O tempo para a renovação de visto americano de negócios e turismo teve queda em todos os postos do consulado dos EUA no Brasil: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife
O Consulado dos Estados Unidos no Brasil informou que a fila de espera para a renovação de visto americano da categoria turismo e negócios diminuiu em dezembro.
Em São Paulo, por exemplo, o qual é o terceiro posto que mais emite vistos no mundo para os Estados Unidos, triplicou as renovações da categoria. Atualmente, o período para o agendamento na capital paulista é de 35 dias. Já no início de novembro, esse prazo era de 8 meses.
Porém, o menor tempo para o agendamento é em Brasília, com 20 dias. Contudo, o mais longo é em Recife, onde a entrevista pode demorar até 65 dias.
Além disso, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, outros dois postos do país, o período de espera pode ser de até 23 e 56 dias, respectivamente.
Espera para renovação de visto americano de negócios e turismo diminui: entenda
Uma nota do consulado americano disse que os prazos mais curtos acontecem por conta do aumento do número de funcionários nas unidades. Além de inovações tecnológicas.
Também, vale lembrar que o visto de turismo e negócios é responsável por cerca de 90% das solicitações em São Paulo. Dessas, quase 40% são renovações.
Assim, vistos da categoria que venceram há até 48 meses são considerados “renovações”.
Ainda, o processo de renovação é mais rápido do que a solicitação de um visto novo, já que há a possibilidade da entrevista na embaixada ou consulado ser dispensada.
Veja também as mais lidas do DT
Solicitações de primeiro visto
A fila de espera para emissão do primeiro visto de negócios e turismo para entrar nos Estados Unidos é maior do que a da renovação. Veja a seguir os prazos para agendamento da entrevista em cada Estado:
São Paulo: 491 dias;
Brasília: 399 dias;
Rio de Janeiro: 437 dias;
Recife: 332 dias;
Porto Alegre: 352 dias.
Para saber mais, acesse o site oficial da Embaixada dos EUA no Brasil.
EDIÇÃO DO DT (CF) com g1.