IATA: 3,3 bilhões de pessoas viajaram de avião em 2014

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais registrou crescimento de 5,9% em 2014, em relação ao ano anterior, informou hoje a Associação Internacional do Transporte Aéreo (da sigla em inglês IATA). De acordo com a entidade, esse resultado ficou acima da média verificada nos últimos 10 anos, de 5,6%.

A oferta de assentos nos aviões teve aumento de 5,6% no ano passado, na comparação com 2013. Com isso, a taxa média de ocupação ficou em 79,7%, o que representou um avanço de 0,2 ponto percentual ante o desempenho do ano anterior.

Apenas em dezembro, o fluxo de viagens aéreas teve aumento de 6,1%, ante o esmo mês de 2013. A capacidade das aeronaves mostrou crescimento de 6,2% na mesma base de comparação, com uma taxa média de aproveitamento das aeronaves de 78,7%.

Segundo o diretor geral e CEO da IATA, Tony Tyler, foram transportados 3,3 bilhões de pessoas em 2014, um aumento de 170 milhões de passageiros em relação ao ano anterior. “Embora esteja claro que as pessoas continuarão a viajar em números crescentes, tem havido sinais nos últimos meses de que a confiança no mundo dos negócios está desacelerando, o que se traduz numa estabilização na demanda por viagens internacionais”, afirmou Tyler.

Na América Latina, o fluxo de passageiros do transporte aéreo apresentou expansão de 6,4% no ano passado, diante de 2013. Foi o terceiro melhor desempenho regional, atrás apenas do Oriente Médio (12,6%) e da Ásia/Pacífico (7,1%).

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT