Ministro do Turismo: “Financiamento sai em uma semana, estourando 10 dias”

O ministro do Turismo Marcelo Alvaro Antonio foi o entrevistado na Festuris Live #4 promovida nesta terça-feira (19) pelos organizadores do Festival de Turismo em Gramado (RS), Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.

REDAÇÃO DO DIÁRIO (Paulo Atzingen)


Dentre as questões pré-agendadas que seriam perguntadas ao titular da pasta – e que serviu como mote para a boa audiência da live (cerca de 500 pessoas de todo o Brasil) –  a que se destacava era: “quais as medidas executadas pelo governo federal para salvar as empresas e manter os empregos do setor?”

Antes do ministro chegar a live estava aberta para apresentações e também para perguntas dos participantes. Ficou evidente que a grande questão era sobre o socorro às empresas do trade, já que medidas anunciadas pelo governo para mitigar os impactos econômicos provocados pela pandemia do coronavírus ainda são insuficientes e não estão chegando às micro, pequenas e médias empresas do turismo.

Marcelo adiantou-se aos próprios entrevistadores e lembrou que desde fevereiro já se reunia com a CNC – Confederação Nacional do Comércio prevendo os impactos e meios para contorná-lo. “A nossa meta e objetivo é sairmos (se referia aos setores) dessa crise o mais inteiro possível”. Marcelo lembrou que não mediu esforços junto ao ministério da Economia para setorizar o financiamento. “A MP 936 era genérica já que instituía o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Com a MP 963, direcionamos e ampliamos os recursos para o nosso setor”, disse.

Modelagem

A Medida Provisória 963 abre crédito extraordinário de R$ 5 bilhões extraordinário para empresas de turismo.

“Conseguimos esse crédito extraordinário via Fundetur – R$ 5 bilhões para atender o setor, no entanto sabemos que esse crédito socorro ainda não chegou. Mas estamos prestes a conseguir a partir de uma modelagem de crédito”, disse.

Segundo Alvaro Antonio, num prazo máximo de uma semana, – estourando os 10 dias, de acordo com o ministro, esse crédito já vai estar nas agências credenciadas.

O ministro explicou que o governo busca uma nova modelagem com o BNDES para flexibilizar e facilitar o acesso ao crédito. “Criamos uma portaria para abrir o credenciamento dos bancos privados. O objetivo é justamente aumentar a capilaridade para que assim nós tenhamos o escoamento desse recursos convenientemente”, afirmou.

Lock down e crédito

Entre a primeira resposta e a segunda pergunta Eduardo Zorzanello fez um contraponto lembrando da retomada do estado do Rio Grande do Sul obedecendo um protocolo de segurança estabelecido pelo governo.

Nesse momento, o ministro politizou o assunto, lembrando que há estados e cidades onde a flexibilidade é maior, mas em outros ocorre o contrário. “Parabenizo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Gomes, por esta flexibilização permitindo o retorno – embora coordenado e aos poucos – às atividades econômicas”, disse.

“Embora haja flexibilidade maior em uns, em outros (Estados), se o sistema produtivo estiver travado é possível que as próprias linhas de financiamento não saiam”, criticou, cravando sua defesa à linha de pensamento do presidente Jair Bolsonaro.

Retomada

Na relação de medidas para a retomada, Marcelo destacou que será imprescindível o fortalecimento do turismo interno. “O turismo rodoviário deverá ter uma atenção muito especial este ano. Em parceria com a iniciativa privada proporemos os modais de transportes (turismo regional e doméstico) e uma grande campanha publicitária nacional despertando essa consciência de que somos o primeiro no mundo em recursos naturais.

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Copa Airlines volta ao Rio de Janeiro a partir de 19 de outubro

A Copa Airlines volta a atender o Rio de Janeiro a partir de 19 de outubro com três voos semanais, saindo do Aeroporto Galeão....

LATAM produz 55 mil máscaras cirúrgicas para doação a hospitais

A LATAM Airlines Brasil informa que concluiu com sucesso em setembro a produção de 55.000 máscaras cirúrgicas, fabricadas em seu Centro de Manutenção (MRO)...

Ilha Aruba apresenta cenários instagramáveis e série de atividades para se reconectar com a natureza

A ilha de Aruba é um país autônomo do Reino dos Países Baixos e está localizada a 25 km ao norte da península de Paraguaná, na Venezuela Por...

Circuito Litoral Norte participa da ABAV Collab, Feira de Turismo que acontece de 27 de setembro a 2 de outubro

“Esse trabalho coordenado do Litoral Norte é fundamental para o posicionamento correto junto aos agentes viagens, atores importantes na ponta da venda”, ressalta o...

Embraer Aviação Comercial apresenta Marcelo Santiago como novo Vice-Presidente de Contratos e Gestão de Ativos

Marcelo Santiago substitui Simon Newitt, que permaneceu na empresa por duas décadas Por DIÁRIO com Agências A Embraer anunciou que Marcelo Santiago assumirá, no dia 1º...

Emirates retoma voos para Johanesburgo, Cidade do Cabo, Durban, Harare e Ilhas Maurício

A adição desses cinco destinos expandirá a rede global da Emirates para 92 destinos Por DIÁRIO com Agências A Emirates anunciou que retomará os voos para...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias

Open chat