Natal Imperial 2019 tem programação cultural e festa para o público

 O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e o prefeito Bernardo Rossi abriram na noite de quinta-feira passada (14) o Natal Imperial 2019. Com 40% a mais de iluminação em relação ao ano anterior, o município se transformou em um grande cenário de Natal, que vai contar com uma extensa programação cultural até o dia 12 de janeiro.  Ao longo de 60 dias de festa, o público vai poder contar com a Casa do Papai Noel, shows, desfiles, atividades para as crianças, gastronomia e artesanato. Todas as atrações promovidas pela prefeitura são gratuitas.

EDIÇÃO DO DIÁRIO

A solenidade de abertura do evento, que aconteceu no Palácio de Cristal – o coração da festa -, contou ainda com apresentações do Coral de Sinos do IPAE, do Vocal Somos Um e da orquestra Compasso Jazz Band. Para o governador, que acompanhou a cerimônia do início ao fim e ainda participou da apresentação do Coral de Sinos ao lado do prefeito, Petrópolis já é uma referência. “Estou muito feliz de ver esse momento tão especial. O Natal Imperial é uma referência de turismo para o estado e para o país”, disse, acompanhado do vice-governador Claudio Castro.

“Petrópolis ficou durante anos esquecida para o turismo. Mas em pouco tempo conseguimos elevar a cidade à categoria A no Mapa do Turismo Nacional, aumentamos o número de empregos no setor, o número de visitantes, estamos cuidando do nosso patrimônio histórico e turístico. E a valorização das festas, como o Natal Imperial, faz parte disso. É um evento que gera empregos, enche hotéis e restaurantes, movimenta o comércio”, completa o prefeito Bernardo Rossi.

Esta é uma das principais festas do calendário turístico da cidade – junto com a Bauernfest. No ano passado, o evento movimentou R$ 300 milhões na economia da cidade com a vinda de 450 mil pessoas. “O Natal Imperial movimenta toda a cidade. Para este fim de semana, a expectativa dos hotéis, por exemplo, é ultrapassar os 90% de ocupação. A festa fez uma nova alta temporada em Petrópolis”, pontua o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Durante a abertura do evento, o público pôde conferir o acender das luzes. Este ano, a cidade está com 40% a mais de iluminação, que foi expandida para os bairros, atendendo um pedido de moradores e comerciantes. O clima de Natal fica completo ainda com toda a programação cultural. “São apresentações de música, desfiles – inclusive em Itaipava, atividades para as crianças, ou seja, diversas atrações para toda a família”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

Neste fim de semana, o padre Fábio de Melo se apresentou no Parque Municipal, em Itaipava, nesta sexta-feira (15), às 20h, com entrada gratuita. E no domingo (17) aconteceu o 10º Festival de Bandas, na Praça da Liberdade, a partir de 10h.

A solenidade de abertura da festa foi acompanhada também por secretários estaduais e municipais, vereadores e o deputado Vinicius Farah. O padre Renato Gomes,da paróquia do São Sebastião, também fez uma benção para a festa durante a cerimônia.

Casa do Papai Noel, desfiles e corais entre os destaques da programação

Entre os destaques do Natal Imperial está a Casa do Papai Noel, que este ano vai funcionar no Palácio de Cristal, que foi palco da abertura da festa. Por lá, o público vai poder contar não só com a casa do “Bom Velhinho”, mas também uma cenografia especial que promete encantar, principalmente, as crianças. O espaço também recebe diversos shows, como de bandas e corais, além de artesanato e gastronomia. As barracas de comida estarão separadas por gastronomia típica de vários países, como Japão, Itália, Alemanha, Portugal, entre outras. A Casa do Papai Noel funciona todos os dias, de segunda à sexta-feira, das 17h às 20h; sábados e domingos das 11h às 14h e das 17h às 20h (os dias 23, 24 e 25 de dezembro funcionarão nos mesmos horários do fim de semana). Vale lembrar que o Palácio fica aberto todos os dias, a partir de 9h.

Sucesso nas edições passadas, as Paradas Iluminadas estarão de volta. Este ano, os desfiles acontecem nos dias 08, 15 e 22 de dezembro, na Rua do Imperador, às 19h. É um espetáculo a céu aberto, que conta com fantasias e alegorias de Natal, além de uma trilha sonora inspiradora, que levará o público a mergulhar nesse clima de encantamento. Um desfile de Natal também acontece em Itaipava, no dia 14 de dezembro, às 20h.

Já a Praça da Liberdade se transforma na Vila Imperial, com uma grande árvore de 30 metros de altura, decoração especial e gastronomia, além de atrações culturais, como shows do Trio Dubrá, Carol Coutas, Dois Num Samba, entre diversos outros.

Por toda a cidade, casas e estabelecimentos comerciais também entram no clima da festa e ganham um estímulo extra com os concursos da “Casa Mais Enfeitada” e “Vitrine Mais Enfeitada”.

O Palácio Amarelo (Câmara dos Vereadores) e a fachada da UCP do Relógio das Flores voltam a receber o videomapping.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redação
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    Mais recentes

    Novos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro são anunciados

    Foram anunciados na tarde desta sexta-feira (22) o nome dos 26 novos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro. O evento vem ano a...

    Operadoras não vendem 50% do que venderam no mesmo mês de dezembro, em 2019

    Um balanço apresentado na tarde desta sexta-feira (22) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa - aponta que o faturamento referente às...

    Turismo Sustentável começam a ser gerados na Grande Reserva Mata Atlântica

    Negócios de turismo sustentável e produção de natureza localizados nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo serão impactados pelo primeiro Centro de...

    Pierfrancesco Vago nomeado Presidente Executivo Global da Cruise Lines International Association (CLIA)

    Uma nota da MSC Cruzeiros acaba de informar que seu presidente honorário Pierfrancesco Vago foi nomeado Presidente Executivo Global da Cruise Lines International Association...

    GOL e LATAM fazem juntas voos da colaboração e da solidariedade

    A GOL e a LATAM demonstram espírito de cooperação e solidariedade no momento da distribuição das vacinas contra a Covid-19. A GOL levou 500...

    Japão nega que as Olimpíadas sejam canceladas

    TÓQUIO (Reuters) - O Japão se manteve firme na sexta-feira em seu compromisso de sediar as Olimpíadas de Tóquio este ano e negou um...

    Relacionadas

    Open chat