Navio escola promove confraternização entre argentinos e baianos

Continua depois da publicidade

O navio escola argentino Libertad recebeu a bordo convidados, incluindo autoridades, representantes de consulados e do segmento turístico, para um coquetel de confraternização na noite de quinta (29), no porto de Salvador.  Veleiro de três mastros pertencente à Armada Argentina, a embarcação está aberta à visitação pública até esta sexta-feira (30), no Terminal Marítimo (Comércio).

EDIÇÃO DO DIÁRIO e agências.

Construído em 1962, o Libertad realiza sua viagem de instrução de número 48, para completar a formação profissional geral e náutica de futuros oficiais, incrementar sua experiência naval e contribuir com a sua formação cultural.

Veja também as mais lidas do DT

Presente ao evento, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, destacou a contribuição dos visitantes argentinos para o turismo baiano. “Os argentinos são os estrangeiros que mais nos visitam e recebemos os estudantes do navio escola de braços abertos para conhecer nossos cartões-postais e nossa cultura”, afirmou.

O comandante do navio, capitão de Mar e Guerra Juan Carlos Romay, aproveitou a passagem pela capital baiana para visitar lugares que conheceu em 2017. “Tive o prazer de conhecer Salvador na época em que estudei na Escola Naval do Rio de Janeiro e fui agora a lugares como o Farol da Barra e o Pelourinho para relembrar”, revelou.

A recepção a bordo do Libertad teve o apoio do consulado da Argentina. “É um privilégio receber nosso navio insígnia, uma verdadeira embaixada flutuante que percorre o mundo levando nossa cultura e estreitando os laços com a Marinha dos diversos países”, afirmou o cônsul-geral Pablo Virasoro.

Da Marinha do Brasil, o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante André Luiz Silva Lima, destacou que “a Marinha da Argentina tem um relacionamento muito próximo com a brasileira”. Já o comandante da Capitania dos Portos da Bahia, capitão de Mar e Guerra Márcio Gomes Amaral, disse que “este tipo de visita é muito importante para estreitar os laços entre o povo argentino e o brasileiro, pois, apesar de ser militar, é um navio diplomático”.

Também estiveram presentes à recepção no Libertad, dentre outros, a cônsul geral de Cuba, Milena Caridad Zaldivar Piedra; o cônsul honorário da Itália, Andrea Garziera; o coronel italiano Francesco Fallica; o sócio da Abrescco, Enrique Martin-Ambrosio; o vice-presidente da Abav-Ba, Jorge Pinto; o presidente da Abrajet-Ba, Gorgônio Loureiro; o presidente do Salvador Destination, Roberto Duran, e o vice-presidente do Fecomércio-Ba, Kelsor Gonçalves Fernandes.

Tripulação – Embarcação do tipo fragata, o Ara Libertad tem atualmente 283 tripulantes, 26 oficiais, 191 suboficiais e cabos, 47 guardas-marinha em comissão, 19 professores, capelães e convidados.

O navio fica em Salvador até sábado, quando parte para atravessar o Atlântico rumo à Europa. A viagem de instrução durará aproximadamente cinco meses, retornando ao porto de Mar Del Plata no dia 25 de janeiro de 2020.

A visitação pública pode ser feita das 14 às 17 horas desta sexta-feira (30).

www.turismo.ba.gov.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade