IBGE realiza levantamento sobre destinos e comportamentos de turistas brasileiros

Continua depois da publicidade

Em parceria com o Ministério do Turismo, o IBGE está em campo desde janeiro com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD)

Edição do DIÁRIO com agências

Cerca de 2 mil entrevistadores estão realizando a coleta de forma presencial e por telefone, em aproximadamente 210 mil domicílios espalhados em 3.470 municípios, com objetivo de pesquisar o destino de viagens (nacionais e internacionais), tempo de estada, tipo de hospedagem e gastos realizados pelas famílias.

Em geral, esses dados já são essenciais para conhecer a dinâmica do turismo brasileiro. No entanto, no cenário da pandemia e suas consequências nos segmentos de viagens, hospedagens, hotelarias e afins, a disponibilidade dessas informações passa a contribuir ainda mais para um melhor e maior dimensionamento do setor do turismo e sua importância na retomada da geração de emprego e renda em diversas cidades do país.

Veja também as mais lidas do DT

A pesquisa segue as recomendações da Organização Mundial do Turismo. A primeira divulgação ocorreu em agosto de 2020 e a próxima está prevista para o último trimestre de 2021.

A pesquisa mais recente, de 2019, teve como objetivo quantificar os fluxos de turistas nacionais entre as diferentes regiões e para o exterior. Foram apuradas as características da viagem que, associadas a outras informações, permitem uma consistente avaliação sobre a demanda turística doméstica.

Além de quantificar e conhecer melhor o comportamento da população em viagens nacionais e internacionais, a inclusão da temática na pesquisa contribuir para a construção da conta satélite de turismo, uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

PC
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade