Governo da Bahia anuncia novo aeroporto no sul do Estado para voos internacionais

Continua depois da publicidade

O aeroporto a ser implantado irá substituir o de Porto Seguro, que tem a movimentação média anual de 1,8 milhões de passageiros

Edição DIÁRIO com agências

O Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), anunciou a construção do novo Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento, em Santa Cruz Cabrália, que  proporcionará a ampliação da capacidade de recepção de passageiros vindos do Brasil e do exterior e também no transporte de frutos do mar para Ásia e América do Norte.

Veja também as mais lidas do DT

A Costa do Descobrimento é conhecida pelas belas praias como Arraial D’Ajuda e Trancoso, é a segunda maior zona turística baiana em número de visitantes, recebendo cerca de 2 milhões de pessoas por ano, atraídas pelas belezas naturais e pelo avistamento de baleias, ficando atrás apenas da Baía de Todos-os-Santos, com 4,8 milhões por ano, segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado (Setur).

O aeroporto a ser implantado irá substituir o de Porto Seguro, que tem a movimentação média anual de 1,8 milhões de passageiros e não pode  ser ampliado devido a ocupação urbana no entorno. Com o começo da operação, a estimativa é aumentar esse número para 4,5 milhões de pessoas que embarcam e desembarcam pelo local até 2032.

O novo aeroporto irá operar voos regulares e receberá aeronaves com capacidade para até 220 passageiros. A pista de pouso e decolagem terá 2.400m por 45m podendo chegar a 3.000m por 45m. A área do terminal de passageiros será de 30 mil m², que  poderá futuramente ser ampliada em até 40 mil m².

Foi aberta consulta pública para contribuição na elaboração do edital de licitação, onde  pessoas e  empresas interessadas na concessão e construção do equipamento podem dar sugestões sobre a implantação, até a próxima sexta-feira (14). As sugestões devem ser enviadas para o e-mail: aeroportocostadodescobrimento@infra.ba.gov.br ou para o setor de Protocolos da Seinfra, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A próxima etapa do processo será a audiência pública, que ocorrerá na segunda quinzena deste mês. Após a audiência, o aviso de licitação sairá no Diário Oficial do Estado (DOE). A previsão de duração da obra é de cinco anos após o início da concessão e, durante o período, a empresa vencedora do edital será responsável pela gestão do atual aeroporto de Porto Seguro.

PC

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade