- Publicidade -
Início Viagem & Lazer Turismo religioso Mais de 5 milhões visitam Aparecida em 2021 apesar da pandemia

Mais de 5 milhões visitam Aparecida em 2021 apesar da pandemia

0
281
Santuário Nacional Nossa Senhora de Aparecida (Crédito: Marco Ankoski)
- Publicidade -

Mesmo apesar da pandemia de coronavírus, mais de cinco milhões de devotos visitaram o Santuário Nacional de Aparecida durante 2021. Nem os riscos, as dificuldades de viagem ou as inúmeras restrições adotadas pelo Santuário foram capazes de afastar esses milhões de devotos do destino de turismo religioso mais visitado do Brasil.

por Amadeu Castanho*


Embora superior aos 3,3 milhões de visitantes registrados em 2020, primeiro ano da pandemia que vitimou mais de 600 mil brasileiros, o total alcançado no ano passado ainda representa quase metade da média anual de romeiros dos anos antes do início da mais grave crise de saúde pública que já enfrentamos.

Em 2019, último ano antes do início da pandemia, o Santuário de Aparecida registrou a presença de 11.963.635 romeiros, número inferior mas bastante próximo dos 12.595.397 visitantes recebidos em 2018 e dos 12.996.818 anotados em 2017, ano em que foram comemorados os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul.

- Publicidade -

Visitação durante a pandemia

Com o início da pandemia de Covid-19 em 2020 e a drástica redução das atividades do Santuário em função da adoção de diversas medidas para impedir a disseminação da doença, o total de visitantes recebidos registrou violenta queda, somando apenas 3.371.127 pessoas, total equivalente a apenas 28% dos visitantes em 2019.

Em 2021, com a progressiva retomada da maioria das atividades do Santuário Nacional em função da flexibilização dos protocolos sanitários, o movimento de romeiros começou a se recuperar, embora o fluxo de romeiros ainda tenha ficado longe do registrado nos anos anteriores.

No total, 5.014.815 pessoas visitaram o Santuário no período de janeiro a dezembro de 2021, alcançando 42% dos quase 12 milhões de visitantes registrados em 2019, último ano antes do início da pandemia.

O fluxo de visitantes foi crescendo lentamente, evoluindo ao longo do ano conforme aumentava o número de pessoas vacinadas e as autoridades iam relaxando as restrições sanitárias.

Durante o primeiro trimestre, os visitantes representaram cerca de 13% do número total do ano, percentual também repetido no segundo trimestre. No terceiro trimestre o fluxo de visitantes praticamente dobrou em relação ao anotado nos primeiros seis meses no ano, alcançando 28% do total.

A evolução continuou no quarto e último trimestre, período tradicionalmente forte, quando o Santuário recebeu 46% do total de romeiros de 2021, com a repetição de cenas normais em anos pré-pandemia, como filas e até fechamento dos acessos da cidade em função do volume excessivo de veículos.

O dia mais movimentado do ano foi 14 de novembro, domingo que antecedeu o feriado de Proclamação da República, quando o Santuário Nacional recebeu 143 mil devotos, quase o dobro dos 75 mil registrados dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida.

- Publicidade -

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui