Documentário “Envelhescência” será lançado no CCBB-SP em junho

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

Envelhescência”, documentário dirigido por Gabriel Martinez e com argumento de Ruggero Fiandanese, sobre a transformação da vivência da velhice em uma experiência criativa, tem seu lançamento confirmado para 17 de junho, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo (CCBB-SP).

O termo envelhescência surgiu em 1996, quando foi usado por Manoel Berlinck para descrever a transição da vida adulta para a velhice, uma alusão clara ao termo que define a fase entre a infância e a maioridade, a adolescência.

Veja também as mais lidas do DT

Leveza, positivismo e, sobretudo, bom humor, também estão pautados no documentário. A irreverência dos personagens revela uma nova tônica que parece reger a nova geração de “futuros idosos”. O longa não tenta excluir a realidade de que a velhice também pode ser limitante em diversos aspectos, porém ressalta que uma atitude proativa, humor e a disposição de refutar estereótipos existentes na sociedade contemporânea podem ser a chave para a gratificação na “melhor idade”.

O filme teve o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil, que cedeu o seu cinema para a sua primeira série de exibições públicas: 17/06 às 19h; nos dias 18/06 e 19/06, às 13h e 15h; dias 20/06 e 21/06, às 13h; e no dia 22/06, às 13h e 15h.

“A primeira vez que ouvi falar sobre a envelhescência foi em uma entrevista do médico Alexandre Kalache, que também participa do filme”, afirma o diretor. “A palavra nos deu um norte, um objetivo: contar apenas histórias de reinvenção e superação para mostrar que o envelhecimento não deveria ser necessariamente encarado como um problema”, descreve.

Confira o trailer do filme em https://www.envelhescencia.com.br/trailer/envelhescencia/0

Ficha Técnica

Direção: Gabriel Martinez
Ano de Lançamento (Brasil): 2015
Argumento: Ruggero Fiandanese
Distribuição: Lado B Filmes
Edição: Caio Rodriguez
Elenco: Edson Gambuggi, Judith Caggiano, Luiz Schirmer, Ono Sensei, Oswaldo Silveira, Edméia Corrêa, Alexandre Kalache, Mirian Goldenberg, Mário Sérgio Cortella
Estúdio: Lado B Filmes
Fotografia: Daniel Dias
Gênero: Documentário

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade