Pousada e clientes caem em golpe no Instagram, em Maresias-SP

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Em Maresias (SP), pousada e clientes caem em golpe no Instagram e WhatsApp e proprietário relata o que aconteceu e como se precaver 

Desde 2007, a Pousada Pantai, em Maresias (SP), vinha recebendo hóspedes com conforto e qualidade no litoral norte paulista. Porém, a partir de outubro deste ano, passou a enfrentar dificuldades financeiras e com clientes devido ao roubo de dados.

André Teston, que além de sócio administrador da Pantai Maresias também está à frente de outros empreendimentos na área. Ele é sócio e diretor comercial do Porto Grande Hotel & Convention e gerente geral do Ilha de Toque Toque Eco Boutique Hotel & SPA comanda o local.

Pousada e clientes caem em golpe: veja a cronologia

Enquanto Teston estava em viagem fora do Brasil, o número de telefone celular da Pantai foi roubado no dia 04/10. Com esta informação, os criminosos obtiveram o Whatsapp e o Instagram oficial (@pantaimaresias), com mais de 10 mil seguidores. Também, alteraram as formas de autenticação nos aplicativos, o que fez com que o real dono não conseguisse recuperar as contas.

Depois, o perfil de Instagram roubado passou a fazer anúncios com ofertas inferiores ao valor de mercado, com promessas de benefícios que a pousada originalmente não fazia aos clientes. Como por exemplo, refeições inclusas.

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Além disso, como o número de seguidores é alto e o Instagram direciona para o Whatsapp dos criminosos, as vítimas, pensando que estão reservando um quarto no referido empreendimento, são induzidas a fazer transferências pix para variadas contas.

Mas, durante sua viagem ao exterior, Teston fez boletim de ocorrência online e seguiu as orientações da polícia: colocar aviso no site oficial e no Facebook (que não foi roubado), bem como tirar o número de telefone e Instagram roubados de toda a comunicação da pousada.

O empresário, quando retornou de viagem, recuperou o número de telefone junto à operadora, mas os criminosos já haviam alterado o contato no Instagram, que direciona para o telefone dos golpistas.

Alerta para os clientes

Para alertar os clientes, criou-se um novo perfil na rede social (@pousadapantaioficial). Mas os criminosos se precaveram de algumas formas, como bloqueando os comentários de todos os usuários nas suas publicações. Além de todas as contas de amigos de Teston e da esposa no intuito de inibir o alerta aos seguidores.

De outro modo, desde o furto até o presente momento, o administrador vem tentando de diversas formas reaver a conta junto ao Instagram e ao grupo META, porém não obteve êxito, visto que as denúncias no aplicativo são analisadas pela inteligência artificial da empresa. Negadas todas as formas de recuperação possíveis após várias tentativas.

Pousada e clientes caem em golpe e danos são irreparáveis à pousada

Prejuízos irreparáveis e vários transtornos com clientes são o resultado do golpe. Teston chegou a ir ao Procon para verificar alternativas de auxílio para a vítimas e a orientação repassada foi: para que os hóspedes que caíram no golpe procurassem seu banco de origem para tentar reaver o pix.

Cerca de 40 pessoas se tornaram vítimas até o momento. Grande é o prejuízo financeiro, visto que a confiança e a reputação do empreendimento saem prejudicados. “Eu tinha uma taxa de crescimento de 5% a 7% desde o início da minha administração, em 2012. Esse ano tive uma queda de 30% no fluxo bruto de vendas”, explicou Teston, que tinha no Instagram uma poderosa ferramenta de vendas.

“Pedimos ajuda para que este alerta chegue à grande mídia de forma que o Insta forneça mais segurança e métodos de recuperação que favoreçam os usuários e não os bandidos, e, claro, alertar a todos os colegas da hotelaria sobre o risco que correm com a vulnerabilidade de operadoras de telefonia quanto ao furto de linhas e ao Insta/WhatsApp quanto aos métodos de recuperação que nem sempre funcionam”, solicita Teston.

Diferentes golpes na mesma região

Não é inédito este tipo de golpe que sofre a Pousada Pantai na região. O G1 já divulgou uma matéria sobre uma pousada em Bertioga que passou pela mesma situação, em fevereiro deste ano.

Outro golpe que tem sido constante nas redes sociais, além da conta roubada, como é o caso da Pantai, é quanto às contas fakes que criminosos criam no Instagram, imitando o nome e postagens da original. Para, dessa forma, conseguir confundir os clientes e induzi-los a fazer pix para a conta de terceiros.

Nesse caso, é um pouco mais fácil reverter a situação, já que a conta do golpe foi clonada, e não furtada, então muitas vezes as denúncias nos aplicativos funcionam. Outra dica preciosa é evitar fazer transferências para contas particulares e preferir utilizar o CNPJ da empresa. Mesmo assim, vale o alerta para os clientes ficarem de olho, especialmente se notarem mais de uma conta para a mesma empresa.

Para mais informações sobre a Pousada Pantai, acesse o Instagram oficial.


EDIÇÃO DO DT (CF) com Qual Viagem.

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