México volta a exigir visto de brasileiro para conter entrada ilegal nos EUA

Diante do aumento do número de brasileiros tentando entrar de modo ilegal nos Estados Unidos, o governo do México decidiu voltar a exigir visto para cidadãos do Brasil que queiram entrar no país como visitantes.

Um anteprojeto da determinação foi publicado na última quinta-feira (14) no site da Comissão Nacional de Melhora Regulatória, órgão do governo mexicano. Atualmente, para entrar no México a turismo ou negócios, brasileiros precisam apenas apresentar o passaporte.

A modalidade do documento que será exigido, de acordo com o anteprojeto, será a de visto eletrônico para brasileiros que cheguem ao México em transporte aéreo. Para ingresso por terra ou mar, o visto precisará ser tramitado em um consulado do México.
A atual isenção de vistos entre Brasil e México está sendo aplicada desde 2013.

O acordo de não exigência é anterior, mas os mexicanos o suspenderam uma primeira vez em 2005 -na ocasião, o Brasil aplicou o princípio de reciprocidade e também passou a pedir o documento.

Ao voltar a exigir visto de brasileiros agora, o governo de Andrés Manuel López Obrador atende a uma pressão dos EUA, já que o governo do democrata Joe Biden enfrenta uma crise migratória na fronteira sul.

Recentemente, cenas de milhares de migrantes do Haiti amontoados em um abrigo improvisado sob uma ponte na cidade fronteiriça de Del Rio, no Texas, e sendo ameaçados por agentes a cavalo usando rédeas geraram repercussão internacional e desgaste para o governo americano.

- Advertisement -

A gestão Biden passou, então, a acelerar a deportação dos haitianos. Pediu, inclusive, que o Brasil receba aqueles que têm residência no país ou filhos brasileiros.
De acordo com interlocutores, os mexicanos esperam que as novas regras de viagem desestimulem o tráfico de pessoas com direção aos Estados Unidos.

Pelas regras mexicanas, há uma série de exceções para não afetar o fluxo de turistas e de negócios. Estarão isentos do visto, por exemplo, viajantes que tenham permissão de residência ou visto dos seguintes países: Canadá, EUA, Japão, Reino Unido e nações europeias que compõem o espaço Schengen.

O incremento do fluxo de brasileiros tentando entrar nos EUA preocupa o Itamaraty, a Polícia Federal e o governo Biden. A travessia por terra envolve enormes riscos, destacam autoridades do Brasil e EUA, e a maioria dos migrantes termina detida em algum dos lados da fronteira. (Valor)

 

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redaçãohttps://diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    A guinada da Selina ao se tornar empresa de capital aberto

    A empresa combinada operará como Selina Hospitality plc e suas ações ordinárias serão listadas na Bolsa de Valores de Nova York sob o símbolo...

    Jhon Douglas, secretário de Turismo do Acre: “Em nosso estado se destaca o Etnoturismo”

    Jhon Douglas da Costa Silva, Secretário de Estado de Empreendedorismo e Turismo do Acre, falou ao DIÁRIO DO TURISMO durante o Festival de Turismo...

    Elaine Tenerello, diretora executiva do Visit Iguassu: “traga o seu evento para Foz do Iguaçu”

    A diretora Executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello, falou com o DIÁRIO durante o Festival de Turismo das Cataratas, ocorrida em Foz do Iguaçu,...

    IGLTA publica guia de viagem para turistas soropositivos

    O guia apresenta os países que restringem parcialmente a entrada de turistas com HIV e os que não chegam nem mesmo a permitir a...

    Luan Capitânio, CEO da Zumex Brasil: “temos máquinas para pequenas pousadas a grandes hotéis”

    Reinventando a transformação de frutas e verduras em suco com máquinas espremedoras, a Zumex Brasil participou mais uma vez da Equipotel, maior feira de...

    Fabiano Collet, GG do Bourbon Fortaleza comemora ocupação: ““O melhor mês de Fortaleza é janeiro”

    ‘Trocar o pneu com o carro em movimento’. É mais ou menos essa ideia que tive ao conversar com o gerente geral do Bourbon...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing