estadual e municipal. Nossos hotéis-escola já possuíam um rigoroso protocolo de limpeza, e uma atenção especial em cada detalhe, sendo que muitos dos pontos recomendados já faziam parte da nossa operação normal, assim, notamos que as adaptações seriam mínimas para mantermos a segurança em todos os processos.

Protocolo único que atenda as recomendações dos órgãos públicos e associações voltadas à saúde e ao turismo. Foto do Grande Hotel-Escola Senac Águas de São Pedro (Crédito: Senac)

DIÁRIO: Com essa nova realidade, como tem sido o treinamento dos seus colaboradores em ambos os hotéis?

MARCELO: Criamos um comitê interno para formação dos funcionários e monitoramento de todos os padrões pré-estabelecidos, garantindo a rápida implementação de qualquer nova ação necessária. Essa comissão deverá preparar e treinar os funcionários antes da abertura aos hóspedes e essa habilitação prévia será focada nas adaptações aos protocolos, utilização de EPIs adequados a cada setor, desinfecção de ambientes, entre outras providências. Também estamos realizando simulados para que todos tenham o conhecimento dos protocolos e estejam familiarizados com os procedimentos que foram aperfeiçoados.

DIÁRIO: Em uma pesquisa do DIÁRIO com a Class Training constatamos uma acentuada preocupação tanto por parte dos gestores quanto doa funcionários de perderem o emprego. Qual é a política que vocês adotaram?*

MARCELO: Procuramos minimizar o impacto que este cenário impõe aos nossos funcionários, priorizando zerar o banco de horas e a utilização do período de férias. Além disso, realizamos a suspensão do contrato de trabalho de grande parte dos funcionários com base na MP 936.

Hotéis-escola já possuíam um rigoroso protocolo de limpeza; muitos dos pontos recomendados já faziam parte da operação normal (Crédito: Senac)

DIÁRIO: Embora o Estado tenha uma única diretriz, determinada pelo zoneamento, os municípios têm decretos distintos. Como lidar com essas diferenças,  algumas,  inclusive, políticas.

MARCELO: Reunimos todas as diretrizes referentes às diferenças, inclusive as orientações de município para município, e avaliamos com nosso comitê de especialistas a fim de termos um protocolo único que atendesse as recomendações dos órgãos públicos e associações voltadas à saúde e ao turismo e ainda contássemos com uma margem ampla  de segurança.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade