Inovação será a saída para a recuperação das viagens no mundo, afirma Euromonitor

A indústria de viagens passou por uma crise existencial este ano com um encolhimento real do PIB de -4,8% em 2020, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International.

Euromonitor com colaboração do jornalista Amadeu Castanho


Em seu novo relatório ‘Acelerando a inovação em viagens após o lançamento do Coronavirus’ a ser lançado dia 9 de novembro, a Euromonitor vai explorar como a inovação poderá ser a chave para a recuperação, à medida que as empresas tentam se recuperar e a digitalização e a sustentabilidade aceleram.

Segundo a empresa, a pandemia revelou algumas verdades desagradáveis sobre o impacto ambiental causado pelas viagens. O envolvimento da indústria com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é menor do que outras indústrias, como bens de consumo e embalagens, especificamente para consumo e produção responsáveis (ODS12), com 46,2% das empresas de viagens envolvidas, em comparação com uma média da indústria de 62,7%.

Essa consciência está levando os consumidores a questionar seus comportamentos de viagem e mudar em direção ao consumo responsável. “Globalmente, mais de um quinto dos consumidores consideram abandonar permanentemente as viagens internacionais com o desejo de reduzir as emissões de carbono e ficar mais perto de casa”, comenta Caroline Bremner, chefe de pesquisa de viagens da Euromonitor International.

“Esta mensagem é reforçada em regiões como Escandinávia e Europa, onde 65% das empresas de viagens nos países nórdicos estão implementando uma estratégia de sustentabilidade, 10% acima da média global”, complementa.

Para criar um ambiente mais seguro para os viajantes, o uso de inteligência artificial (IA) e automação foi acelerado, reinventando a jornada do cliente.

As experiências virtuais se tornaram populares com as cidades europeias, apresentando passeios virtuais “fora do caminho” liderados por habitantes locais; enquanto o sem contato e o autoatendimento, agora comumente usados, são reforçados com higiene mais rígida e medidas de distanciamento social.

A indústria de viagens está mostrando resiliência, agilidade e força em tempos de adversidade, e a inovação é um veículo fundamental para se adaptar ao novo normal e caminhar em direção à recuperação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais recentes

    Preservação da onça-pintada exige medidas de proteção e combate à caça ilegal

    Com sua população em declínio, ao celebrar o Dia Nacional da Onça-Pintada, que acontece neste domingo (29), é preciso destacar as medidas fundamentais para...

    LATAM aceitou decisão do caso das juízas, por respeito ao Poder Judiciário

    O site Consultor Jurídico desta quinta-feira (26) publicou uma decisão do 2º Juizado Especial Cível de Niterói que condenou a companhia aérea Latam a pagar...

    Azul retoma viagens com voos inéditos no Aeroporto Internacional Tom Jobim

    A companhia coloca em prática o “Verão Azul Conecta”, que tem por objetivo incentivar os viajantes a trocarem a terra pelo ar. Búzios, Paraty...

    Air Europa oferece descontos de Black Friday

    Até o dia 01 de dezembro, a Air Europa irá oferecer descontos de até 20% nas passagens aéreas para mais de 50 destinos operados...

    Blue Tree Hotels (RS) oferece pacotes de fim de ano

    O Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre recebe turistas de braços abertos, e com muita segurança. Para os dois grandes eventos deste ano (Natal...

    Maradona leva milhares de Argentinos à Casa Rosada para sua despedida (Veja Vídeo)

    Uma multidão de torcedores e personalidades do esporte e da política começou a chegar à mítica Casa Rosada nesta quinta-feira (26) para se despedir...

    Relacionadas

    Open chat