Governo do Guarujá refuta erro em notícia que anuncia restrição hoteleira após reclassificação do Plano SP

Continua depois da publicidade

Conforme anunciado pelo Governo de São Paulo e veiculado pelo DIÁRIO, no último dia 30 de novembro, o poder público estadual fez uma reclassificação no Plano São Paulo posicionando todos os municípios e regiões do Estado na Fase Amarela.

REDAÇÃO DO DIÁRIO 


Essa reclassificação, no entanto, não afeta, em ponto algum, o funcionamento da hotelaria nos municípios turísticos, em especial no Guarujá, conforme divulgado em alguns veículos da grande imprensa e replicados em um jornal de Economia e como restilho de pólvora em fake-news.

Veja também as mais lidas do DT

O DIÁRIO recebeu essa mensagem do Visit Guarujá:

“Uma notícia equivocada que preocupa muito a economia e o setor de turismo do Guarujá. Essas notícias erroneamente afirmam que estavam proibindo as reservas hoteleiras e uma série de confusões e equívocos reportados como a restrição de acesso às praias. Tanto o poder público como a iniciativa privada por meio do Visit Guarujá apelam pelo apoio da mídia especializada.

O reflexo negativo que uma notícia como esta pode gerar, principalmente agora no fim do ano em que a expectativa de recuperação das perdas de receita é muito grande, é nefasto. A notícia foi veiculada no jornal DCI, que repercutiu a notícia dos telejornais da TV Globo.

Nas praias de Guarujá, a prefeitura definiu que fica suspenso o uso de guarda-sóis e cadeiras. Os ambulantes também podem continuar funcionando, desde que permaneçam tomando as medidas sanitárias necessárias, como o uso de máscara, disponibilização de álcool em gel, instalação de cordão/faixa limitadora para garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre clientes e demais carrinhos, além de não oferecer cadeiras e guarda-sóis aos clientes.

O banho de mar está liberado, assim como as demais modalidades individuais, sempre com distanciamento entre as pessoas. No entanto, os esportes coletivos foram proibidos.

Maria Laudemir Cardoso Soares de Oliveira, presidente do Visite Guarujá (Crédito: agência Amigo)

Representantes se manifestam

Fabio Santos, secretário municipal de Turismo, esclarece que “as hospedagens em hotéis e pousadas estão liberadas. Proibimos o acesso de ônibus e vans de turismo para visitação e restringimos a prática de esportes coletivos e o uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias”. “São medidas complementares, que evitam as aglomerações indesejadas por todos”, diz Maria Laudenir Oliveira, presidente do Guarujá Convention and Visitors Bureau – Visite Guarujá.

O Visite Guarujá sustenta que hospedar-se e usufruir das comodidades oferecidas pelos hotéis é uma forma da população evitar exposição em espaços públicos. “Todos sabemos, sem exagero, que a segurança sanitária dos hotéis em Guarujá é mais confiável do que aquela existente em nossas próprias casas”, afirma a presidente da entidade representativa dos profissionais do setor no destino.

Ela ainda acrescenta que a volta da fase amarela e as medidas anunciadas pela prefeitura não são motivo para afugentar as pessoas dos hotéis nem cercear o direito de se praticar o turismo responsável. “As restrições em vigor não alcançam a nossa hotelaria, que é segura sob todos os aspectos. Porém, não basta decretar o recuo, sem orientar hóspedes e viajantes”, ressalta.

Por isso, nas redes sociais do Visite Guarujá, a entidade também divulga o Guia do Viajante Responsável, que reitera a importância da adoção das boas práticas recomendadas pelos profissionais da saúde e apoiadas pelos profissionais do setor de viagens e turismo.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade