Foz do Iguaçu se renova e trabalha para ser Destino Turístico Inteligente

Continua depois da publicidade

Depois de um ano com redução no movimento por conta da pandemia, a cidade quer disponibilizar mais opções de passeios e eventos aos visitantes

REDAÇÃO DO DIÁRIO – reportagem especial DESTINOS BRASILEIROS


Os próximos meses em Foz do Iguaçu (PR) devem ser marcados pela utilização dos atrativos turísticos para expandir a economia do município. A previsão é feita  pelo diretor de captação de investimentos, projetos e inovação, na Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos da cidade, Edinardo Aguiar. Para um futuro próximo, a transversalidade das atividades econômicas – sempre se lembrando do potencial turístico que a cidade possui – pode ajudar no retorno à normalidade.

“Sempre ficou muito claro que o turismo é a principal mola propulsora para a nossa economia. Mas a pandemia veio para mostrar que ele é, ao mesmo tempo, o setor com a maior fraqueza. A cidade toda sofre com a redução de visitantes. Por isso, a diversificação econômica é importante”, afirma Aguiar.

O Parque das Aves possui 16 hectares de mata nativa, com 1 500 animais de 140 espécies diferentes, entre aves, répteis e mamíferos (Crédito: arquivo DT)

Pensando no tema da diversificação, a prefeitura pretende inaugurar, até o fim deste ano, o Centro Municipal de Inovação, um local que deve se tornar um hub – um concentrador de empresas – para instituições que investem em pesquisas. “A cidade investiu R$ 3 milhões de reais na revitalização do espaço, com cerca de 3500 metros quadrados que deve gerar ativos para o turismo”.

Veja também as mais lidas do DT

“Turismo inteligente”

No começo de julho, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, anunciou, em visita à cidade, a inclusão de Foz do Iguaçu na lista de municípios do projeto Destino Turístico Inteligente. A ideia é impulsionar as visitas a destinos ofertantes de produtos e experiências. A localização estratégica do município, na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina, fez com que o ministro anunciasse a oferta de inglês instrumental para operadores do setor turístico: profissionais da área receberão capacitação com um vocabulário de palavras na língua inglesa, para permitir melhor atendimento aos estrangeiros na rede hoteleira.

Destino Turístico Inteligente: Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto e o prefeito da cidade, Chico Brasileiro (Crédito: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional)

Foz é a 11ª cidade do País anunciada no projeto e a segunda sem o status de capital. No Sul, apenas Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) já tinham sido selecionadas.

“A tecnologia e a inovação precisam ser exploradas. O setor de eventos médicos é outro que cresce bastante. Pessoas vêm para realizar tratamentos médicos e acabam consumindo na cidade”, completa Aguiar.

Foz não se limita às Cataratas

Segundo o diretor, a cidade recebeu cerca de seis milhões de pessoas ao longo de 2019. Para ele, Foz do Iguaçu tem potencial para receber ainda mais visitantes: 14 milhões em todo ano, caso as ações tenham efeito. “O número de turistas vinha crescendo a cada ano. Mesmo na pandemia, não deixamos de receber investimentos privados, novos hotéis, novos equipamentos. A confiança do investidor não diminuiu”, avalia.

O turismo médico é um segmento que vem se expandindo em Foz do Iguaçu (Crédito: Getty Images)

“As Cataratas sempre atrairão um volume grande de pessoas e não há nada que as substituam. É um atrativo gigantesco”, diz o diretor. Numa época em que ainda se fala muito em impedir aglomerações, para que os casos de covid-19 não voltem a subir, evitar o chamado overtourism – superlotação por excesso de turistas que resulta em conflitos com os habitantes locais – acaba sendo um desafio. “Queremos melhorar a mobilidade e o fluxo de pessoas, até para aumentar tempo dos turistas na cidade e fazer com que não se concentrem só neste atrativo”.

Edinardo Aguiar é diretor de captação de investimentos, projetos e inovação, da Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos da cidade (Crédito: divulgação)

O Contrato de Concessão da administradora atual do Parque onde estão as Cataratas está se encerrando e a prefeitura já mira no processo de substituição. “Uma licitação vai ser promovida. Tem sido discutido muito amplamente, para que novos investimentos contemplem também o aumento e a melhoria na infraestrutura, para melhorar a experiência e aumentar capacidade de pessoas no local”, diz Aguiar.

O passeio pela Usina de Itaipu é um dos outros atrativos da cidade (Crédito: Itaipu Binacional)

Retomada com confiança

De acordo com Aguiar, o primeiro destino turístico do país totalmente imunizado com potencial para retomada é Foz do Iguaçu. “O volume de vacinas que vêm para cá tem sido grande. Há previsão de liberar fronteiras até o fim do ano, mas as barreiras de orientação nos acessos à cidade estão mantidas. Esperamos que isso gere confiança para todos que pretendam visitar a cidade”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade