Festuris: um encontro entre amigos em uma tribo mais colaborativa

Continua depois da publicidade

Mais uma vez, sem ser novamente, a organização do Festival de Turismo de Gramado homenageou pessoas que diretamente fazem parte da história de 30 anos do festival.

por Paulo Atzingen (De Gramado – RS)

Propositalmente os organizadores ao chamarem os homenageados não os identificavam a uma empresa, a uma entidade ou cargo. Talvez por não realçar no evento sua natureza comercial e característico de ambientes de negócios, talvez para abreviar o tempo da solenidade e não torná-la maçante e desinteressante, ou talvez, e nisso acreditamos, por ainda crerem que as pessoas, e somente nelas, repousam um significado maior que marcas, slogans e logotipos.

Queremos crer nisso. Não podemos negar que o mundo corporativo tem a cada ano se distanciado do mundo de carne e osso e real das pessoas, mesmo com todas as iniciativas de empresas que implantam em seu cotidiano de trabalho práticas de relacionamento, ações de sustentabilidade, iniciativas inclusivas.

Veja também as mais lidas do DT

Não vivemos em uma ilha e muito menos uma ilha da fantasia, por mais que Gramado pareça isso em relação a boa parte do país.  Quando em nossos discursos e textos (mea culpa) repetimos que ao fazer turismo geramos mais emprego e mais renda, a que emprego e a que renda nos referimos? Acreditamos que essas afirmações devam vir acompanhadas de uma reflexão maior: esses empregos  elevam as pessoas a sua condição de dignidade humana e de valorização individual que as façam ter o mesmo prazer de servir de quem é servido? Estamos falando aqui de um ambiente de serviços de turismo mas isso se estende a outras profissões.

E esse termo renda, ele é verdadeiramente aplicado para quem? Para incorporadoras e multinacionais que disputam espaços nos mercados e buscam cotação elevada na bolsa de valores ou essa renda se refere àqueles que produzem, organizam, executam e fundamentalmente, servem no turismo?

“À frente dos números e das máquinas estão as pessoas, são elas que interessam para nós. 30 anos é apenas o começo do que pretendemos fazer”, afirmou Marta Rossi, a presidente do Festuris em seu emocionado discurso de abertura.

Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcos Vinícius Rossi: qualidades específicas de cada um lhe outorgaram equilíbrio e vida longa nos negócios (Crédito: Hugo Okada – DT)

Tribalistas do Turismo

O Festuris por mais que se revista de uma aura mercadológica possui características intrínsecas que não se encontra em nenhum evento ou feira do país. Possuem criaturas de carne e osso no front e essas pessoas exercem com muita competência a mágica da vida real e corporativa: refinamento de relacionamentos, valorização da amizade. Arriscamos dizer que Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcos Vinícius Rossi são os Tribalistas do Turismo. As qualidades específicas de cada um lhe outorgaram equilíbrio e vida longa nos negócios. Que essa tribo turística, no alto da serra do Rio Grande do Sul, seja cada vez mais circular.

E que essa nova era que aparentemente se inicia venha acompanhada de uma mudança no caráter e na forma de ver o crescimento. Que não seja apenas e tão somente o crescimento econômico (essa busca incessante em querer ser o primeiro), mas o crescimento nos relacionamentos, nas conexões.  Que busquemos agora a lógica invertida e que mudemos o nosso caráter acumulativo para um mais participativo e compartilhado.  Como a amizade.

*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO

*Texto originalmente publicado dia 10 de novembro de 2018

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade