Porto Alegre Convention Bureau trabalha por melhorias para o Sistema de Cogestão do Governo Estadual 

Continua depois da publicidade

Entidade acredita que maior diálogo é necessário para o aprimoramento do Distanciamento Controlado 

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Desde a última segunda-feira (22), o Rio Grande do Sul voltou ao sistema de Cogestão no Distanciamento Controlado. Com a mudança, diversos setores da economia que estavam fechados voltaram a ter a possibilidade de funcionar. Apesar de ser um avanço, a medida não satisfez totalmente o Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau (POACVB). 

Veja também as mais lidas do DT

De acordo com a presidente da entidade, Adriane Hilbig, o modelo em vigência não é utilizado da maneira correta. “Precisamos da cogestão. Uma cidade tem característica diferente da outra. Mas precisamos de uma cogestão de verdade, não como foi feito. O governador decreta, diz que pode ser feita, e o município que fiscaliza. Isto é vertical e não horizontal, como uma cogestão deve ser de verdade”, afirmou.

A reabertura de muitos setores da economia, no entanto, não significa um descuido com a saúde. Pelo contrário. Segundo a presidente do POACVB, as questões andam lado a lado. “Não adianta flexibilizar o comércio, os serviços e a indústria, se paralelamente não aumentar os leitos e a vacinação em massa. Corre-se o risco de ficar sempre neste abre e fecha. O mundo só retornará ao normal se a grande maioria da população estiver vacinada”, destacou.

A falta de diálogo com o Governo Estadual para a confecção dos decretos durante a pandemia também é uma crítica da presidente do POACVB. “As entidades precisariam estar participando da confecção dos decretos, pois cada uma conhece a particularidade do seu setor, tanto que desde o início da pandemia foram feitas sugestões de melhorias. Se houvesse diálogo antes, não haveriam tantos erros”, concluiu.

Enquanto segue trabalhando em conjunto com diversas entidades para o aperfeiçoamento do sistema de Cogestão do Distanciamento Controlado, o POACVB também busca a retomada gradual do turismo no Estado. Atualmente, a entidade vem apoiando as ações do Comitê de Retomada do Turismo no Rio Grande do Sul.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade