Viracopos registra alta de 42,54% na movimentação de passageiros no 1º semestre

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou no acumulado do primeiro semestre de 2021 alta de 42,54% na movimentação de passageiros em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado indica a consolidação da retomada gradual de embarques e desembarques no aeroporto por parte das companhias aéreas.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Nos seis primeiros meses de 2021, embarcaram ou desembarcaram pelo terminal de passageiros de Viracopos 4.364.034 pessoas ante 3.061.577 do primeiro semestre de 2020. Ou seja, foram quase 1,3 milhão de passageiros a mais neste ano em relação a 2020 _o que representa mais que o total de toda a população da cidade de Campinas, por exemplo.

Ainda assim, os números de 2021 são menores do que os registrados no primeiro semestre de 2019, antes da pandemia da COVID-19, quando o terminal registrou 5.153.627 passageiros entre janeiro e junho daquele ano.

Já na comparação entre junho de 2021 e junho de 2020, a alta chegou a 150,2%, Enquanto junho de 2021 teve 764.562 passageiros, o mesmo mês do ano passado registrou apenas 305.469 pessoas por causa da pandemia.

O mês de junho deste ano só ficou abaixo, em 2021, do mês de janeiro, que teve 822.782 passageiros, sendo que os meses de dezembro, janeiro e julho geralmente são os que apresentam os maiores números de movimentação por serem períodos considerados de férias escolares.

As movimentações, por mês, neste ano em Viracopos foram: 822.782 pessoas (janeiro); 697.582 (fevereiro); 684.436 (março); 648.244 (abril), 745.758 (maio) e 764.562 (junho).

- Advertisement -

“A perspectiva é pela continuidade gradual de recuperação de movimento em 2021 já que temos uma alta de 42,54% no acumulado dos seis primeiros meses deste ano. Com o avanço da vacinação contra a COVID-19 _que conta com a infraestrutura de Viracopos para a importação e distribuição das doses_, o aeroporto está se preparando para a retomada dos movimentos aos patamares considerados normais nos próximos meses”, disse o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota.

Até o mês de fevereiro de 2020, Viracopos vinha apresentando altas seguidas de passageiros, chegando a obter série histórica de 18 altas mensais seguidas. Em janeiro de 2020, por exemplo, o aeroporto chegou a embarcar e desembarcar 964.792 passageiros.       

Em 2019, Viracopos registrou recorde histórico de movimentação de passageiros para um ano com 10,5 milhões de pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.  A queda brusca de movimento ocorreu principalmente nos meses de março e abril de 2020 por conta da pandemia.

Ações contra o contágio 

No mês de maio, pelo menos 6,8 trabalhadores do aeroporto e de empresas prestadoras de serviço receberam a primeira dose contra COVID-19, elevando o nível de segurança sanitária de todo os que passam pelo terminal de passageiros e de cargas.

Além da vacinação, Viracopos recebeu no final do ano passado, o certificado internacional de segurança em saúde pelo Airport Health Accreditation (Programa de Acreditação de Saúde Aeroportuária, em tradução livre) do Airports Council International (ACI). Este programa foi elaborado para ajudar a garantir ao público que viaja que as instalações do aeroporto permanecem seguras e que estão sendo tomadas todas as medidas de proteção sanitária contra a COVID-19 para reduzir qualquer risco à sua saúde.

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redaçãohttps://diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Mostra de Cinema de Gostoso tem apoio do governo do RN

    Entre os dias 26 e 30 de novembro, a praia do Maceió se transformará em uma sala de cinema à beira mar com exibição...

    Copa Airlines celebra 15 anos de operações no Rio de Janeiro

    A companhia opera no Rio de Janeiro com dois voos diários conectando a cidade com 65 destinos, em 28 países da América do Sul...

    Abeta Summit 2021 debate o ecoturismo e turismo de aventura no Brasil

    Promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), evento acontece até este sábado Por Redação Sob o tema (Re)Construindo um Turismo...

    Roda-gigante de Faz do Iguaçu (PR) será inaugurada em dezembro

    Foz do Iguaçu foi escolhida por atrair brasileiros e estrangeiros e por ser um destino que alia belezas naturais com uma ótima estrutura de...

    Seridó (RN) pode se tornar segundo geoparque do país reconhecido pela UNESCO

    O Geoparque Seridó compreende seis municípios do Rio Grande do Norte: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas Edição DIÁRIO...

    Aparecida quer se posicionar como destino de férias

    Para mostrar a cidade além do turismo religioso, cidade investe em press trip com jornalista Por Amadeu Castanho Interessadas em estimular o perfil do turismo local,...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing