Governador de Yucatán fala ao DIÁRIO na abertura do Tianguis, México

“Este 45º Tianguis Turístico em Yucatán representa a oportunidade de reativar o turismo em nosso estado e país, recuperar empregos, gerar novos e melhores salários. Retornar ao ritmo econômico que tínhamos antes da pandemia”, essas foram as palavras do governador de Yucatán Maurício Vila Dosal ao DIÁRIO DO TURISMO – na abertura do evento nesta quarta-feira (17), em Mérida, quando questionado sobre o impacto do Tianguis na economia do estado mexicano.

por Paulo Atzingen (de Mérida, Yucatán) – o jornalista viajou com seguro GTA


Atendendo com cordialidade ao único veículo de imprensa brasileiro no Tianguis, o governador também foi gentil ao responder ao DT sobre a importância do turista brasileiro para o seu estado. “Para nós, todos os mercados são importantes. O mercado brasileiro está crescendo aqui no México (Foram 70 mil brasileiros em Yucatán em 2019 segundo a secretaria de turismo do estado) e estamos recebendo muitos turistas brasileiros, principalmente por nossa riqueza arqueológica. Com melhor conectividade aérea iremos trazer ainda mais turistas do Brasil”, disse ao DIÁRIO.

Trem Maia

Dosal também foi questionado sobre o Trem Maia, uma rota em ferrovia para transporte de passageiros, locais, turistas e cargas que está sendo implantado pelo governo federal e mais cinco estados do sudeste mexicano: Chiapas, Tabasco, Campeche, Yucatán e Quintana Roo. “Ele é muito significativo para o turismo na região, pois reúne cinco estados do sudeste do país, nosso único e principal polo emissor de turismo, que é Cancun e Riviera Maia. Quando concluído (fontes apontam para o fim de 2022), os turistas, quando chegam em Cancun, terão a possibilidade de pegar um megatransporte rápido e eficiente para chegar a outros estados da República”, disse ao DIÁRIO.

- Advertisement -

O secretário de Turismo do Estado de Yucatán, Miguel Torruco Marqués (Crédito: Paulo Atzingen)

Maior obra dos últimos 60 anos

O secretário de Turismo do Estado de Yucatán, Miguel Torruco Marqués, também falou ao DIÁRIO quando questionado sobre o Trem Maia.

“O Trem Maia vai ser uma referência pois irá fortalecer os cinco estados, com mais de 30 estações, e sobretudo que levará os turistas para a cultura maia, a selva, e as grandes praias de Quintana Roo. O Trem Maia vai desenvolver o sudeste do país de forma equitativa, sustentável e justa. Será uma grande obra, a maior nos últimos 60 anos no México”, disse.

Torruco acrescentou que o brasileiro é exageradamente bem-vindo ao México. “O Brasil é um dos três mercados mais importantes da América do Sul para nós. Temos uma relação muito grande com o seu país desde a Copa de 70, e nos dá muito gosto incrementar esse relacionamento, pois se trata de países praticamente irmãos”, ponderou.

Miguel Torruco também falou sobre o pronto e rápido enfrentamento da Covid-19 com medidas políticas e sanitárias que impactaram menos as atividades turísticas no país dos maias. Com as fronteiras abertas praticamente durante todo o tempo desde o início da pandemia, o México teve a menor redução na taxa de entrada de visitantes estrangeiros.

“A nível global houve uma contração de 73% das correntes turísticas. No México foi de 46%, graças às mínimas restrições dos voos internacionais. O presidente (André  Manoel Lopéz Obrador)  nos ordenou de imediato (primeiro semestre de 2020) a iniciarmos os procedimentos de protocolos sanitários. “Fomos o primeiro país da América Latina a entendemos a importância da coordenação do setor público com todo setor privado, inclusive intercambiamos através de Sectur (Secretaria de Turismo Federal) a coordenação de ministros junto à OEA, e também na ocasião, não se privilegiou os grupos de cima, mas sim mantivemos o apoio às classes menos privilegiadas e minimizamos a crise, oferecendo estabilidade social e econômica mantendo firme o peso diante do dólar. Hoje, estamos na 3ª posição mundial – estamos apenas abaixo de França e Itália, no ranking de entradas internacionais”, afirmou o Secretário de Estado.


*O DIÁRIO viajou a convite dos organizadores do evento

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
PAULO ATZINGEN é jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Produziu reportagens na Amazônia sobre sustentabilidade, conflitos agrários e étnicos. Lançou em 1998 sua primeira revista, a PAYSAGE – dirigindo-a e publicando-a por três anos. Em Belém, foi repórter do jornal O Liberal, O Paraense e articulista do jornal A Província do Pará e Diário do Pará. É premiado contista, com três livros de ficção em prosa publicados via editais. Trabalhou como redator no jornal de turismo Brasilturis e fundou em 2005 o DIÁRIO DO TURISMO, o primeiro jornal On-line Diário de Turismo do Brasil. Atualmente desenvolve projetos de conteúdo editoriais e digitais para empresas privadas de hotelaria, aviação, companhias marítimas, destinos turísticos e biografias.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Pesquisa de Percepção do Turismo de São Paulserá feita em 395 cidades

    Pela segunda vez, o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens – Setur-SP, fará uma pesquisa para...

    Omicron representa risco global muito alto, mundo deve se preparar, alerta OMS

    A variante do coronavírus Omicron com fortes características mutantes, provavelmente se espalhará internacionalmente e representa um risco muito alto de surtos de infecção que...

    Marcela Cuesta, retorna ao Inprotur (Argentina) e fala ao DIÁRIO

    A conexão que o DIÁRIO tem com Marcela Cuesta remonta os primeiros anos de 2000, quando a profissional era Delegada da Argentina para a...

    Portugal volta ao estado de emergência e anuncia medidas para o final do ano

    O governo de Portugal anunciou na última quinta-feira (26) um plano de medidas restritivas para as festas de fim de ano que inclui uma...

    Ciclistas e turistas se reúnem em Minas Gerais para a Ouro Biker

    A maior ultramaratona do Brasil ocorre nas montanhas e vales na cidade de Ouro Fino. Evento traz ainda gastronomia, cultura e ações de responsabilidade...

    JetSMART retoma voos para Foz do Iguaçu

    A JetSMART Chile retomará suas operações em Foz do Iguaçu em dezembro Edição DIÁRIO com agências Os voos serão realizados nos Airbus A320-200 e Airbus A320neo,...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing