Ouro Preto (MG) esbanja história e promove imersão ao passado do país

Continua depois da publicidade

Referência no Brasil e no exterior, reconhecida e tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade, Ouro Preto é passado conservado da história de Minas Gerais e do Brasil.

por EDUARDO ANDREASSI (Texto e Foto)

—————–

Palco de uma riqueza histórica e cultural ilimitada, as igrejas, casas e ladeiras por onde passamos proporcionam uma aula de história até para os mais desatentos.
Distante 90 quilômetros de Belo Horizonte, 680 de São Paulo, 400 do Rio de Janeiro e 440 de Vitória a região atrai turistas por sua importância histórica e seu conjunto de construções em estilo Barroco. Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1980, o município também abriga opções para quem gosta de curtir a natureza, como cachoeiras, mirantes, trilhas e rios. Dois personagens são lembrados por suas obras e movimentos: Tiradentes e Aleijadinho.
Pelas ruas estreitas observamos construções antiquíssimas e bem conservadas, como igrejas decoradas com ouro, metal  encontrado em abundância na época, e que trouxe muitos mercadores, artesãos, engenheiros, advogados, clero, nobres, médicos, poetas, e serviçais.Um deslumbre para os olhos.
Cada rua, cada imóvel, cada trecho só nos faz relembrar e nos oferece uma “volta ao passado”. Bem estruturada em pousadas, artesanato, lojas, guias e gastronomia, sem apagar o “ar de século XVIII”, Ouro Preto é um dos principais destinos de turismo do Brasil e do mundo.
Porém, Ouro Preto não é só História. Há festivais culturais o ano inteiro e paisagens maravilhosas. Seus distritos transmitem informação e tranqüilidade quando visitamos. Eventos como Carnaval, Corpus Christi, Cineop (Mostra de Cinema de Ouro Preto) e Semana do Aleijadinho atraem milhões de pessoas.
A Igreja São Francisco de Assis encanta os visitantes e devotos por seu projeto arquitetônico assinado por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e pelas pinturas de Manuel da Costa Ataíde. O início de sua construção ocorreu em 1766.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade