Museu de Arte do Rio: entrada grátis no sábado

Continua depois da publicidade

Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) oferece cinco exposições promovendo a Semana da Favela

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Ação faz parte das comemorações do Dia da Favela, que ocorre dia 4 de novembro

Para celebrar o “Dia da Favela”, o Museu de Arte do Rio (MAR) estará com entrada gratuita no próximo sábado, dia 04 novembro. Com a gratuidade o visitante poderá percorrer as cinco exposições em cartaz. São elas: “Funk: Um grito de ousadia e liberdade”, “Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros”, “Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural”, “Gira da poesia: 15 anos de Slam no Brasil” e “ Ònà irin: caminho de ferro”, além da instalação permanente “Morrinho”, no pilotis do prédio.

O MAR junto da Central Única das Favelas (CUFA) e de outras instituições vai promover a Semana da Favela, entre os dias 4 e 10 de novembro, para continuar a missão de ressignificar o conceito e o significado de favela. O motivo para o dia 04 de novembro ser celebrado é que a data foi escolhida pela CUFA porque foi neste dia que a expressão favela surge pela primeira vez em um documento público/oficial. Foi no Rio de Janeiro, em 1900, quando moradores do atual Morro da Providência, foram mencionados pelo então delegado de polícia, Eneas Galvão ao se dirigir ao governador como um espaço de sujeira, violência e prostituição. O Morro da Favela, ou da Providência, era formado por soldados que lutaram na Guerra dos Canudos (1896-1897), na Bahia, e ficaram marcados pela planta favela, muito comum no Sertão Nordestino.

A CUFA escolheu como homenageado desse ano, o sambista Zeca Pagodinho exatamente por ser uma referência e ao longo da sua trajetória ter contribuído para elevar a autoestima dessa população. No Rio de Janeiro, o Dia da Favela é lei no município desde 2006. E, no estado, desde 2019. Em São Paulo, a data entrou para o calendário oficial de eventos do município em 2015. Mais do que comemoração, a Semana da Favela será marcada por reflexão sobre os problemas existentes nestes territórios. Mas também haverá exaltação da representatividade, da resiliência e da potência presentes nestes territórios.


MUSEU DE ARTE DO RIO

O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais.

“O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um espaço de fortalecimento do acesso à cultura, ao ensino e à pluralidade intimamente relacionado com o território ao qual está inserido. Além de contribuir para a formação nas artes e na educação, tendo no Rio de Janeiro, com sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Leonardo Barchini, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram a parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, a partir de quando o instituto Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil, também via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

 

 

SERVIÇO

Museu de Arte do Rio GRATUITO

Data: 04 de novembro de 2023, sábado

Local: Museu de Arte do Rio – MAR

Endereço: Praça Mauá, 5, Centro

Horário de funcionamento:

Retirada na bilheteria e/ou totens: 10h30 às 17h

Visitação ao pavilhão de exposições: 11h às 18h (última entrada às 17h)

Priscilla Casagrande
Assessora de Imprensa
+55 (21) 3031.2792
Praça Mauá, 5, Centro – CEP 20081-240 – Rio de Janeiro/RJ
+55 (21) 3031 2741 | museudeartedorio.org.br
twitter.com/MuseuArteRio | instagr.am/museudeartedorio | fb.com/museudeartedorio

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Publicidade
Publicidade

Recentes

Mais do DT

Publicidade