E-Commerce rodoviário atingirá o mesmo patamar do aéreo em até 10 anos

Agências com edição do DIÁRIO

A modernização do mercado brasileiro de turismo, e a chegada de novas tecnologias mudaram os hábitos de consumo dos viajantes brasileiros que passaram a utilizar a internet como principal meio de reserva e compra de viagens. Segundo levantamento da ClickBus, empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, as ferramentas de e-commerce hoje respondem por 5% do total de passagens vendidas no País. A tendência, contudo, é que esse número cresça bastante nos próximos anos.

Para Fernando Prado, CEO da ClickBus, o setor rodoviário atingirá o mesmo patamar de vendas online do setor aéreo – que atualmente é de 70% – em até 10 anos. “As empresas de ônibus tem se modernizado bastante nos últimos dez anos; com a compra de novos ônibus, lançamento de serviços como wifi e adesão ao mundo do e-commerce. Essa migração para a internet amplia a credibilidade do setor junto ao consumidor, que passou a ter a mesma facilidade que tinha com reserva de hotéis, aluguel de carro, e compra de pacotes de turismo”.

Simples e Funcional

“Antigamente as pessoas tinham dificuldades em planejar suas viagens, consultar destinos e o preço das passagens. Para isso, era necessário se deslocar até uma rodoviária, sendo que muitas delas não atendem a algumas rotas específicas. Com a entrada do rodoviário na Internet e com o lançamento de plataformas como a ClickBus, esse processo tornou-se muito mais simples e funcional. Atualmente, o passageiro pode visualizar melhor cada detalhe da sua viagem, horários precisos de saídas, tipos de serviços, preços e os terminais de embarque e desembarque dentro da sua rota”, ressalta o executivo.

O setor rodoviário transportou 160 milhões de brasileiros em 2016, vendendo 7,9 milhões de passagens online no período. Segundo o executivo, os investimentos tanto em tecnologia quanto na qualidade dos ônibus fizeram com as pessoas enxergassem o rodoviário com novos olhos. “Para este ano nossa expectativa é que o setor online rodoviário irá vender 9,7 milhões de passagens. Além disso, podemos dizer que viajar de ônibus hoje é muito mais confortável do que antigamente, e as pessoas estão notando isso através dos novos serviços que são oferecidos pelas viações”, conta Prado.

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

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