Em sua abertura, 32º FESTURIS emociona e exalta um novo recomeço do turismo

Continua depois da publicidade

“O nosso setor precisa voltar a fazer o que sempre fez: construir pontes e derrubar muros”, afirmou Marta Rossi durante a solenidade de inauguração

POR ZAQUEU RODRIGUES


Primeira feira presencial da América Latina realizada desde o início da pandemia de Covid-19, o 32º FESTURIS (Feira Internacional de Turismo de Gramado) foi inaugurado nesta quinta-feira (5) no complexo de eventos Serra Park, na cidade de Gramado (RS).

A solenidade de abertura foi redesenhada para atender às diretrizes de biossegurança e garantir a proteção dos convidados. A participação na cerimônia foi limitada a 400 pessoas sentadas em cadeiras separadas por uma distância de 2 metros.

Veja também as mais lidas do DT

Os anfitriões do FESTURIS, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, que a 32ª edição da feira nasce histórica e representa o ponto pé inicial para recomeço de um novo ciclo para o turismo brasileiro, que foi profundamente impactado pela pandemia. A emoção deu o tom do cerimonial.

“Lutamos para restituir a dignidade do trade, o direito ao trabalho, que foi retirado de nós pela pandemia. Nunca desprezamos a gravidade da Covid-19, mas não baixamos a cabeça, trabalhamos e agora estamos entregando um evento pontuado pela responsabilidade e do tamanho que o momento nos permite. E, sim, é possível fazer evento com responsabilidade”, afirmou Marta Rossi.

“É possível sim, fazer um evento com responsabilidade”, frisou Marta Rossi (Crédito: DT)

Marta ressaltou que a fé, a esperança e a gratidão são os sentimentos que melhor traduzem o momento. “Esta edição do FESTURIS é uma conquista. A vitória virá quando todo o setor retomar as atividades e estiver construindo junto a atividade turística”, disse.

Eduardo Zorzanello agradeceu a todos os profissionais e autoridades que permitiram a concretização da feira. “A residência e a superação nos permitiu chegar até aqui. Nos reinventamos com a tecnologia. Estamos apresentando uma feira com distanciamento, novo layout e muito bonita. Este é um momento de gratidão a todos que estão fazendo este evento de retomada acontecer. Na vida nada volta, mas, felizmente, tudo pode recomeçar”, afirmou.

Eduardo Zorzanello : “A residência e a superação nos permitiu chegar até aqui” (Crédito: DT)

O governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite, afirmou que fez questão de participar presencialmente da solenidade de abertura do 32º FESTURIS. “Parabéns Marta e Eduardo pela resiliência e pelo respeito às pessoas. Este é um momento de celebração e responsabilidade. Pelos cuidados tomados, será um evento de referência para o país”.

Em sua participação, o governador lembrou que o ano tem sido muito difícil e destacou que o Rio Grande do Sul conta hoje com as menores de taxas de incidências e de óbitos pela Covid-19. E enfatizou: “Não podemos permitir descuidos e ter uma segunda onda de Covid-19, como estamos observando acontecer na Europa”.

Na ocasião, Eduardo Leite também anunciou que o governo do Estado liberou R$ 6 milhões de reais aos municípios com vocação turística. O investimento é para que possam reforçar as medidas de biossegurança e garantir uma retomada segura das atividades. “Estamos na Serra Gaúcha, este fenômeno do turismo”, finalizou o governador.

Governador Eduardo Leite: “R$ 6 milhões aos destinos turísticos do Rio Grande para o combate à pandemia”

O Prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, também prestigiou a solenidade de abertura do 32º FESTURIS. “Este momento é extraordinário e de grande alegria. Estamos inaugurando uma nova fase deste consagradíssimo evento FESTURIS”, sublinhou Bertolucci, que destacou que o turismo representa 86% da economia da cidade de Gramado.

Marta Rossi lembrou que nada supera a relação humana. “Vivemos novos tempos. Deste período, colhemos os aprendizados de que precisamos ser digitais, agir com rapidez, ter resiliência, competência e humildade. Sozinhos não vamos a lugar nenhum. Nos negócios e na vida, as pessoas precisam se encontrar. O nosso setor precisa voltar a fazer o que sempre fez: construir pontes e derrubar muros”.

A solenidade reuniu, além do Governador do Rio Grande do Sul e do prefeito de Gramado, autoridades e lideranças do turismo como o senador Lasier Martins, o deputado federal Marcel Van Hattem, o secretário Nacional de Cultura, Mário Frias, o presidente da Associação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, o presidente da Abracorp, Carlos Prado, e profissionais do trade turístico e da imprensa.

O FESTURIS é a primeira feira do Brasil a receber o selo “Covid Free”. A certificação internacional é concedida pelo Instituo Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) e valida o minucioso conjunto de protocolos de biossegurança adotado pela feira.

O FESTURIS acontece entre os dias 5 e 7 de novembro, no Serra Park, em Gramado.


*O DIÁRIO viajou para Gramado a convite do Festuris

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade