Estado do Pará recebe mais de um milhão de turistas em 2017

Continua depois da publicidade

No ano passado o Pará recebeu 1.004.011 turistas, sendo 888.779 turistas nacionais e 115.232 turistas internacionais

REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências

Os números do turismo do Pará em 2017 foram apresentados nesta quarta-feira (7) pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese-PA). De acordo com os números oficiais, mais de 1 milhão de turistas e R$ 686 milhões de reais foram gerados com a atividade turística no Pará em 2017.

Em nota, a secretaria informa que o estado alcançou a marca pelo quarto ano consecutivo, mesmo registrando uma queda de 2,5%. Em termos de turistas internacionais, o Pará obteve crescimento de 1% no número de visitantes estrangeiros.

Veja também as mais lidas do DT

Ao todo, no ano passado, o Pará recebeu 1.004.011 turistas, sendo 888.779 turistas nacionais e 115.232 turistas internacionais.

As projeções para 2018 mostram que o turismo no Pará deve apresentar, numa estimativa conservadora, um cenário equilibrado de fluxo de turistas e receitas se comparado com o ano passado. “As estimativas levam em conta que o Produto Interno Bruto (PIB) voltou a crescer – alta de 1% no ano passado, em especial por conta do Agronegócio – e isto deve contribuir para puxar os demais setores da cadeia produtiva no que tange o setor de Serviços, no qual a atividade turística está alocada”, diz a nota.

Otimismo

“O cenário mostra que deverá haver um incremento positivo, a partir do segundo semestre. Então, nós estamos com uma projeção muito conservadora em relação a esse panorama nacional. Mas, eu confesso que a minha expectativa é otimista, e ao final de 2018 nós possamos nos deparar com números positivos em relação a economia do turismo no Estado do Pará”, explicou o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.

“O Estado continua investindo em divulgação e promoção, em especial, na parte das mídias eletrônicas. Ainda na semana passada lançamos o novo site do turismo paraense, que é o www.visitpara.com. Ele pode ser utilizado pelos paraenses no sentido de terem informações mais consistentes do ponto de vista dos produtos turísticos oferecidos naquilo que chamamos de turismo doméstico, mas também para os visitantes regionais e também nacionais”, afirmou o secretário Adenauer.

Estratégias

O crescimento de turistas estrangeiros no Pará é resultado da estratégia do Governo do Estado de atrair e consolidar voos internacionais como as rotas Belém-Lisboa (Portugal), Belém-Miami (Estados Unidos), Belém-Caiena (Guiana Francesa) e Belém-Paramaribo (Suriname). Vale destacar, que os efeitos do novo voo Belém-Fort Lauderdale (EUA), que teve operações iniciadas em dezembro, somente se fará sentir em 2018.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade