Paralisação de trabalhadores nesta quinta-feira afeta aeroportos de todo o País

Sem acordo com as companhias aéreas os trabalhadores do setor confirmaram paralisação nesta quinta-feira (22). A Fentac (Federação Nacional dos Trabalhadores) confirmou a paralisação das decolagens e atendimentos nos aeroportos de todo o país das 6h às 7h da manhã.

A paralisação foi decidida após Fentac e Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) representante das companhias TAM, Gol, Azul e Avianca, não chegarem a um acordo sobre o reajuste salarial dos trabalhadores.

A última proposta das companhias aéreas foi o reajuste de 6,5% nos salários e 7% nos vale-alimentação e refeição. Já a Fentac defende um reajuste de 8,5% nos salários e ampliação deste índice nos demais benefícios.

Além do reajuste salarial os trabalhadores pedem a criação de um piso salarial para agente de check-in e escalas para o gerenciamento de fadiga da tripulação.

Nesta segunda-feira (20) o TST (Tribunal Superior do Trabalho) determinou que os aeronautas e aeroviários mantenham um efetivo de 80% em operação no horário marcado para a paralisação.

Em nota a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aeras) confirmou a paralisação e fez um alerta sobre possíveis impactos e transtornos ao longo do dia, mesmo em locais onde não ocorram paralisações.

As companhias aéreas informaram que estão mobilizadas para minimizar os eventuais impactos para seus clientes e que estão preocupadas em manter o melhor atendimento a todos.

O movimento é organizado pelos sindicatos dos aeroviários de Guarulhos (SP), Porto Alegre, Campinas (SP), Recife, pelo Sindicato Nacional dos Aeroviários, que representa 22 Estados, e pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas, as entidades informam que enquanto não houver acordo a paralisação será repetida no mesmo horário nos dias seguintes.

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial