Paraíba ganha trilha de longa distância integrada a novo roteiro turístico

O Estado da Paraíba anunciou no último sábado (10) que incorporou mais um roteiro turístico ao lançar a primeira trilha de longa distância e uma das primeiras do Nordeste, no Mirante Vale da Serra, em Araruna (PB) – a 175 km de João Pessoa.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


A trilha Caminhos das Ararunas, segundo Ricardo Henrique, presidente do Fórum de Turismo do Curimataú e Seridó paraibano, é um produto voltado para o público que procura por aventura na natureza e trekking em regiões serranas. A trilha terá 100 km de percurso – a 4km do Rio Grande do Norte -, porém, nesse primeiro momento, estarão disponíveis apenas 72 km, sempre entre Araruna e Cuité, na Paraíba.

A trilha faz parte é está cadastrada na Rede Brasileira de Trilhas de Longa Distância e está toda georreferenciada e sinalizada, sendo possível se guiar pelo aplicativo wikiloc, sinalização das pegadas das Botas pretas e amarelas ou com condutores locais, que receberam treinamento por meio de cursos. Os turistas e paraibanos ainda podem se hospedar em casas de camping, casas de moradores ou pousadas e hotéis da região. “É um trabalho que já vem sendo planejado há cinco anos”, revelou Henrique.
De acordo com ele, o roteiro é ideal nesse momento de pandemia da Covid-19, tendo em vista ser em área aberta, “com público alvo bem definido, que procura natureza, imersão e aventura sem aglomerações”.

Segundo o coordenador da trilha Caminhos das Ararunas, Ricardo Câmara, a trilha “conectará diversas áreas de preservação e estimulará o desenvolvimento das comunidades locais por meio do turismo”, trazendo inúmeros benefícios para o município, criando oportunidades de empregos e renda, assim como injeção de novos recursos financeiros por meios de impostos.

Durante o processo de implantação do roteiros, foram realizadas em duas etapas. A primeira, uma oficina que abordou a teoria da sinalização em corredores ecológicos, de modo que foram apresentados os modelos e cores das setas, técnicas de marcação e locais apropriados para a sinalização. A segunda etapa ocorreu no Cânion da Serra Verde, um dos principais cartões postais de Araruna. Os participantes observaram e puderam ter a experiência da marcação de setas informativas, além de receber orientações sobre boas práticas em atividades turísticas na natureza.

A Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso foi criada em 2018. A iniciativa conta, atualmente, com 3.500 quilômetros de trilhas cadastradas em 22 unidades federativas. A Rede foi implementada por meio de uma portaria conjunta do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Turismo.

As trilhas possuem uma marca, formada por elementos característicos de cada região, inscritos dentro de uma “pegada de bota”

- Advertisement -

As trilhas possuem uma marca, formada por elementos característicos de cada região, inscritos dentro de uma “pegada de bota”. O símbolo é usado nos corredores ecológicos para demarcar a direção correta da trilha. A sinalização com a bota amarela representa o percurso mais leve, enquanto a bota preta indica maior grau de dificuldade.

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
PAULO ATZINGEN é jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Produziu reportagens na Amazônia sobre sustentabilidade, conflitos agrários e étnicos. Lançou em 1998 sua primeira revista, a PAYSAGE – dirigindo-a e publicando-a por três anos. Em Belém, foi repórter do jornal O Liberal, O Paraense e articulista do jornal A Província do Pará e Diário do Pará. É premiado contista, com três livros de ficção em prosa publicados via editais. Trabalhou como redator no jornal de turismo Brasilturis e fundou em 2005 o DIÁRIO DO TURISMO, o primeiro jornal On-line Diário de Turismo do Brasil. Atualmente desenvolve projetos de conteúdo editoriais e digitais para empresas privadas de hotelaria, aviação, companhias marítimas, destinos turísticos e biografias.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Flávia Alessandra e Otaviano Costa vão representar Hotéis Hard Rock no Brasil

    A rede de hotéis Hard Rock, desenvolvida no Brasil pela incorporadora VCI SA, terá Flávia Alessandra e Otaviano Costa como embaixadores e membros consultivos...

    Petrópolis (RJ) realiza 21º Festival Petrópolis Gourmet

    Em formato presencial, de 3 a 19 de dezembro acontecerá a 21ª edição do festival gastronômico Petrópolis Gourmet Edição DIÁRIO com agências A previsão é a...

    Turismo da Cidade do Cabo despenca com a nova variante do coronavírus Omicron

    CIDADE DO CABO, 30 DE NOVEMBRO (Reuters) - A chegada do transatlântico Europa na Cidade do Cabo nesta terça-feira (30) deveria ser uma celebração...

    Governo paulista cria Distrito Turístico Serra Azul para ser a ‘Orlando brasileira’

    "O distrito turístico tem uma capacidade impulsionadora para investimentos privados, empregos e oportunidades em toda a região”, afirmou Doria Edição DIÁRIO com agências O Governador de...

    “O setor não suporta mais a recessão que vem enfrentando”, afirma Manoel Linhares

    Em artigo, presidente da ABIH Nacional fala sobre novas restrições e diz que dificultar as viagens internacionais parece não ser a solução Por Manoel Linhares O...

    Siderley Santos, CEO do grupo Arbaitman: “Nunca vendemos tanto o destino Brasil”

    A chegada do fim do ano combinada com os avanços da vacinação e a abertura das fronteiras de destinos internacionais têm dado novo ânimo...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing