Palácio da Liberdade é atração gratuita para visitar em Belo Horizonte

O Palácio da Liberdade é uma visita imperdível para quem vai a Belo Horizonte. Situado na icônica Praça da Liberdade, a curta distância da Avenida Afonso Pena, do Palácio das Artes e do Parque Municipal, a antiga sede do governo de Minas Gerais pode ser visitada gratuitamente.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Projetado e construído para ser a sede e o símbolo do governo, o Palácio da Liberdade é uma importante referência cultural, política e arquitetônica, refletindo a importância que se desejava projetar, com o seu estilo francês, grande riqueza de elementos decorativos e acabamento requintado, com muitos materiais importados.

Depois que o governo estadual foi transferido para a nova Cidade Administrativa, no caminho entre a capital mineira e o aeroporto de Confins, a visitação ao histórico palácio inaugurado em 1898 foi liberada ao público, com visitas e atividades acontecem nos fins de semana, respeitando todas as normas de segurança sanitária e com pequenos grupos.

Além da parte histórica, o Palácio da Liberdade também abriga exposições, como a atual, denominada “Já raiou a liberdade: hinos do Brasil”, que exibe os manuscritos originais dos principais hinos do país: o Nacional, o da Independência, o da Bandeira e o da Proclamação da República.

Detalhe das escadarias internas do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte (foto: Lucia Sebe - Imprensa MG)
Detalhe das escadarias internas do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte (foto: Lucia Sebe – Imprensa MG)

É possível visitar ainda os jardins, que podem ser explorados isoladamente ou em visitas guiadas que precisam ser marcadas separadamente das demais. Uma visita interessante e interativa é a batizada de “Caça aos Detalhes”, que explora os jardins históricos e a fachada do Palácio. Antes do início da visitação, os convidados recebem fotografias dos detalhes das fachadas e dos Jardins e, a partir daí, eles terão que reconhecer os pontos apresentados pelas fotos.

A “Caça aos Detalhes” tem como objetivo sensibilizar o olhar dos visitantes para os elementos decorativos, arquitetônicos e simbólicos que fazem parte do edifício e de seu entorno. A atividade é uma ótima maneira de descobrir o espaço brincando.

Como marcar as visitas ao Palácio da Liberdade

As diversas opções de visitas ao Palácio da Liberdade são sempre gratuitas, têm vagas limitadas e estão disponíveis no link www.sympla.com.br/appa. Os ingressos são obrigatórios para adultos e crianças a partir de dois anos de idade. Nesse link também estão disponíveis as regras de visitação.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial