Aventura e diversão pet friendly em Capitólio (MG)

Continua depois da publicidade

Capitólio fica a aproximadamente 280 km de Belo Horizonte e a 440 km da capital paulista, e tem tudo para se tornar uma referência em turismo pet friendly

Por Sharlene Irente

A pequena cidade mineira é banhada pelo Lago de Furnas, também conhecido como “Mar de Minas”, e oferece aos turistas trilhas, cachoeiras, mirantes, cânions, piscinas naturais e paisagens de tirar o fôlego. Além de muitas opções pet friendly!

Capitólio fica a aproximadamente 280 km de Belo Horizonte e a 440 km da capital paulista, e já está entre os destinos preferidos de quem busca ecoturismo. E tem tudo para se tornar uma referência em turismo pet friendly.

Veja também as mais lidas do DT

Com ambiente natural, cercado de natureza, os atrativos são perfeitos para viagens e aventuras com os pets, e muitos atrativos já aceitam receber os animais. Fui com meus quatro filhos de quatro patas, conhecemos vários lugares, e tanto eu quanto eles amamos a região. Foi uma viagem inesquecível!

Montamos a programação de forma a visitar primeiro os locais que estávamos mais ansiosos para conhecer, e optamos por ir aos locais mais famosos e procurados durante a semana.

No primeiro dia já ficamos apaixonados! Fomos conhecer a Cachoeira da Capivara, que na verdade é um complexo ecológico onde existem duas cachoeiras: a Cachoeira da Capivara, que dá nome ao parque, e a Cachoeira da Pedra Ancorada. O local reúne 40 piscinas naturais com poços que formam verdadeiros ofurôs da natureza.

Fomos muito bem recebidos com os cães, que puderam brincar e aproveitar muito as trilhas e o rio. Bob e Bella nadaram até quase criar escamas. O rio tem partes rasinhas onde podem só molhar as patas, e poços fundos onde eles, e nós, pudemos nadar. A paisagem é simplesmente sensacional.

As trilhas são autoguiadas, de fácil acesso e com placas que indicam os caminhos. Próximos às cachoeiras ficam alguns monitores, que orientam e cuidam da segurança dos visitantes. Há corda e boias salva-vidas para emergências e os monitores são equipados com rádios para comunicação. Há monitoramento do nível do rio o tempo todo para evitar surpresas com trombas d´água, e “saídas” de emergência, que são escadas que levam para um nível mais alto e longe do rio.

Gostamos tanto do local e nos sentimos tão seguros que, no outro dia da viagem, quando o tempo estava duvidoso, com previsão de chuva, que voltamos e repetimos este passeio. Não nos arrependemos, pois aproveitamos muito novamente, e a natureza é tão maravilhosa que a cada visita olhamos de uma forma diferente, vimos coisas diferentes e experimentamos novas sensações. Na segunda visita meus dogs já estavam mais habituados ao tipo de passeio, mais acostumados com a água, e curtiram mais ainda.

No segundo dia de passeio escolhemos a Canela de Ema, mais um complexo ecológico lindo, que amamos visitar. No Canela de Ema também passa um rio lindo e de águas cristalinas, com partes rasas e poços para banhos, um lindo cânion e cachoeira. O local oferece atrações como rapel, tirolesa e outras atividades que não aproveitamos, afinal, nosso foco era curtir com os dogs. Fomos até a cachoeira e fizemos a Trilha do Sol, que leva até um poço lindo e perfeito para banho.

Assim como a Cachoeira da Capivara, o Canela de Ema serve um almoço imperdível, com comida típica mineira, muito saborosa. Perfeito para repor as energias!

Passeio revela cenários monumentais (Foto: Sharlene Irente)

Eu estava ansiosa para conhecer os principais cartões postais da cidade, como o famoso Mirante dos Canyons, conhecido como a vista mais bonita da cidade. O local realmente não desaponta, é muito lindo!

O Parque Mirante dos Canyons é bastante procurado aos feriados e finais de semana. Então preferimos ir durante a semana e chegar bem cedinho. Essa é uma boa dica para evitar filas nos mirantes, que chegam a ter uma longa fila de esperada para quem quer tirar uma foto.

No parque está o mirante principal, provavelmente o ponto mais fotografado da cidade, mais um mirante lindo que é o Mirante Escondido, de onde visão do Lago de Furnas de um outro ângulo, uma ponte suspensa super charmosa (a Bellinha ficou com medo), e as piscinas naturais pra refrescar. Os mirantes valem a visita, afinal, ir até lá e não ver o principal cartão postal será um sacrilégio. A piscina natural ajuda a aliviar o calor, mas é pequena e não tão boa para banho como as dos outros parques.

Outro atrativo muito procurado por quem vai à Capitólio é o passeio de lancha pelo “Mar de Minas”. Muitas empresas realizam o passeio e os preços são bastante semelhantes. Existem opções de passeio com duração de 3h, 4h e 7h, além dos passeios privativos. Eu queria muito levar os dogs para o passeio de lancha, pesquisei com várias empresas e é totalmente possível levar os pets. Todas as empresas que consultei estavam dispostas a fazer o passeio com os meus dogs, desde que fosse o passeio privativo. Mas analisando o comportamento deles durante a viagem, e o histórico de outras viagens, optei por não fazer o passeio com eles. Já tentamos andar de caiaque e bote com eles e a Cacau e o Bob demonstraram sempre bastante medo (mesmo motivo pelo qual nunca fizemos rafting com eles); a Cindy não tem muita firmeza nas patinhas devido a artrose e outros probleminhas, e o balanço da lancha seria um problema. Por isso, apesar da minha vontade de levá-los, deixamos eles em casa e curtimos o passeio sozinhos. Optamos pelo passeio de 3 horas para não ficar muito tempo longe. O passeio foi ótimo.

Bella se preparando para dar aquele mergulho (Foto: Sharlene Irente)

Conhecemos também a Cachoeira do Lobo, que fica na estrada sentido Guapé. O local tem piscina, vestiários, restaurantes e chalés, com uma trilha curtinha em torno de 350 metros, para se chegar à cachoeira. A trilha é fácil e o local muito bonito e bem cuidado, mas a cachoeira tem um poço fundo e é obrigatório o uso de coletes salva-vidas para entrar, com pedras escorregadias em volta. Então conhecemos a cachoeira, mas ficamos curtindo uma “prainha” que forma na beira do rio, onde os dogs nadaram e brincaram bastante, e eu me acabei de comer pitangas direto do pé.

Um local lindíssimo e pouco conhecido ainda que vale muito a pena conhecer é a Cachoeira do Vale. A estrutura, diferente dos demais, é bem simples, não há restaurante. O local é familiar e um guia acompanha os visitantes pela trilha. Encontramos o lugar meio que “por acaso”. Era domingo e eu buscava um local sem muitas pessoas, afinal, a pandemia não foi embora. Vimos um outdoor na estrada e resolvemos parar, E foi uma ótima surpresa.

Fomos primeiro com os cães, fizemos a parte seca da trilha, que é pela montanha beirando a estrada, com vista para os cânions, e chegamos a um riacho com piscinas naturais lindíssimas, com água cristalina e pedras branquinhas no fundo, lindo demais. A trilha, a partir dali, segue beirando o rio e por dentro dele.

As piscinas naturais são ótimas para ficar com os cães, mas a trilha complica um pouco mais pra frente. Optamos por levar os dogs embora e voltar para conhecer a cachoeira. Foi uma decisão acertada, pois em vários pontos não seria possível passar com os cães, pois é preciso segurar em cordas e correntes e passar por espaços estreitos e altos. Mas não se assuste, para humanos, pelo menos para quem é acostumado a trilhas e aventuras, o acesso é fácil e vale a pena. A Cachoeira do Vale é lindíssima, com uma água verdinha que parece até filtro do Instagram. Realmente vale o esforço, mas sem os pets.

Para quem curte uma aventura off road e não tem dó de botar o carro na estrada de terra, vale a pena conhecer o Morro do Chapéu. O Morro do Chapéu é o ponto mais alto da cidade. A vista é simplesmente sensacional!!!

O caminho não é longo, mas é muito acidentado, ideal para veículos 4×4. Nós, com um SUV que não era 4×4, quase ficamos no caminho. Ainda não sei como conseguimos chegar. Mas valeu o esforço, e o medo de deixar o assoalho do carro no caminho, pois a vista vale a pena!  Se teu carro não for 4×4 melhor contratar o passeio com uma agência.

Bob nadando com os peixinhos é a imagem mais delícia que você verá hoje (Foto: Sharlene Irente)

Para fechar a viagem com chave de ouro fomos visitar a Trilha do Sol. O lugar é mesmo lindo, e tem duas cachoeiras e um poço perfeito para banho. As trilhas não são as mais fáceis. Caminhamos em torno de 4km para conhecer tudo, com escadas íngremes e muito sol. Em Capitólio o esforço sempre vale a pena, e este não seria diferente. Visitamos a Cachoeira do Poço Dourado, a Cachoeira do Limite e a Cachoeira do Grito, e posso dizer que vale cada passo. No Poço Dourado tem peixinhos nadando – fiz um vídeo do Bob nadando com o cardume, que ficou sensacional!

Em todos os lugares que visitamos os pets foram muito bem recebidos, porém não há identificação de pet friendly na maioria deles, então foi preciso consultar um a um para saber se poderia levar os dogs.

Fiquei triste de ver que na cidade existem muitos animais nas ruas, muito mesmo, a maioria sem coleira ou nenhuma identificação. Existem várias casinhas pelas ruas, o que indica que muitos são cães comunitários, e outros com coleira provavelmente são cães semi-domiciliados. Mas a maioria deles (praticamente todos que vi) não é castrada, o que é um grande problema para saúde pública e bem estar dos animais e das pessoas. Eu como turista, me sinto muito mal ao ver uma cidade tão incrível com tão pouca preocupação com os seus animais. Afinal, não basta ser pet friendly só para os pets dos turistas. É preciso ser “friendly” com os pets da cidade, certo?

Tirando a tristeza de ver tantos animais nas ruas, posso dizer que foi uma das melhores viagens que já fizemos, a que mais os pestinhas aproveitaram. Curtimos todos os dias da viagem, com muita diversão e natureza, que é tudo que amamos. Com certeza Capitólio tem potencial para ser um dos principais destinos pet friendly do país.

Serviços

Complexo Ecológico Cachoeira da Capivara

Endereço: Rodovia MG-050, km 314.6 – Capitólio/MG

contato@cachoeiradacapivara.com.br

(35) 99895-9950

https://cachoeiradacapivara.com.br/

Canela de Ema

Endereço: Acesso pela Rodovia MG-050 km304 – Capitólio/MG

(37) 99907-0540

https://www.instagram.com/caneladeemacapitolio/

Parque Mirante dos Canyons

Endereço: Acesso pela Rodovia MG-050 km 315 – Capitólio/MG

(31) 98671-0090

https://www.instagram.com/parquemirantedoscanyons/

Cachoeira do Vale

https://www.instagram.com/cachoeiradovalecapitolio/

Cachoeira do Lobo

FAZ CACHOEIRA DO LOBO, SN Zona rural, Guapé/MG
(37) 99119-4576
ellisregi12@gmail.com

https://cachoeiradolobotour.com.br/

Trilha do Sol

Endereço: Acesso pela Rodovia MG-050 km304 – Capitólio/MG

(35) 99981-1855

sac@pousadatrilhadosol.com.br

http://www.trilhadosolmg.com.br/

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade