Natal Imperial 2019 tem programação cultural e festa para o público

 O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e o prefeito Bernardo Rossi abriram na noite de quinta-feira passada (14) o Natal Imperial 2019. Com 40% a mais de iluminação em relação ao ano anterior, o município se transformou em um grande cenário de Natal, que vai contar com uma extensa programação cultural até o dia 12 de janeiro.  Ao longo de 60 dias de festa, o público vai poder contar com a Casa do Papai Noel, shows, desfiles, atividades para as crianças, gastronomia e artesanato. Todas as atrações promovidas pela prefeitura são gratuitas.

EDIÇÃO DO DIÁRIO

A solenidade de abertura do evento, que aconteceu no Palácio de Cristal – o coração da festa -, contou ainda com apresentações do Coral de Sinos do IPAE, do Vocal Somos Um e da orquestra Compasso Jazz Band. Para o governador, que acompanhou a cerimônia do início ao fim e ainda participou da apresentação do Coral de Sinos ao lado do prefeito, Petrópolis já é uma referência. “Estou muito feliz de ver esse momento tão especial. O Natal Imperial é uma referência de turismo para o estado e para o país”, disse, acompanhado do vice-governador Claudio Castro.

“Petrópolis ficou durante anos esquecida para o turismo. Mas em pouco tempo conseguimos elevar a cidade à categoria A no Mapa do Turismo Nacional, aumentamos o número de empregos no setor, o número de visitantes, estamos cuidando do nosso patrimônio histórico e turístico. E a valorização das festas, como o Natal Imperial, faz parte disso. É um evento que gera empregos, enche hotéis e restaurantes, movimenta o comércio”, completa o prefeito Bernardo Rossi.

Esta é uma das principais festas do calendário turístico da cidade – junto com a Bauernfest. No ano passado, o evento movimentou R$ 300 milhões na economia da cidade com a vinda de 450 mil pessoas. “O Natal Imperial movimenta toda a cidade. Para este fim de semana, a expectativa dos hotéis, por exemplo, é ultrapassar os 90% de ocupação. A festa fez uma nova alta temporada em Petrópolis”, pontua o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Durante a abertura do evento, o público pôde conferir o acender das luzes. Este ano, a cidade está com 40% a mais de iluminação, que foi expandida para os bairros, atendendo um pedido de moradores e comerciantes. O clima de Natal fica completo ainda com toda a programação cultural. “São apresentações de música, desfiles – inclusive em Itaipava, atividades para as crianças, ou seja, diversas atrações para toda a família”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

Neste fim de semana, o padre Fábio de Melo se apresentou no Parque Municipal, em Itaipava, nesta sexta-feira (15), às 20h, com entrada gratuita. E no domingo (17) aconteceu o 10º Festival de Bandas, na Praça da Liberdade, a partir de 10h.

A solenidade de abertura da festa foi acompanhada também por secretários estaduais e municipais, vereadores e o deputado Vinicius Farah. O padre Renato Gomes,da paróquia do São Sebastião, também fez uma benção para a festa durante a cerimônia.

Casa do Papai Noel, desfiles e corais entre os destaques da programação

Entre os destaques do Natal Imperial está a Casa do Papai Noel, que este ano vai funcionar no Palácio de Cristal, que foi palco da abertura da festa. Por lá, o público vai poder contar não só com a casa do “Bom Velhinho”, mas também uma cenografia especial que promete encantar, principalmente, as crianças. O espaço também recebe diversos shows, como de bandas e corais, além de artesanato e gastronomia. As barracas de comida estarão separadas por gastronomia típica de vários países, como Japão, Itália, Alemanha, Portugal, entre outras. A Casa do Papai Noel funciona todos os dias, de segunda à sexta-feira, das 17h às 20h; sábados e domingos das 11h às 14h e das 17h às 20h (os dias 23, 24 e 25 de dezembro funcionarão nos mesmos horários do fim de semana). Vale lembrar que o Palácio fica aberto todos os dias, a partir de 9h.

Sucesso nas edições passadas, as Paradas Iluminadas estarão de volta. Este ano, os desfiles acontecem nos dias 08, 15 e 22 de dezembro, na Rua do Imperador, às 19h. É um espetáculo a céu aberto, que conta com fantasias e alegorias de Natal, além de uma trilha sonora inspiradora, que levará o público a mergulhar nesse clima de encantamento. Um desfile de Natal também acontece em Itaipava, no dia 14 de dezembro, às 20h.

Já a Praça da Liberdade se transforma na Vila Imperial, com uma grande árvore de 30 metros de altura, decoração especial e gastronomia, além de atrações culturais, como shows do Trio Dubrá, Carol Coutas, Dois Num Samba, entre diversos outros.

Por toda a cidade, casas e estabelecimentos comerciais também entram no clima da festa e ganham um estímulo extra com os concursos da “Casa Mais Enfeitada” e “Vitrine Mais Enfeitada”.

O Palácio Amarelo (Câmara dos Vereadores) e a fachada da UCP do Relógio das Flores voltam a receber o videomapping.

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Bolsa qualificação beneficia turismo de Foz do Iguaçu e preserva 4,5 mil empregos

Foz do Iguaçu vem adotando diversas medidas para preservar empregos e amenizar o impacto social provocado pela pandemia no novo coronavírus (Covid-19). Uma delas...

Portugal recebe o Selo ‘Safe Travels’ do World Travel & Tourism Council

Este selo visa reconhecer destinos que cumprem protocolos de saúde e higiene alinhados com os Protocolos de Viagens Seguras emanados pelo WTTC, ajudando, sobretudo,...

Os  Embaixadores do Rio e a retomada do turismo fluminense

Bayard Do Coutto Boiteux*O Rio  de Janeiro com a pandemia causada pelo Covid-19 passa o pior momento de sua história turística nas últimas décadas....

Prefeito de São Sebastião oficializa Área de Proteção Ambiental Baleia Sahy

Nesta sexta-feira (5), o prefeito do município de São Sebastião, Felipe Augusto, assinou o decreto que regulamenta o Plano de Manejo da Área de...

União Europeia só abrirá totalmente as fronteiras internas no final de junho

A União Europeia só abrirá totalmente as fronteiras internas no final de junho e começará a suspender as restrições a viagens fora do bloco...

Accor amplia programa Plant for the Planet agora para a Colômbia

Para reforçar seu objetivo com a preservação ambiental e preocupação com os insumos que utiliza em seus hotéis, a Accor anuncia no Dia Internacional...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias