Festival Gosto da Amazônia, com pegada sustentável, acontece no Rio, Niterói e Nova Iguaçu

Continua depois da publicidade

Com pegada sustentável, Festival começou dia 9 e vai até o dia 25 de julho

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


De chefs estrelados a botecos descolados, 77 casas do Rio de Janeiro, Niterói e Nova Iguaçu participam, de 9 a 25 de julho, do Festival Gosto da Amazônia RJ. O público pode experimentar as mais diversas receitas preparadas com o pirarucu selvagem de manejo, o maior peixe de escamas de água doce do mundo. A ideia é divulgar e incentivar o consumo do pirarucu, cada vez mais valorizado na gastronomia, além de gerar renda para as comunidades ribeirinhas e indígenas que contribuem para a conservação de mais de 11 milhões de hectares da Amazônia.

Itinerância

O evento, que em 2019 foi realizado no CADEG e no Shopping Uptown, estreou em São Paulo no ano passado e seguirá para Brasília em setembro, após nova passagem pelo Rio de Janeiro, desta vez com presença também em Niterói e Nova Iguaçu. O Festival conta com casas tradicionais, estabelecimentos recém-abertos, bares da Zona Sul, restaurantes da Zona Norte, e muitos participantes das edições anteriores, com petiscos e pratos para todos os gostos e preferências. “O exótico se torna próximo, o festival traz uma coisa que você leva para o imaginário. Boa parte dos chefs que receberam o peixe não conhecia e esse despertar da curiosidade surpreendeu muito positivamente no primeiro festival, em 2019, mudando o patamar do Uptown, por exemplo”, conta Marcelo Barcellos, do Barsa.

O evento mostra a convergência dos diversos estilos da gastronomia do Rio em torno de uma causa sustentável, além de ser uma importante iniciativa de apoio à retomada do setor. O manejo do pirarucu é baseado na vigilância da região, com o objetivo de se evitar a pesca predatória e a derrubada da floresta. A marca coletiva Gosto da Amazônia também defende e pratica o comércio justo, pagando em média aos manejadores cerca de 60% a mais pelo peixe do que os frigoríficos da região, e sendo distribuída para fora de Manaus diretamente através dos produtores, representados pela ASPROC (Associação de Produtores de Carauari).

Veja também as mais lidas do DT

Quantidade de pirarucu nas regiões de manejo aumentou em 400% nos últimos dez anos (Crédito: Bernardo Oliveira)

O manejo na Amazônia – Prática de uso sustentável e gestão participativa do recurso pesqueiro, o manejo comunitário garante a sobrevivência da espécie, soberania alimentar e renda às comunidades envolvidas no processo, configurando-se como um extraordinário caso de conservação da biodiversidade. Graças à atividade, o pirarucu voltou a habitar grande parte das várzeas amazônicas e sua quantidade nas regiões de manejo aumentou em 400% nos últimos dez anos. Com o esforço realizado para a implementação da atividade, que envolve as etapas de contagem e a vigilância dos lagos, entre outras, observa-se que os estoques de outras espécies também aumentaram, como tambaqui, jacaré-açu, tartaruga, tracajá e peixe-boi.

O Gosto da Amazônia é fruto da cooperação internacional entre o governo do Brasil e dos EUA, executada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e Serviço Florestal dos EUA (USFS), com recursos da Agência para Desenvolvimento Internacional dos EUA (USAID) e participação da Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Memorial Chico Mendes (MCM), Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC) e Associação dos Comunitários que trabalham com Desenvolvimento Sustentável no Município de Jutaí (ACJ) e o Instituto Maniva. O Festival conta também com o apoio do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SINDRIO).

Pirarucu em todas as formas e estilos, como esse Mini sanduiche de pirarucu, do Liga dos Botecos

SERVIÇO:

Festival Gosto da Amazônia RJ (Rio, Niterói e Nova Iguaçu)

Quando: 9 a 25 de julho de 2021

Mais informações: https://gostodaamazonia.com.br/festival/

CONFIRA os Restaurantes e escolha o SEU: https://gostodaamazonia.com.br/festival/

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade