Expatriados britânicos não conseguem voltar para Espanha após Brexit

Continua depois da publicidade

Expatriados britânicos que vivem na Espanha reclamaram, neste domingo (3), que foram impedidos de embarcar em um voo da British Airways/Iberia que fazia a rota Londres-Madri porque seus certificados de residência não eram válidos após o Brexit.

Por France Presse


O fotógrafo Max Duncan, um dos que não puderam embarcar no sábado (2) no Aeroporto Heathrow de Londres, tuitou que vários expatriados britânicos estavam “desesperados por não poderem voltar para casa”, pois a companhia aérea lhes informou que seus documentos comprobatórios, conhecidos como “cartões verdes” não eram “válidos após o Brexit”.

Veja também as mais lidas do DT

Em um vídeo postado na rede social, Duncan mostra cidadãos britânicos, que manifestam sua incompreensão e decepção por não poderem embarcar.

Em resposta ao seu tuíte, o embaixador do Reino Unido na Espanha declarou que “isso não deveria acontecer”. A embaixada acrescentou que as autoridades espanholas confirmaram na noite de sábado “que o documento de residência verde será válido para viagens de retorno à Espanha, como se indicou em nossas recomendações aos viajantes”.

“Em relação às complicações detectadas no aeroporto de Heathrow no dia de ontem (sábado), é preciso esclarecer que foi devido a um problema específico de comunicação com algumas companhias aéreas, que afetou um número muito reduzido de viajantes e foi corrigido ontem mesmo”, declarou uma porta-voz do Ministério espanhol das Relações Exteriores espanhol, procurada pela AFP.

A porta-voz disse ainda que, neste domingo, “o tráfego aéreo entre Reino Unido e Espanha flui com normalidade para todos os cidadãos espanhóis e andorranos, e para todos os cidadãos britânicos com residência na Espanha, ou em Andorra”.

Cerca de 370 mil britânicos moram na Espanha, mais do que em qualquer outro país europeu. A maioria é composta de aposentados que vivem na costa sul, atraídos pelo bom tempo e pelo baixo custo de vida no país.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade