Projeto de modernização do Parque Capivari entra em segunda fase

Continua depois da publicidade
Um dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão (SP), o Parque Capivari iniciou, na última semana, a segunda fase do projeto de modernização e otimização de seu espaço. Toda a área comercial da região e algumas atrações, como o Pedalinho, já estão desativadas para o início das obras.
EDIÇÃO DO DIÁRIO
A primeira fase de revitalização, que teve início no segundo semestre de 2019, contemplou uma reforma no estacionamento principal. Nesta etapa, que vai até maio, o foco é revitalizar toda a urbanização inferior do local, que abriga, a área principal do parque, o lago, a saída do teleférico e onde haverá o futuro palco para abrigar o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Nas etapas seguintes, serão implantadas as edificações e a revitalização do Morro do Elefante atrações que se destacam entre os visitantes da cidade.
Localizada a 1.628 metros acima do mar, Campos do Jordão é a cidade mais alta do País e um dos principais destinos turísticos do estado de São Paulo, recebendo 4 milhões de visitantes ao ano, sendo o Parque Capivari seu principal espaço público localizado no centro turístico da cidade. A partir de um processo de concessão promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, o consórcio Eco Parques se sagrou vencedor, criando a empresa Eco Jordão, responsável pela implantação das melhorias e operação do equipamento.
O projeto está sendo realizado pela Natureza Urbana, escritório de arquitetura, urbanismo e planejamento estratégico, especialista na elaboração de projetos de equipamentos de uso público e que envolvam parcerias entre os setores público e privado. O escritório participou, anteriormente, de diversos projetos de estruturação de parcerias público-privadas, tais como do Parque do Ibirapuera, Orla do Guaíba de Porto Alegre, Parque Nacional de Itatiaia, Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), entre outros.
Segundo o sócio da Natureza Urbana, Pedro Lira, o novo projeto vai trazer ao local a atratividade necessária para melhor atender os mais de 4 milhões de turistas recebidos pela cidade anualmente, sendo 1,5 milhão deles apenas durante o inverno, quando a cidade torna-se um importante refúgio para quem quer curtir temperaturas mais amenas. “A arquitetura irá interferir de forma positiva, de modo a promover a visitação sustentável do parque, o que deve gerar ganhos significativos no turismo da região”, explica.
Hoje, o local abriga um lago, o teleférico, o pedalinho, e ainda recebe um trem turístico em que, no passado, visitantes desembarcavam ao utilizarem a Estrada de Ferro Campos do Jordão. Porém, a região se tornou pouco atrativa pela falta de manutenção e novos investimentos.
O atual projeto criado pela Natureza Urbana prevê a instalação de um novo modelo de teleférico, áreas comerciais mais modernas, sanitários e revitalização de toda a urbanização do parque, com novos atrativos, e do Morro do Elefante, com a construção de um novo mirante e novas instalações no platô.
Lira reforça que, com o projeto, o espaço será 100% qualificado, com mais opções de lazer para toda a família, atividades de aventura e indoor, todas interligadas à natureza. Além disso, o espaço passará a receber o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que acontece entre os meses de junho e julho. Outro ponto a ser destacado será a apresentação dos Concertos Osesp, que passarão a acontecer em um palco que ficará dentro do lago do Parque. “O que vem pela frente vai impactar positivamente a região. Será transformador”, salienta o sócio da Natureza Urbana.
Para mais informações acesse: http://parquecapivari.com.br/
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade