Galo da Madrugada lança selo de Gigante Guardião da Cultura e movimento sustentável

Continua depois da publicidade

Em 2020, o Galo da Madrugada invade as ruas do Centro do Recife, no sábado de Zé Pereira, 22 de fevereiro, com muita arte, cultura popular e um manifesto a favor do planeta.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

————————————-

Artistas e representantes das mais diversas manifestações culturais de Pernambuco se uniram para criar um grande manifesto com a missão de despertar uma maior consciência do folião para a urgência das questões do nosso planeta. O selo “Eu Me Manifesto pelo Planeta”,  juntamente com o “Gigante Guardião da Cultura” estrearão no 43º desfile do bloco.

O Sertão  de Pernambuco – em toda a sua amplitude e representatividade artística – será o fio condutor do desfile da agremiação. Na arte, a xilogravura será representada pelo trabalho do mestre artesão J. Borges, de 84 anos, que assina a camisa oficial do bloco. Além do entalhe na madeira – característico do trabalho do xilogravurista que usa a matriz esculpida para reproduzir suas gravuras – também serão representadas a poesia popular da Literatura de Cordel, a embolada dos cantores e a ancestralidade dos indígenas, representando os povos originários da nossa cultura. Como explica Rômulo Meneses, presidente do Galo da Madrugada.

“Estamos cada vez mais empenhados em promover uma reflexão sobre a importância da cultura para a sociedade. A cada ano, levamos um carnaval alegre e colorido às ruas, repleto de manifestações que retratam nossas raízes, tradições e costumes. Tudo isso em um desfile que diverte e ao mesmo tempo envolve o público em temas relevantes”, explica.

Veja também as mais lidas do DT

O Galo vai condecorar com o selo “Gigante Guardião da Cultura” o Mestre Galo Preto, embolador e Patrimônio Vivo de Pernambuco; as indígenas Carmem Fulni-ô, Jaqueline Xukuru e Cléo Pankararu, representando o protagonismo feminino na cultura; Mestre Dila de Caruaru, poeta e xilogravurista; e a dupla Caju e Castanha, emboladores reconhecidos internacionalmente. No sábado do desfile, os Guardiões da Cultura virão em destaque nos carros alegóricos. A criação dos selos  tem a curadoria da jornalista Luciana Nunes, à frente do SinsPire – laboratório de experiências criativas do Bairro do Recife.

“O Galo da Madrugada é um ícone da cultura, que ultrapassa fronteiras territoriais e mais do que nunca carrega a missão de acolher, fomentar e apresentar a diversidade cultural de Pernambuco para o mundo. A valorização cultural já era prioridade no maior bloco do mundo, mas foi formalizada com a criação do selo de cultura, que reforça o compromisso com a nossa identidade e  as nossas raízes”, explica Luciana Nunes, curadora do selo Gigante Guardião da Cultura.

AÇÃO COLABORATIVA PELA SUSTENTABILIDADE

No próximo desfile, o Galo da Madrugada também abraçará sua responsabilidade socioambiental e terá seu selo sustentável “EU ME MANIFESTO PELO PLANETA”. O gigante será o grande apoiador cultural do movimento de conscientização ambiental do carnaval do Recife 2020.

O bloco já pratica a não utilização de descartáveis plásticos em sua sede, usa canudos de papel, faz a destinação correta de resíduos às cooperativas e realiza a coleta e descarte dos dejetos oriundos dos trios elétricos. Além disso, incentivará a implantação de ecopontos no trajeto do desfile.

O novo Plano Colaborativo de Sustentabilidade, apoiado pelo Galo e diversos parceiros, tem 9 eixos de ação e foi desenvolvido pela Plataforma Circularis – rede de inovação para Economia Circular dirigida pelo ambientalista, Sérgio Xavier e pelo SinsPire.

A execução das ações de sustentabilidade do manifesto unirá órgãos públicos, empresas e ONGs. A proposta parte da ideia de despertar em cada indivíduo a consciência de assumir sua responsabilidade com o meio ambiente.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade