IATA quer que certificado de vacinação digital europeu seja unificado

Continua depois da publicidade

Genebra (com tradução e edição do DT) – A International Air Transport Association (IATA) convocou todos os representantes da União Europeia a apoiar uma iniciativa do primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis para chegar a acordo sobre um certificado europeu de vacinação COVID-19 digital comum (unificado) que permitiria aos vacinados viajarem livremente pela Europa sem o teste COVID-19.

Numa carta aberta a Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, e com cópia aos principais decisores políticos da UE, o diretor-Geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac, apelou aos Estados da UE para coordenarem uma política para que a Europa ganhe com segurança os benefícios econômicos e sociais da renovação da liberdade de movimento, a começar pelos vacinados.

“A iniciativa do primeiro-ministro Mitsotakis deve ser urgentemente adotada pela Comissão e por todos os Estados membros. A vacinação é fundamental para reabrir fronteiras com segurança e estimular a recuperação econômica. Um certificado de vacinação pan-europeu mutuamente reconhecido seria um passo importante para dar aos governos a confiança para abrir suas fronteiras com segurança e aos passageiros a confiança para voar sem a barreira da quarentena ”, disse de Juniac.

Veja também as mais lidas do DT

A proposta grega é de um certificado de vacinação harmonizado que poderia contribuir “para o restabelecimento da mobilidade em escala global, que é a base para o restabelecimento da atividade econômica aos níveis anteriores à crise”. O requisito de um reinício harmonizado da aviação segura é mais urgente do que nunca, face aos novos bloqueios e restrições de viagens em todo o mundo.

À medida que o vírus acaba ficando sob controle, as capacidades de teste melhoram e a população vacinada cresce, de Juniac enfatizou a necessidade de os governos se prepararem para restabelecer a liberdade de movimento com um planejamento bem coordenado. Esse planejamento deve usar a combinação mais eficaz de vacinação e capacidade de teste.

“Estamos em dias muito sombrios com esta pandemia. Mas as medidas duras tomadas combinadas com programas de vacinação acelerados devem nos dar esperança de que podemos restabelecer com segurança a liberdade de movimento. Isso vai salvar empregos, aliviar a angústia mental, reconectar famílias e reavivar a economia. Para fazer isso com segurança e eficiência, o planejamento é fundamental. A proposta do Primeiro Ministro Mitsotakis para certificados de vacina será um facilitador chave. O progresso na eliminação ou redução das quarentenas pode ser feito com protocolos de teste. Mas o que precisamos agora é que os governos comecem a trabalhar juntos com muito mais eficácia. Ações governamentais unilaterais foram capazes de desmantelar rapidamente a conectividade global. A reconstrução precisará de coordenação ”, disse de Juniac.

Os Chefes de Estado da UE reúnem-se na quinta-feira (21), e a proposta do Primeiro-Ministro Mitsotakis estará na ordem do dia. Espera-se que eles instruam a Comissão a agir e desenvolver uma certificação comum.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade