Governo do Guarujá refuta erro em notícia que anuncia restrição hoteleira após reclassificação do Plano SP

Conforme anunciado pelo Governo de São Paulo e veiculado pelo DIÁRIO, no último dia 30 de novembro, o poder público estadual fez uma reclassificação no Plano São Paulo posicionando todos os municípios e regiões do Estado na Fase Amarela.

REDAÇÃO DO DIÁRIO 


Essa reclassificação, no entanto, não afeta, em ponto algum, o funcionamento da hotelaria nos municípios turísticos, em especial no Guarujá, conforme divulgado em alguns veículos da grande imprensa e replicados em um jornal de Economia e como restilho de pólvora em fake-news.

O DIÁRIO recebeu essa mensagem do Visit Guarujá:

“Uma notícia equivocada que preocupa muito a economia e o setor de turismo do Guarujá. Essas notícias erroneamente afirmam que estavam proibindo as reservas hoteleiras e uma série de confusões e equívocos reportados como a restrição de acesso às praias. Tanto o poder público como a iniciativa privada por meio do Visit Guarujá apelam pelo apoio da mídia especializada.

O reflexo negativo que uma notícia como esta pode gerar, principalmente agora no fim do ano em que a expectativa de recuperação das perdas de receita é muito grande, é nefasto. A notícia foi veiculada no jornal DCI, que repercutiu a notícia dos telejornais da TV Globo.

Nas praias de Guarujá, a prefeitura definiu que fica suspenso o uso de guarda-sóis e cadeiras. Os ambulantes também podem continuar funcionando, desde que permaneçam tomando as medidas sanitárias necessárias, como o uso de máscara, disponibilização de álcool em gel, instalação de cordão/faixa limitadora para garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre clientes e demais carrinhos, além de não oferecer cadeiras e guarda-sóis aos clientes.

O banho de mar está liberado, assim como as demais modalidades individuais, sempre com distanciamento entre as pessoas. No entanto, os esportes coletivos foram proibidos.

Maria Laudemir Cardoso Soares de Oliveira, presidente do Visite Guarujá (Crédito: agência Amigo)

Representantes se manifestam

Fabio Santos, secretário municipal de Turismo, esclarece que “as hospedagens em hotéis e pousadas estão liberadas. Proibimos o acesso de ônibus e vans de turismo para visitação e restringimos a prática de esportes coletivos e o uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias”. “São medidas complementares, que evitam as aglomerações indesejadas por todos”, diz Maria Laudenir Oliveira, presidente do Guarujá Convention and Visitors Bureau – Visite Guarujá.

O Visite Guarujá sustenta que hospedar-se e usufruir das comodidades oferecidas pelos hotéis é uma forma da população evitar exposição em espaços públicos. “Todos sabemos, sem exagero, que a segurança sanitária dos hotéis em Guarujá é mais confiável do que aquela existente em nossas próprias casas”, afirma a presidente da entidade representativa dos profissionais do setor no destino.

Ela ainda acrescenta que a volta da fase amarela e as medidas anunciadas pela prefeitura não são motivo para afugentar as pessoas dos hotéis nem cercear o direito de se praticar o turismo responsável. “As restrições em vigor não alcançam a nossa hotelaria, que é segura sob todos os aspectos. Porém, não basta decretar o recuo, sem orientar hóspedes e viajantes”, ressalta.

Por isso, nas redes sociais do Visite Guarujá, a entidade também divulga o Guia do Viajante Responsável, que reitera a importância da adoção das boas práticas recomendadas pelos profissionais da saúde e apoiadas pelos profissionais do setor de viagens e turismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    Mais recentes

    Um Enoturismo repensado para um Vale dos Vinhedos

    O Enoturismo é um segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação de vinhos, seus sabores e aromas, mas também das tradições e a cultura das...

    CVC Corp anuncia saida de Claiton Armelin e chegada de novos diretores de produto

    A CVC Corp acaba de anunciar que a partir de 1º de fevereiro, a equipe de Sourcing Nacional passa a ser liderada pelos diretores...

    Secretaria de Turismo do Rio lança programa de financiamento para artesãos fluminenses

    A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Agência Estadual de Fomento (AgeRio) lançaram, nesta terça-feira (26), o ArtCred RJ - programa inédito...

    Passaporte italiano: o que muda com a saída do Reino Unido da União Europeia?

    Segundo o advogo italiano Domenico Morra, especialista em dupla cidadania, serão diversas mudanças para quem deseja viajar a turismo, trabalhar ou estudar na comunidade...

    Sheraton São Paulo realiza exame RT-PCR para COVID-19

    O Sheraton São Paulo WTC Hotel acaba de anunciar que firmou um acordo com a empresa Health Control Assistant para a realização dos exames...

    CVC Corp abre 60 vagas para público externo e interno

    A CVC Corp acaba de anunciar 60 vagas de trabalho nas áreas de Tecnologia como, analistas de qualidade de TI, desenvolvedores de sistemas e...

    Relacionadas

    Open chat