Palácio da Liberdade é atração gratuita para visitar em Belo Horizonte

Continua depois da publicidade

O Palácio da Liberdade é uma visita imperdível para quem vai a Belo Horizonte. Situado na icônica Praça da Liberdade, a curta distância da Avenida Afonso Pena, do Palácio das Artes e do Parque Municipal, a antiga sede do governo de Minas Gerais pode ser visitada gratuitamente.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Projetado e construído para ser a sede e o símbolo do governo, o Palácio da Liberdade é uma importante referência cultural, política e arquitetônica, refletindo a importância que se desejava projetar, com o seu estilo francês, grande riqueza de elementos decorativos e acabamento requintado, com muitos materiais importados.

Veja também as mais lidas do DT

Depois que o governo estadual foi transferido para a nova Cidade Administrativa, no caminho entre a capital mineira e o aeroporto de Confins, a visitação ao histórico palácio inaugurado em 1898 foi liberada ao público, com visitas e atividades acontecem nos fins de semana, respeitando todas as normas de segurança sanitária e com pequenos grupos.

Além da parte histórica, o Palácio da Liberdade também abriga exposições, como a atual, denominada “Já raiou a liberdade: hinos do Brasil”, que exibe os manuscritos originais dos principais hinos do país: o Nacional, o da Independência, o da Bandeira e o da Proclamação da República.

Detalhe das escadarias internas do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte (foto: Lucia Sebe - Imprensa MG)
Detalhe das escadarias internas do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte (foto: Lucia Sebe – Imprensa MG)

É possível visitar ainda os jardins, que podem ser explorados isoladamente ou em visitas guiadas que precisam ser marcadas separadamente das demais. Uma visita interessante e interativa é a batizada de “Caça aos Detalhes”, que explora os jardins históricos e a fachada do Palácio. Antes do início da visitação, os convidados recebem fotografias dos detalhes das fachadas e dos Jardins e, a partir daí, eles terão que reconhecer os pontos apresentados pelas fotos.

A “Caça aos Detalhes” tem como objetivo sensibilizar o olhar dos visitantes para os elementos decorativos, arquitetônicos e simbólicos que fazem parte do edifício e de seu entorno. A atividade é uma ótima maneira de descobrir o espaço brincando.

Como marcar as visitas ao Palácio da Liberdade

As diversas opções de visitas ao Palácio da Liberdade são sempre gratuitas, têm vagas limitadas e estão disponíveis no link www.sympla.com.br/appa. Os ingressos são obrigatórios para adultos e crianças a partir de dois anos de idade. Nesse link também estão disponíveis as regras de visitação.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade