“O turismo é imbatível”, diz Magda Nassar emocionada na cerimônia de abertura da Abav Expo & Collab 2021

Continua depois da publicidade

Inaugurada nesta quarta-feira (6), a 48ª edição sinaliza uma nova etapa para a tradicional feira de turismo da América Latina

POR ZAQUEU RODRIGUES


A 48ª Abav Expo & Collab, inaugurada nesta quarta (6) no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, representa uma nova etapa na história do tradicional evento dos agentes de viagem. A partir de agora, a feira se torna itinerante, passa a ser realizada em formato híbrido e simboliza a esperança de retomada econômica do turismo brasileiro.

Jogar luz nas mudanças operadas no turismo desde o início da pandemia e encontrar os caminhos para superar a crise são alguns dos grandes temas que irão pautar a programação da 48ª Abav Expo & Collab até esta sexta-feira (8), seja nos espaços de conteúdos e painéis, seja nas reuniões de negócios ou nos estandes.

Veja também as mais lidas do DT

Presidente da Abav Nacional e anfitriã da 48ª Abav Expo & Collab 2021, Magda Nassar falou emocionada sobre as perdas e os desafios do setor para atravessar esse período. “É um dia muito importante para nós. Estamos de pé. Hoje voltamos para fortalecer ainda mais o nosso turismo”, disse Nassar.

“É um dia muito importante para nós. Estamos de pé. Hoje voltamos para fortalecer ainda mais o nosso turismo”, disse a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar (Foto: Rogério Lima-freelancer para o DT)

“No final de 2019 nunca íamos imaginar que mais de 275 milhões de pessoas seriam infectadas pelo coronavírus. Cada um de nós conhece alguém que perdeu a batalha contra a Covid-19”, ressaltou Magda, lamentando as mais de 599 mil mortes no Brasil causadas pela Covid-19. Graças à Deus temos a ciência e vamos superar esse período”, contextualizou Magda reforçando as medidas de biossegurança da feira.

Nós sabemos entregar resultados

A presidente da Abav Nacional também destacou as ações de integração entre entidades representativas no enfrentamento unificado da crise. “Tivemos mais de 700 reuniões com o ministério do Turismo, com senadores, com bancos, ministério da Justiça… Criamos o G20 para juntos passarmos por esse período. A nossa união está sendo fundamental para dar sustentabilidade. Os agentes de viagens estão sendo grandes heróis do setor”.

Em sua fala, Magda ainda aproveitou para fazer um pedido especial. “Entre as lideranças aqui no palco, não temos representação feminina. Eu quero muito encerrar o meu mandato vendo mais mulheres aqui no palco. As mulheres fazem muito. Votem em mulheres. O turismo é forte, o turismo é imbatível. Nós sabemos entregar resultados”.

Presidente da Abih Nacional, Manoel Linhares celebrou a presença do trade na abertura da 48ª Abav Expo & Collab e pediu posicionamento do poder público. “Se todo prefeito, governador, presidente olhasse para o turismo, não teríamos desemprego. Hoje o turismo volta mais pujante”, disse Linhares durante a cerimônia.

Imagem captada durante a solenidade de abertura (Crédito: Rogério Lima/DT)

Planejamento e Execução

José Roberto Tadros, presidente da CNC, ressaltou que o turismo perdeu R$ 413 bilhões de reais desde o início da prolongada crise econômica e sanitária. “Com planejamento e execução o setor pode liderar a retomada econômica”, acredita Tadros, que vê a feira Abav Expo & Collab como mais um passo nessa jornada de recuperação do turismo.

Presidente do Fornatur, Bruno Wendling avisou que o futuro do turismo depende da capacidade de agir coletivamente. “O turismo influencia e é influenciado por todos os setores da economia. Precisamos nos debruçar em estratégias conjuntas e ter a capacidade de fazer a gestão do destino, não apenas dos nossos empreendimentos ou dos associados. Na pandemia fomos obrigados a construir de forma coletiva, algo que o turismo não estava acostumado a fazer”.

Reencontros marcam feira em Fortaleza (Crédito: Rogério Lima)

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, aproveitou o seu tempo de fala na cerimônia de abertura da 48ª Abav Expo para dizer que está defendendo o Brasil. “Infelizmente o Brasil tem sofrido ataque da imprensa internacional, principalmente a francesa”, afirmou o ministro. “Sou o ministro que mais viaja e o que mais trabalha também”, completou ele. Em seu discurso, Neto elogiou o presidente e repetiu que “o Brasil é a maior história de sucesso que nunca aconteceu” e “o combustível de avião no país é o mais caro do mundo”.

Terra da Luz

Camilo Santana, governador do estado do Ceará, afirmou na cerimônia de abertura que o estado está muito feliz de receber a Abav Expo, pela primeira vez fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo. E destacou: “Sejam bem-vindos à terra da Luz. Acreditamos que o grande caminho para construir uma país mais justo e humanitário é investir em educação. O desafio agora é vacinar 100% da população. Essa é a única forma de passarmos por esse momento que afetou tão fortemente o turismo. O turismo é uma grande alternativa para a gente fortalecer a economia e gerar empregos. Viva o turismo brasileiro!”.

A Expo Abav segue até sexta-feira (8), em modelo híbrido, por meio de atividades presenciais, cumprindo protocolos de prevenção à Covid-19, e pela internet. O evento tem a participação de 184 expositores.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade