Minas Gerais pode ter a maior rota turística da América Latina

Continua depois da publicidade
Estado de Minas Gerais articula formação da Via Liberdade, rota turística com 309 municípios

Edição DIÁRIO com agências

O Governo de Minas articula a formação da maior rota turística da América Latina, a Via Liberdade, que ligará 309 municípios nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal, interligando as belezas históricas, culturais, artísticas e turísticas entre os quatro territórios.

É um projeto para valorização e resgate da imagem original de Minas, incluindo a Estrada Real,  será a maior rota turística da América Latina longitudinal, com 70% do patrimônio histórico do Brasil nela concentrado, indo do período colonial até a modernidade.

Veja também as mais lidas do DT

A Via Liberdade terá 1.179 quilômetros de percurso, sendo 830 dentro do estado de Minas Gerais, no eixo da BR-040 A rodovia liga importantes municípios ao longo da rota turística, pelos Caminhos da Liberdade, que levam às “Cidades Reais”, nome do selo criado para os municípios que cumprirem critérios turísticos, culturais e de infraestrutura.

O governo estadual deve publicar um decreto criando as novas rotas turísticas com articulação com municípios. Segundo o secretário, a Via Liberdade é uma iniciativa inédita e tem potencial de mudança da matriz econômica de Minas Gerais, transformando o turismo como principal gerador de empregos, renda e recursos no estado, superando a mineração.

O presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Wirley Reis, disse estar honrado em participar do projeto, que celebrará as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil.

O projeto será trabalhado em três eixos de ações, de forma conjunta, pelos estados e DF, sendo de estruturação, sinalização e promoção dos roteiros e destinos turísticos.  Dentre as ações propostas, estão a realização de encontros direcionados a pesquisadores, artistas e especialistas com temas relacionados aos marcos da história do Brasil; a celebração do bicentenário da Independência do Brasil; a promoção de destinos turísticos estratégicos; seminários sobre patrimônio e turismo; atividades de marketing de destino como apoio à comercialização dos territórios envolvidos junto a agências e operadoras; a utilização de portais do turismo e redes sociais para potencializar o acesso virtual; participação em feiras e eventos, nacionais e internacionais além de parcerias estratégicas com setor público, privado e entidades representativas do turismo.

O projeto busca as oportunidades por meio de ações e programas estratégicos, que incluem a pluralidade de patrimônios da humanidade, paisagens naturais exuberantes, capitais, metrópoles, o sertão, comidas típicas, arte e contemporaneidade.

PC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade