O caleidoscópico carnaval do Nordeste vai começar – Confira aqui as dicas das cidades!

Continua depois da publicidade

por Nairson Socorro*

Viajar a um local tranquilo e sossegado para repor as energias gastas no trabalho e/ou no estudo; viajar e curtir as festas de momo em um grande centro de festejos carnavalescos; viajar e curtir belas praias; viajar e aproveitar para conhecer roteiros culturais; viajar e aproveitar o feriado para ter um momento também de reflexão…

São várias as motivações, mas o objetivo é quase que uma unanimidade, quando se questiona “o que fazer no período do carnaval?”. A resposta está sempre ligada a viajar, quase ninguém quer ficar em casa no período das festas de Momo.

Veja também as mais lidas do DT

Nessa época, muitos vão ao Rio de Janeiro, curtir o carnaval carioca que tem como carro chefe o desfile das escolas de samba, os blocos de rua, e até mesmo os tradicionais bailes de Carnaval. Outros optam por São Paulo, (que é hoje o destino que mais cresce neste período momesco), enquanto alguns preferem destinos com motivações diferentes, a exemplo das cidades históricas de Minas Gerais, que realizam um carnaval mais tradicional, mas sempre viajar é a tônica nesse período.

No Nordeste existe uma variedade de opções, para quem pretende viajar nesses dias de folga. Para quem busca a folia momesca, as grandes ofertas são Salvador, com seus blocos, puxados por trios elétricos, ou Recife/Olinda, com o Galo da Madruga e uma infinidade de blocos, desfilando pelas ruas e subindo as ladeiras que formam o trajeto do cortejo carnavalesco.

Salvador é considerada a capital do axé, ritmo da Bahia que caracteriza o Carnaval no Estado (Crédito: DT)

Salvador – BA

Em 2020, as festividades de carnaval em Salvador começam nos dias 15 e 16 de fevereiro com o Fuzuê e Furdunço, que antecedem a Abertura Oficial do Carnaval de Salvador. O Carnaval da Bahia é considerado pelos baianos, a maior festa de participação popular do mundo. O evento atrai mais de 1 milhão de turistas.

Salvador é considerada a capital do axé, ritmo da Bahia que caracteriza o Carnaval no Estado e foi iniciado, na década de 50, pela dupla de músicos Dodô e Osmar, a partir de uma mistura do frevo Pernambucano e a guitarra elétrica. Os trios elétricos também são uma das principais marcas, eles percorrem os circuitos do carnaval levando renomados artistas nacionais. Em 2019 a programação de Salvador contou com mais de 200 atrações no carnaval dos Bairros e 700 apresentações nos circuitos oficiais.

O Carnaval de Recife em 2020 começará no dia 21 de fevereiro (sexta) e vai até a manhã do dia 26 (quarta-feira). (Crédito: divulgação)

Recife e Olinda – PE

Já o carnaval de Pernambuco é um dos mais diversificados e tradicionais do Brasil. Recife a capital do estado e a vizinha cidade, e primeira capital, Olinda exibem sua cultura na mistura de ritmos, com festas para todos os gostos e bolsos. O estado aposta em um carnaval democrático e plural e segue a tradição da festa com blocos de rua, shows e agremiações. É possível ouvir e dançar maracatu, frevo, coco, samba, ritmos africanos, além da música popular brasileira.

O Carnaval de Recife em 2020 começará no dia 21 de fevereiro (sexta) e vai até a manhã do dia 26 (quarta-feira). Porém, grandes prévias aguardam os foliões antecipadamente.

As praias da região de Porto Seguro são uma boa pedida (Crédito: Eduardo Andreassi)

Outras opções

A cultura nordestina é extremamente rica e cheia de tradições. Em função disso a região é bastante procurada no período carnavalesco. Acrescido a isso, suas belezas, o clima, a animação e a hospitalidade contagiante do seu povo, fazem do Nordeste um dos destinos preferidos pelos turistas. Em todos os estados da região, além de muita festa e animação, o turista pode encontrar ainda uma infinidade de roteiros, para quem quer descanso ou lazer nesse período.

O visual das belas praias e os pontos turísticos também encantam aqueles que escolhem o Nordeste como destino para o feriado. Por isso, vamos saber um pouco mais sobre o Carnaval em cinco cidades diferentes da região Nordeste. Assim, você pode escolher seu destino, preparar as malas e cair na folia.

Porto Seguro, destino muito procurado, na Bahia
(Foto: arquivo DT)

Porto Seguro – BA

De 21 a 25 de fevereiro, a folia momesca na Costa do Descobrimento terá a participação de grandes artistas baianos, como Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Saulo Fernandes, Tatau, É o Tchan, Tayrone, Lincoln, Cheiro de Amor e Zé Paulo. Porto Seguro já é o segundo destino mais procurado da Bahia para os festejos do carnaval e, por isso, as atrações foram pensadas e planejadas para receber os milhares de foliões que estarão na cidade.

Na orla de Atalaia, onde está situado a maioria dos hotéis, não é permitido o acesso aos trios elétricos (Crédito: Pixabay)

Aracaju – SE

Sergipe, onde tudo é tão perto, oferece opções para quem quer usufruir do período momesco, na folia ou no descanso. Na orla de Atalaia, onde está situado a maioria dos hotéis, não é permitido o acesso aos trios elétricos, e/ou desfiles de blocos carnavalescos, o que oportuniza oferecer tranquilidade aos que buscam o descanso nesse período.

Essa característica é utilizada para que se venda o destino Aracaju, como local de tranquilidade. Porém, para quem deseja cair na folia, roteiros também são ofertados. No centro da cidade, a opção é Bloco do Rasgadinho, que é aberto ao público e oferece este ano programação com início no dia 21 se estendendo até 25 de fevereiro. Existe também boas opções nas praias, localizadas nos municípios da região da grande Aracaju, (Pirambu, Estância, São Cristóvão Itaporanga d’Ajuda), todas em um raio não superior a 60 quilômetros de distância da capital, Aracaju.

Bloco Pinto da Madrugada, em Maceió (Crédito: divulgação)

Maceió – AL

Conhecida pelas belas praias e cenários incríveis, Maceió também tem uma programação de carnaval muito peculiar e ideal tanto para quem procura fugir dos grandes centros que oferecem folia intensa quanto para quem quer curtir alguns blocos carnavalescos.

A cidade se aquece para o carnaval de uma forma bem diferenciada e usa as prévias como sua principal atração. Os dias de carnaval propriamente dito, são marcados por tranquilidade e ruas vazias de foliões, oportunidade perfeita para quem busca exatamente isso. E para os adeptos do “não carnaval”, Maceió possui um leque enorme de possibilidades com suas praias tranquilas, gastronomia única e estrutura digna de receber muito bem quem aqui chegar.

Fortaleza oferece uma vasta programação com shows de grandes artistas (Crédito: pixabay)

Fortaleza – CE

Com o chamado Ciclo Carnavalesco, Fortaleza oferece uma vasta programação com shows de grandes artistas, diversos pontos de folia e desfiles de blocos de rua, com uma diversificada programação elaborada pelos poderes públicos estadual e municipal, além de associações e entes privados.

Tradicionalmente, os pontos principais de concentração são: Praia de Iracema, Avenida Domingos Olímpio, Bar da Mocinha, Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões e o mais recente, Mercado da Aerolândia. Nesses locais apresentaram-se vários blocos e artistas nacionais.

São Luís tem uma diversificada programação, incluindo artistas e grupos tradicionais maranhenses (Crédito: divulgação)

São Luiz – MA

Com uma diversificada programação artística e cultural, Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís elaboraram uma diversificada programação, incluindo artistas e grupos tradicionais maranhenses, com destaque a Bicicleta do Samba, e artistas nacionais. O evento que é promovido conjuntamente pelo Governo e Prefeitura visa uma festa bonita e com toda infraestrutura para a realização das brincadeiras e diversão dos foliões.

Serão atrações gratuitas, para todas as idades e em diversos espaços públicos. A folia acontece de 21 a 25 de fevereiro, nos circuitos Beira-Mar, Madre de Deus, Passarela e o novo circuito Rio Bacanga. Inúmeras atrações que marcam a força e a tradição do carnaval de rua, a mistura de ritmos e a exaltação da cultura maranhense foram contempladas para celebrar a alegria com segurança e bem-estar durante os cinco dias de folia momesca.

Blocos tradicionais, blocos alternativos, escolas de samba, shows e bailinhos infantis estão na grade de programação, que este ano conta com a apresentação de mais de 300 grupos artísticos. O circuito Beira Mar, contará com grandes nomes da música brasileira, convidados dos blocos de trio e com shows no palco.


NAIRSON BARRETO –  NORDESTE

Nairson Barreto Socorro é  jornalista, graduado em Turismo e História pela Universidade Tiradentes – UNIT, e pós-graduado em Turismo e em Cultura Popular pela Faculdade de Sergipe – FASE, diretor da Rádio Boas Novas Aracaju e editor da revista Viaje Sergipe. Responde pela coluna NORDESTE.


Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade