Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia plano de reabertura em 6 fases

As variáveis que embasaram os critérios adotados para a reabertura gradual das atividades na cidade serão monitoradas diariamente e reavaliados a cada 15 dias para se analisar a necessidade de avanço ou retrocesso nas medidas de flexibilização.

Reuters

Um decreto com todos os detalhes das medidas de relaxamento será publicado no Diário Oficial do Município. O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) afirmou que o plano vem sendo discutido há algumas semanas e, depois de debates e ajustes, foi aprovado por unanimidade pelo conselho científico.

“Hoje prolongar afastamento por tempo indeterminado pode trazer benefícios para o paciente da Covid-19, mas trará prejuízos para outro grupo da população que está falecendo ou sofrendo de outras comorbidades”, alertou o prefeito.

“Não temos tempo para esperar 80% da população imunizada e o número de mortes por outras comorbidades aumentou e isso nos preocupou”, acrescentou.

Crivella anunciou que “muitas atividades” vão pode voltar a funcionar na cidade a partir de terça por terem sido enquadradas na fase 1 do plano, respeitando todo o protocolo sanitário.

Poderão reabrir na terça concessionárias de automóveis, lojas de móveis, decoração entre outros. Também serão liberadas a partir de terça atividades esportivas no calçadão da orla, atividades aquáticas individuais no mar, atividades esportivas em centros de treinamento, celebrações religiosas (como enterros e velórios) e outros.

O comércio de shopping centers só poderá ser aberto na fase 2 do plano e com várias restrições como capacidade de estacionamento reduzido a um terço; 1 pessoa por cada 4 metros quadrados na parte interna do shopping e horário de funcionamento entre 12h e 20h.

Já as lojas de rua, onde há menos controle de regras só poderão entrar na fase 3. “Eles também impactam mais transporte e mais dificuldade de restrições, por isso só na 3”, disse Crivella.

Representantes da prefeitura que participaram da apresentação admitiram que a medida de afrouxamento do distanciamento social pode comprometer a curva da Covid-19 na cidade.

“É comum e esperado a subida da curva, mas o importante é ver se o sistema de saúde pode absorver essa mudança”, disse Flávio Graça, superintendente da Vigilância Sanitária do Rio.

O decreto que será publicado na terça terá pareceres e laudos de especialistas para justificar a abertura gradual e evitar futuros questionamentos judiciais. A prefeitura prometeu atuar na divulgação do plano e na fiscalização das medidas previstas no plano.

O descumprimento das medidas pode acarretar em uma multa de 500 a 2.800 reais e até cassação da licença sanitária do estabelecimento.

A cidade do Rio de Janeiro contabilizava até domingo 29.157 casos de Coronavírus e 3.578 óbitos O município lidera o total de casos e mortes entre as 92 cidades do Estado, segundo dados da Secretaria de Saúde fluminense.

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Complexo de Visitantes da NASA retoma aos poucos suas atrações

NASA Kennedy Space Center Visitor Complex , em Orlando, na Flórida, começou sua expansão de atrações para os visitantes a partir da última segunda-feira...

Os 5 Ps do Marketing no processo de reposicionamento do negócio

*Por Lúcio Oliveira “Toda companhia quer uma, mas poucas a têm: uma estratégia convincente”. Parafraseando Chan Kim, um dos autores da obra “A estratégia do...

Ministério do Turismo abre credenciamento de novos bancos para o Fungetur

Edital pode ser consultado na página do Fundo. Atualmente, 17 instituições financeiras ofertam crédito para o setor turístico EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências A partir desta...

Empresária fala das habilidades necessárias para a pós pandemia

Da Redação - Que tudo está e será diferente após essa pandemia passar não restam mais dúvidas. Habilidade para se relacionar com o novo...

Bofete, um nome que se levanta no cenário do ecoturismo brasileiro

15 ANOS DIÁRIOS - Publicado em 23 de outubro de 2017 O Brasil não conhece o Brasil, diz a música. O brasileiro menos ainda Por...

7 dicas para se profissionalizar na comunicação virtual

De repente, veio a pandemia, a quarentena e, com elas, mudanças na rotina profissional e na forma de comunicação. Reuniões virtuais, lives, webinars e...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias