Petrópolis resgata história e realizará o Circuito Imperial de Automobilismo

Continua depois da publicidade

A Cidade de Petrópolis se prepara para relembrar seus períodos áureos de automobilismo. Isso mesmo, automobilismo. A cidade teve, nas décadas de 1950 e 1960, um dos circuitos de corrida mais charmosos e importantes do Brasil. E de lá já saíram grandes nomes do automobilismo mundial. Um deles foi Irineu Corrêa, nascido em Petrópolis, foi considerado o primeiro piloto brasileiro a conquistar uma vitória internacional no “Circuito de Chester Fair” nos Estados Unidos.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis e o Convention Bureau da Cidade, a primeira edição do Circuito Imperial de Automobilismo acontecerá no próximo dia 11 de setembro de 2022. O evento é uma realização da Multi Criações Culturais.

O TRAJETO: CLICK NA FOTO PARA AMPLIAR

Veja também as mais lidas do DT

“A ideia é resgatar a história, revivendo o que foi um dos circuitos de corrida do passado mais importantes do Brasil e preservar a memória para as novas gerações”, afirma José Augusto Wanderley, um dos idealizadores e mestre de cerimônia do evento.

Mantendo o traçado original do circuito, o evento será realizado em três baterias com três voltas cada e participarão somente carros de época.

O Circuito Imperial de Automobilismo pretende ser um evento anual, e a cada edição uma marca fabricante de automóveis será homenageada. Em 2022 a homenagem será feita à ALFA ROMEO.

“A homenagem se dá por sua ligação histórica com a cidade, não apenas pela imigração italiana aqui estabelecida, mas também pelo fato de ter tido grandes nomes petropolitanos como seus pilotos oficiais: Mario Olivetti, Aylton Varanda, Amilcar Baroni entre outros”, enumera Wanderley.

“A presença da marca Alfa Romeo ao evento trará um brilho maior. Inclusive a marca trouxe grandes glórias em nosso cenário em competições automobilísticas”, completa Augusto.

CLICK NA FOTO PARA AMPLIAR:

 

Evento paralelo

Cidade que foi impactada por uma tragédia em fevereiro deste ano com deslizamento de morros e encostas por causa das fortes chuvas, o evento integra-se ao calendário de atividades da cidade para resgatar a auto-estima do munícipe e estimular o turismo.

Pararelamente ao Circuito Imperial de Automobilismo, e com o objetivo de atrair um número ainda maior de visitantes, será realizado nos dias 10 e 11 de setembro de 2022, o CIRCUITO DE ANTIGOS DE PETRÓPOLIS. Será uma grande exposição de veículos antigos e classicos, da marca Alfa Romeo vindos não só de colecionadores locais mas também de várias partes do país e acontecerá pátio do Museu Imperial, no Centro Histórico de Petrópolis.


PROGRAMAÇÃO:
SABADO 10 DE SETEMBRO DE 2022:
9 horas:
• Inicio da exposição dos carros participantes do desfile na Av. Tiradentes (Centro Histórico).
Inicio da exposição de Alfa Romeo no Pátio do Museu Imperial
18 horas:
• Encerramento das exposições (Museu e Av. Tiradentes) e
deslocamento dos carros para o estacionamento previamente
reservado. 20 horas:
• Cerimonia de abertura na Cervejaria Bohemia com a presença de
autoridades, ocasião que serão feitas algumas homenagens

DOMINGO 11 DE SETEMBRO DE 2022:
9 horas:
• Abertura do desfile na Pça. Da Inconfidência (Centro Histórico). 9h30m:
• Inicio da 1ª Bateria de duas voltas no circuito com carros da década de 1960. 10h15m:
• Início da 2ª Bateria de duas voltas no circuito com carros da década de 1950. 11horas:
• Inicio da 3ª Bateria de duas voltas no circuito com carros das décadas de 1970 e 80. 11h45m:
• Encerramento. Percurso do Circuito
Largada: Pça da Inconfidência
Rua Floriano Peixoto
Rua Alberto Torres
Av. Ipiranga
Av. Tiradentes
Rua da Imperatriz
Pça. D. Pedro
Rua do Imperador (lado ímpar)
Pça. Da Inconfidência


REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências parceiras

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade