Museu da Imigração celebra Dia da Consciência Negra

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

O Museu da Imigração, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, promove no dia 20 de novembro, uma série de atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Na programação, a palestra “Afreaka: A África fora dos estereótipos”, contação de história “Os sete novelos”, oficina de tear manual e uma visita especial com os educadores do museu. Toda a programação é gratuita.

A primeira atividade é a palestra “Afreaka: A África fora dos estereótipos”. No encontro, um debate que visa opor-se aos clichês, revelando uma África moderna, que está em busca de um contato mais próximo com o Brasil. Serão exibidos exemplos de protagonismo africano, usando sempre a cultura, inovação e educação como pontos de partida.

Veja também as mais lidas do DT

Depois, o público participa da contação de história “Sete Novelos”, seguida da “Oficina de tear manual”. Os dois eventos são comandados pelo núcleo de contadores da Perê Produções, o Agbalá Conta. O grupo desenvolve pesquisa e criação sobre os mitos e contos das culturas afrobrasileiras, africanas e indígenas. Toda a narrativa é elaborada com o objetivo de difundir a riqueza da tradição das culturas matrizes.

O evento finaliza com a visita temática Dia da Consciência Negra. O núcleo educativo do MI propõe ao público um passeio pela exposição de longa duração “Migrar: experiências, memórias e identidades”, evidenciando a influência das culturas de matriz africana nos costumes brasileiros.

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo. Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br

Programação:

Palestra Afreaka: A África fora dos estereótipos
Horário: 14h.
Inscrição pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br

Contação de história Sete Novelos/Oficina de tear manual
Horário: 15h.
Inscrição pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br

Visita temática Dia da Consciência Negra
Horário: 16h.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade