Japão tem o passaporte mais poderoso segundo o Índice Henley

Continua depois da publicidade

Sem levar em conta as restrições temporárias e em constante evolução da Covid-19, o Japão se mantém firmemente na posição número um no índice.

Travel2Latam com EDIÇÃO DO DIÁRIO


À medida que o lançamento do programa de vacinação ganha impulso em certos países, a retomada das viagens internacionais regulares não é mais uma esperança abstrata. Os resultados mais recentes do Henley Passport Index – a classificação original de todos os passaportes do mundo de acordo com o número de destinos que seus titulares podem acessar sem um visto prévio – fornecem uma visão exclusiva sobre como pode ser a liberdade de viagens pós-pandemia em países ao redor do mundo seletivamente começarem a abrir suas fronteiras para visitantes internacionais.

Sem levar em conta as restrições de viagem temporárias e em constante evolução da Covid-19, o Japão se mantém firmemente no primeiro lugar no índice – que se baseia em dados exclusivos da International Air Transport Association (IATA) – com portadores de passaportes japoneses teoricamente capazes de acessar um recorde de 193 destinos em todo o mundo sem visto. Cingapura permanece em segundo lugar, com uma pontuação de isenção de visto / visto na chegada de 192, enquanto a Alemanha e a Coreia do Sul novamente compartilham o terceiro lugar, cada uma com acesso a 191 destinos.

Como tem sido o caso na maior parte dos 16 anos de história do índice, a maioria das 10 primeiras posições restantes são detidas por países da UE. O Reino Unido e os EUA, que continuam enfrentando uma erosão constante da força do passaporte desde que ocuparam o primeiro lugar em 2014, atualmente compartilham o 7º lugar, com uma pontuação de 187 isenção de visto / visto na chegada.

Os resultados mais recentes indicam que a lacuna na liberdade de viagens é agora maior desde o início do índice em 2006, com os titulares de passaportes japoneses podendo acessar 167 destinos a mais do que os cidadãos do Afeganistão, que podem visitar apenas 26 destinos em todo o mundo sem obter um visto prévio .

Veja também as mais lidas do DT

Embora tenha havido muito pouco movimento no Índice de Passaporte Henley nos últimos cinco trimestres desde o surto da Covid-19, dar um passo para trás revela algumas dinâmicas interessantes na última década. O segundo trimestre de 2021 viu a China entrar pela primeira vez como os maiores alpinistas da última década. A China subiu 22 lugares no ranking desde 2011, da 90ª posição com uma pontuação de isenção de visto / visto na chegada de apenas 40 para a 68ª posição com uma pontuação de 77. A história de reviravolta mais notável no índice de longe, no entanto, são os Emirados Árabes Unidos, que continua sua ascensão estelar. Em 2011, os Emirados Árabes Unidos foram classificados em 65º com uma pontuação de isenção de visto / visto na chegada de 67, enquanto hoje, graças aos esforços contínuos dos Emirados para fortalecer os laços diplomáticos com países em todo o mundo, está classificado em 15º com uma pontuação de 174.

Christian H. Kaelin, presidente da Henley & Partners e inventor do conceito de índice de passaporte, diz que o ano passado demonstrou que nenhum governo é infalível – mesmo as superpotências mundiais e as nações mais ricas fracassaram – e muitos falharam com seus cidadãos. “Embora ninguém espere um retorno aos níveis de mobilidade pré-pandêmica tão cedo, as perspectivas agora são certamente mais promissoras do que há alguns meses. A última classificação é um lembrete de que a recuperação econômica e o desenvolvimento dependem da mobilidade global, inclusive pessoal liberdade de viagem, e que o poder do passaporte nunca deve ser considerado garantido. ”

Olhando para o que o resto de 2021 nos reserva, os especialistas comentando no Global Mobility Report 2021 Q2 divulgado pela Henley & Partners hoje, sugerem que a adaptabilidade e a capacidade de resposta serão críticas para a sobrevivência e o sucesso no futuro. Parag Khanna, fundador e sócio-gerente da FutureMap, diz que a segunda metade do ano pode muito bem ver milhões de pessoas se dispersando novamente. “Os padrões de mudança de migração no mundo pós-Covid (quando vier) serão não lineares e talvez imprevisíveis. Eles imitarão a realidade de um mundo no qual há muitas crises em desenvolvimento, de pandemias a mudanças climáticas e polarização política . Os países que enfrentam pressões fiscais, bem como mão de obra qualificada e escassez de investimentos, buscarão atrair e recrutar desde empreendedores iniciantes que possam estimular a inovação até médicos e enfermeiras que possam impulsionar os serviços de saúde pública. A guerra global por talentos já está bem encaminhada”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade