Em sua abertura, 32º FESTURIS emociona e exalta um novo recomeço do turismo

“O nosso setor precisa voltar a fazer o que sempre fez: construir pontes e derrubar muros”, afirmou Marta Rossi durante a solenidade de inauguração

POR ZAQUEU RODRIGUES


Primeira feira presencial da América Latina realizada desde o início da pandemia de Covid-19, o 32º FESTURIS (Feira Internacional de Turismo de Gramado) foi inaugurado nesta quinta-feira (5) no complexo de eventos Serra Park, na cidade de Gramado (RS).

A solenidade de abertura foi redesenhada para atender às diretrizes de biossegurança e garantir a proteção dos convidados. A participação na cerimônia foi limitada a 400 pessoas sentadas em cadeiras separadas por uma distância de 2 metros.

Os anfitriões do FESTURIS, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, que a 32ª edição da feira nasce histórica e representa o ponto pé inicial para recomeço de um novo ciclo para o turismo brasileiro, que foi profundamente impactado pela pandemia. A emoção deu o tom do cerimonial.

“Lutamos para restituir a dignidade do trade, o direito ao trabalho, que foi retirado de nós pela pandemia. Nunca desprezamos a gravidade da Covid-19, mas não baixamos a cabeça, trabalhamos e agora estamos entregando um evento pontuado pela responsabilidade e do tamanho que o momento nos permite. E, sim, é possível fazer evento com responsabilidade”, afirmou Marta Rossi.

“É possível sim, fazer um evento com responsabilidade”, frisou Marta Rossi (Crédito: DT)

Marta ressaltou que a fé, a esperança e a gratidão são os sentimentos que melhor traduzem o momento. “Esta edição do FESTURIS é uma conquista. A vitória virá quando todo o setor retomar as atividades e estiver construindo junto a atividade turística”, disse.

Eduardo Zorzanello agradeceu a todos os profissionais e autoridades que permitiram a concretização da feira. “A residência e a superação nos permitiu chegar até aqui. Nos reinventamos com a tecnologia. Estamos apresentando uma feira com distanciamento, novo layout e muito bonita. Este é um momento de gratidão a todos que estão fazendo este evento de retomada acontecer. Na vida nada volta, mas, felizmente, tudo pode recomeçar”, afirmou.

Eduardo Zorzanello : “A residência e a superação nos permitiu chegar até aqui” (Crédito: DT)

O governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite, afirmou que fez questão de participar presencialmente da solenidade de abertura do 32º FESTURIS. “Parabéns Marta e Eduardo pela resiliência e pelo respeito às pessoas. Este é um momento de celebração e responsabilidade. Pelos cuidados tomados, será um evento de referência para o país”.

Em sua participação, o governador lembrou que o ano tem sido muito difícil e destacou que o Rio Grande do Sul conta hoje com as menores de taxas de incidências e de óbitos pela Covid-19. E enfatizou: “Não podemos permitir descuidos e ter uma segunda onda de Covid-19, como estamos observando acontecer na Europa”.

Na ocasião, Eduardo Leite também anunciou que o governo do Estado liberou R$ 6 milhões de reais aos municípios com vocação turística. O investimento é para que possam reforçar as medidas de biossegurança e garantir uma retomada segura das atividades. “Estamos na Serra Gaúcha, este fenômeno do turismo”, finalizou o governador.

Governador Eduardo Leite: “R$ 6 milhões aos destinos turísticos do Rio Grande para o combate à pandemia”

O Prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, também prestigiou a solenidade de abertura do 32º FESTURIS. “Este momento é extraordinário e de grande alegria. Estamos inaugurando uma nova fase deste consagradíssimo evento FESTURIS”, sublinhou Bertolucci, que destacou que o turismo representa 86% da economia da cidade de Gramado.

Marta Rossi lembrou que nada supera a relação humana. “Vivemos novos tempos. Deste período, colhemos os aprendizados de que precisamos ser digitais, agir com rapidez, ter resiliência, competência e humildade. Sozinhos não vamos a lugar nenhum. Nos negócios e na vida, as pessoas precisam se encontrar. O nosso setor precisa voltar a fazer o que sempre fez: construir pontes e derrubar muros”.

A solenidade reuniu, além do Governador do Rio Grande do Sul e do prefeito de Gramado, autoridades e lideranças do turismo como o senador Lasier Martins, o deputado federal Marcel Van Hattem, o secretário Nacional de Cultura, Mário Frias, o presidente da Associação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, o presidente da Abracorp, Carlos Prado, e profissionais do trade turístico e da imprensa.

O FESTURIS é a primeira feira do Brasil a receber o selo “Covid Free”. A certificação internacional é concedida pelo Instituo Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) e valida o minucioso conjunto de protocolos de biossegurança adotado pela feira.

O FESTURIS acontece entre os dias 5 e 7 de novembro, no Serra Park, em Gramado.


*O DIÁRIO viajou para Gramado a convite do Festuris

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Zaqueu Rodrigues
Zaqueu Rodrigues
Zaqueu Rodrigues é jornalista há mais de uma década e escreve sobre cultura, hotelaria e destinos CONTATO: zaqueufogaca@gmail.com

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    Mais recentes

    Novos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro são anunciados

    Foram anunciados na tarde desta sexta-feira (22) o nome dos 26 novos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro. O evento vem ano a...

    Operadoras não vendem 50% do que venderam no mesmo mês de dezembro, em 2019

    Um balanço apresentado na tarde desta sexta-feira (22) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa - aponta que o faturamento referente às...

    Turismo Sustentável começam a ser gerados na Grande Reserva Mata Atlântica

    Negócios de turismo sustentável e produção de natureza localizados nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo serão impactados pelo primeiro Centro de...

    Pierfrancesco Vago nomeado Presidente Executivo Global da Cruise Lines International Association (CLIA)

    Uma nota da MSC Cruzeiros acaba de informar que seu presidente honorário Pierfrancesco Vago foi nomeado Presidente Executivo Global da Cruise Lines International Association...

    GOL e LATAM fazem juntas voos da colaboração e da solidariedade

    A GOL e a LATAM demonstram espírito de cooperação e solidariedade no momento da distribuição das vacinas contra a Covid-19. A GOL levou 500...

    Japão nega que as Olimpíadas sejam canceladas

    TÓQUIO (Reuters) - O Japão se manteve firme na sexta-feira em seu compromisso de sediar as Olimpíadas de Tóquio este ano e negou um...

    Relacionadas

    Open chat