InícioBlog do DiárioFamí­lia Schumacher no Brasil: uma história de alquimistas

Famí­lia Schumacher no Brasil: uma história de alquimistas

Se a Alquimia é uma prática dos antigos que combinavam a Química, a Física, a Metalurgia e uma série de outras ciências, podemos dizer que Werner Schumacher é um alquimista pós-moderno.

por Paulo Atzingen*


Aliás, para entender a alquimia da família Schumacher no Brasil é preciso retroceder algumas décadas na história.

Com uma memória acurada Werner Schumacher enumera com precisão nomes de ruas, bairros, datas e fatos de seus avós maternos e paternos ainda na Alemanha e sua primeira, segunda e terceira infância às margens das águas do lago Guaíba, em Porto Alegre.

Werner experimentou seus primeiros goles de vento e sol na antiga rua Arlindo, atual avenida Érico Verissimo. Aos cinco anos, a família se mudou para uma casa na rua prof. Duplan, no bairro Rio Branco. Neste bairro ergue-se (ainda hoje) o Instituto Porto Alegre – IPA – uma escola metodista – onde ele estudou do pré-primário ao ginásio (atual ensino fundamental).

Werner Schumacher (ao colo) com os irmãos Guilherme Raúl e Ingrid Júlia e os pais Virgínia Waleska e Guilherme Eduardo Schumacher (Álbum de Família)

Boas lembranças

Dos tempos em que jogava bola sobre paralelepípedos ou bolinha de gude em uma rua sem calçadas na década de 60, restaram-lhe boas lembranças e um grande crédito: os amigos Marcos Antônio Alves da Silva e Carlos Guinsburg, que resistiram aos sóis e intempéries.

Era tempo, recorda ele, em que as famílias se visitavam com mais naturalidade sem a necessidade de datas especiais impostas pelo calendário.

No raiar dos seus 20 anos dois fatos ocorreram quase que simultaneamente na vida de Werner: passara no vestibular ingressando na Faculdade de Economia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre, e precocemente, ainda com 21 anos, tornaria-se pai.

Bentonita para Metrô de São Paulo

Esse pai de primeira viagem recebe uma missão: tocar o escritório da filial da empresa em São Paulo e experimentar o ritmo frenético e empresarial da cidade; forjaria-se aí o moço ao mundo dos negócios.

Bentonita, uma argila multiuso (Crédito: arquivo DT)

“A filial tinha sua razão de ser. Meu pai vendia muitos produtos para São Paulo e acabei morando dois anos na rua Aurora, no centro da capital. Foram anos difíceis, em uma cidade estranha, recém-casado e com minha filhinha, Waleska, que ali nascera”, afirma Werner à reportagem.

Entre os produtos vendidos por Schumacher, destaca-se a Bentonita, que auxiliaria a empresa do pai a ganhar o grande mercado que sempre foi São Paulo.

“A bentonita era importada da Argentina por nossa empresa e comprada em grande escala pelo governo de São Paulo para ser usada nas obras do Metrô”, lembra.

Essa argila multiuso chamada bentonita serve pra uma série de coisas; dar um tom mais claro aos vinhos, fortalecer o sistema imunológico das pessoas a até auxiliar na perfuração de poços e obras de engenharia. Fundamental nas obras do Metrô, sua reação química em contato com a água servia para, por exemplo, evitar o desmoronamento das inúmeras crateras perfuradas na linha norte-sul da capital paulista, inaugurada em 1974.

Dentre os enigmas que pairam nos processos químicos e físicos da alquimia, a substância bentonita teve sua contribuição nesta história. A filha de Schumacher, Waleska, que nasceu na Terra da Garoa**, viria a ser muitos anos depois uma alquimista da escola de Baco.

Ancestrais alquimistas

O avô paterno de Werner foi mestre de uma fundição em Essen (próximo a Colônia e Dusseldorf. O tio-avô Adolfo Wolff teve uma fundição em Esteio (RS). Já o tio-avô materno de Werner foi sócio de uma fundição em Estância Velha (RS), próximo à São Leopoldo.

Essa vocação de seus avós em ver o metal líquido ser moldado a centenas de graus e transformado em peças, ferramentas ou algo útil na vida prática foi o sopro empreendedor que tomou as narinas de Werner Schumacher, lá atrás.

Werner, com 7 anos (Álbum de Família)

“Meu avô Werner, sócio de uma fundição em Estância Velha foi pra Alemanha comprar maquinário para a fundição. Só que teve um detalhe: estourou a Segunda Guerra Mundial. Acabou voltando só depois do fim da guerra”, conta Werner.

Seu pai, Guilherme Eduardo Schumacher, por volta de 1940 já bebericava a vocação em transformar matéria bruta em algo útil e de uso doméstico, mergulhava naquele mistério de alterar moléculas e a composição química das lâminas de metal.

“Meu pai começou a importar produtos usados em fundição e metalurgia (cromagem) e sua empresa cresceu”, lembra.

Ao se conhecer um pouco mais da história dos Schumacher, vamos entendendo como os enredos das pessoas e das famílias vão se forjando ao longo do tempo, se acomodando em um grande decanter de feitos e realizações, às vezes impalpáveis, que não se consegue segurar com as mãos. Uma alquimia refinada que o tempo esmaga e transforma em partículas leves, dispersas que voam com o vento.

Uma alquimia refinada que o tempo esmaga e transforma em partículas leves, dispersas, que voam com o vento (Crédito: arquivo DT)

Os alquimistas da antiguidade buscavam a criação de um elixir para a vida eterna, procuravam uma substância que transformasse metais em ouro.

Ao conhecer um pouco mais a história de Werner Schumacher, e sua contribuição à indústria da vitivinicultura brasileira, vimos que ele ajudou a transformar os planos e materializar os sonhos de muitos plantadores de uva do Brasil. Como um alquimista, mudou a estrutura dos sonhos e transformou os planos de agricultores em uma substância valiosa como o ouro, e que por pouco, muito pouco, não nos leva à vida eterna: o vinho.


*Paulo Atzingen é jornalista

** São Paulo

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque