“O repórter de viagem e o guia de turismo são movidos pela paixão”, diz Paulo Atzingen

Continua depois da publicidade

Por Zaqueu Rodrigues (Repórter freelancer do DT)

Dadas as particularidades de cada profissão, o repórter de viagem e o guia de turismo perseguem o mesmo objetivo: alcançar a essência de um destino e revelar as singularidades que compõem a sua realidade e a cultura de seu povo.

Nessa busca contínua e sensível, a relação entre repórter e guia é preciosa. As proximidades entre essas profissões foram esmiuçadas pelo jornalista e escritor Paulo Atzingen na palestra “Guias de Turismo: poesia, paixão e realidade”, realizada no 39º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo, que acontece até este domingo (26) em Salvador.

Veja também as mais lidas do DT

“Ambos trabalham com a realidade e precisam ser movidos pela paixão. O guia de turismo conta a história de um lugar, o repórter de viagem a reconta. Ambos precisam escavar a realidade para extrair a sua essência e sua poesia. E cada destino tem a sua narrativa própria”, pontou Atzingen.

Fundador do jornal DIÁRIO DO TURISMO, que completará 15 anos em 2020, Atzingen ressaltou que as grandes reportagens acontecem quando o repórter de viagem encontra grandes personagens e paisagens. “Essa grandiosidade, no entanto, não se trata de tamanho; ela pode estar em coisas pequenas e escapar ao olhar apressado”, explicou ele.

O palestrante envolveu a platéia com a pergunta: “Por que você é Guia de Turismo?”

Tudo era papel

Atzingen também destacou que é preciso manter acesa a chama da profissão diante de um mercado repleto de desafios e transformações constantes. Como exemplo, citou o trabalho desempenhado no jornal Diário do Turismo. “Criamos o DIÁRIO num momento em que era tudo papel. O amor pelo ofício nos motiva e inspira a renovar”, disse.

Em sua palestra aos guias de turismo de todo o país, Atzingen apresentou algumas reportagens para explicar a importância do guia para o trabalho do repórter de viagem. Entre elas a intitulada “Trilha, batuques e medição no Portal de Hércules”, na Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, escrita e publicada em março deste ano. A participação e o do guia Sandro Tanaka foi crucial para conhecer o destino.

Outro destino nacional apresentado por Atzingen no Brasil e que foi imprescindível o papel do guia de turismo, foi São Cristóvão, em Sergipe.

“Morador da cidade de São Cristóvão, município localizado a 26 km de Aracajú, Edivaldo Santos desempenha a função de guia turístico da região e preserva um profundo conhecimento que ilumina a grandiosa história do local”, contou Atzingen.

Já na reportagem “Chapada das Mesas: um banquete a céu aberto para todos os olhos”, no Maranhão, o guia de ecoturismo Renildo Cedrin de Barros é o personagem fundamental. “As formações montanhosas por aqui se fragmentaram há milhões de anos e formaram grandes mesas ou mesetas, dependendo do seu tamanho. Elas eram cercadas por antigos mares”, revelou o guia a Atzingen.

 

Palestras são realizadas dentro da nave do Convento do Carmo (Crédito: Eric Afonso)

Para os Loucos

Nos 50 minutos de uma conversa descontraída que percorreu diferentes aspectos que compõem uma boa reportagem de viagem, Atzingen declamou a sua crônica Por que Escrevo?, publicada em novembro de 2018. Num trecho, ele diz: “Escrevo para os loucos, para os informais, para os deserdados e solitários, escrevo para os órfãos das letras. Para aqueles que estão com mil coisas na cabeça e gritam dentro de si: parem com esse silêncio! eu quero diálogo, franqueza, verdade!”

Em seguida convocou os guias a responderem: “Por que vocês são guias de turismo?” E ouviu vários depoimentos sinceros, saindo do coração dos profissionais.

A história de um lugar é feita pelas pessoas, nunca se esqueçam disso, lembrou Atzingen. “Em uma época de tantos achismos, superficialidades, individualidade e egocentrismo, receber um novo conhecimento é sempre edificante. Aos Guias de Turismo de todo o país, o meu mais sincero respeito e admiração”, concluiu.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade